segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Autores: Darwyn Cooke


Darwyn Cooke nasceu em 1962 no Canadá, iniciando a sua carreira nos Comics em 1985 na revista New Talent Showcase #19 da DC comics.
A vida não se lhe proporcionou favorável nesta profissão e acabou por interromper a sua aventura nos Comics, dedicando-se a actividades comercialmente mais atractivas como a ilustração e a animação.

Por volta de 2000 a DC Comics mostrou interesse num trabalho que Cooke lhes tinha apresentado anos atrás e surge assim Batman: Ego. Este trabalho teve sucesso e a Marvel aproveitou para contratar Cooke. Nesta editora trabalhou em Spider-Man’s Tangled Web, X-Force e Wolverine/Doop.

A sua carreira acabou por levá-lo novamente para a DC onde trabalhou com Ed Brubaker no novo título da Catwoman. Foi sucesso, e a partir daqui Cooke não mais parou na indústria dos Comics!

O ano de 2004 trouxe-lhe a consagração com o excelente título da DC Comics: DC: The New Frontier! ESte título deu-lhe em 2005 o Eisner Award na categoria Best Limited Series e em 2007 para o Best Graphic Album Reprint e Best Publication Design!

Mas o ano de 2006 também lhe deu outro Eisner, neste caso na categoria Best Single Issue pela revista Solo #5!
Em 2006 iniciou o seu trabalho na mítica série The Spirit e escreveu também o guião dos seis primeiros números de Superman Confidential.

Em 2009 iniciou uma série adaptada da obra de Richard Stark: Parker na editora IDW. Desta excelente série já estão editados dois livros, Hunter e Outfit, sendo que o segundo lhe rendeu em 2011 mais um Eisner, desta vez na categoria de Eisner Award for Best Writer/Artist! Esta excelente série (já disse que era excelente?) vai ter mais um livro publicado em Maio deste ano (The Score) e arrisca-se mais uma vez a ser premiada e já há quem diga que irá ser o melhor livro de 2012 nos EUA. No meio disto tudo ainda fez uma "perninha" noutra série da DC: Jonah Hex...
































Por isto tudo, convido-vos a conhecer melhor este grande artista canadiano!

Boas leituras.

11 comentários:

  1. Um dos meus autores favoritos americanos. Doido para ler o novo Parker.

    ResponderEliminar
  2. Sam
    Do novo Parker tens aqui uma imagem neste post!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bela escolha! Adoro o Darwyn Cooke! Algumas das histórias que fez do Spirit estão ao nível das melhores do Will Eisner e The Outfit, o 2º Parker está na minha lista das 10 Melhores Leituras de BD que fiz em 2011, conforme poderás ver brevemente. Só uma correcção, é Jonah Hex, não Jonathan... Abraço

    ResponderEliminar
  4. JML
    Parker é muito bom!
    E dizem que este 3º que está para sair vai arrasar!
    :)
    Olha pois é... :D
    Foi um erro de simpatia, estive a ler uma BD com um Jonathan!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    Ah, um dos meus artistas favoritos! Este homem é um senhor! :P

    ResponderEliminar
  6. Cooke fez um bom trabalho na Trilogia das Cores da Marvel e Superman apesar do seu desenho ser mais pulp e menos Super-heroico.

    ResponderEliminar
  7. Miguel Antunes
    Gosto muito do estilo dele! E é mesmo um senhor neste momento!
    Já carrega vários prémios em poucos anos e cheira-me que não vai ficar por aqui...
    ;)

    Optimus
    Desde que não seja para series on-going de super-heróis está sempre bem! Uma mini série com uma estória adequada resulta sempre bem com ele!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Muito bom material sem dúvida e o que me suscita mais curiosidade neste artista, pelo menos a analisar pelos desenhos que aqui colocaste, é que existe algo de retro no seu desenho que funciona muito bem como homenagem. Daí que ache que a escolha dele para ilustrar o Spirit foi de facto excelente. E é sempre bom, poder ver um artista tão bom, que, confesso, desconhecia... Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. JOão Amaral
    Também bem acho que ele conseguiu captar muito bem o espírito do Spirit! A isto eu chamo respeito pelo passado e história desta grande BD, aliado a uma grande competência atística!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,aqui Ryu.
    Bongop,este artista, não teria sido assistente do Bruce Timn?
    Agora outra pergunta fazer, qual é nome e progama para desenho,
    que artista de comics ultilizam? Porque estou com duvidas entre Photshop ,ou mesmo outro progama á mão ,que sejá facil de ultilizar.

    ResponderEliminar
  11. Ryu
    Ele trabalhou em animação com o Bruce Timm, sim!
    Quanto ao programa, olha isso eu não te consigo aconselhar em condições. Sei que muitos usam o Photoshop, mas pelo que percebi, muitos artistas usam vários programas de acordo com o tipo de trabalho que vão executar. Conheço outro para trabalhar com tablets chamado Sketch Pro.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]