sábado, 22 de outubro de 2011

22º Amadora BD: 1º Dia!


E começou o 22º Amadora BD!
Este certame começou com um almoço convívio organizado semanas atrás aqui no Leituras de BD, e estou muito contente pois todos os convivas confirmados compareceram, e a horas! Foram 17 e acho que correu muito bem. Depois do repasto só havia uma coisa a fazer… entrar no festival ali ao lado!
Primeiras impressões sobre este 22º Amadora BD… posso dizer que está bastante melhor que no ano passado, tanto ao nível do layout, como da afluência de público. Houve menos verba, mas acho que isso não alterou nada para pior.
Logo de entrada tomamos contacto com muitas obras que entraram no concurso de BD patrocinado pelo festival. Desta vez acho sinceramente que houve um nível superior de qualidade em relação a outros anos, destacando-se perfeitamente o trabalho vencedor de Joana Afonso, e desde já lhe dou os meus parabéns!
O primeiro piso do festival tinha múltiplas salas dedicadas ao tema central do evento, o Humor, e posso dizer que gostei! Gostei do ambiente criado nas diversas salas em que podíamos ver o Humor na BD por temas, por datas ou simplesmente por personagens. Neste caso destaco os Peanuts de Charles Schultz. O único “defeito” desta zona era a disposição quase labiríntica das salas, em que muitas vezes voltávamos ao ponto de partida sem dar por isso. Mas isto não deslustra em nada esta exposição central. Bem iluminada, possuindo trabalhos incontornáveis da história do humor na Banda Desenhada. A solução dos cubos sobrepostos nas diversas salas com as datas a que se referiam estes trabalhos foi muito boa. Foi bom verificar que bastantes visitantes olhavam para esta exposição com olhos de ver, e não apenas como mero passeio de fim de semana…
Quanto ao piso de baixo, falarei mais detalhadamente amanhã. Posso adiantar que está bastante melhor que o habitual. Apenas visitei quatro exposições neste piso: “Dog Mendonça e PizzaBoy”, “o Pequeno Deus Cego”, “BRK” e “Asteroide Fighters”. Todas muito boas!
Assisti a quase toda a apresentação do novo livro da Kingpin Books, O Pequeno Deus Cego (e em que mais uma vez se provou que Mário Freitas tem jeito para este tipo de situações), comprei uns livrinhos e já agora só mais uma palavrinha para a disposição física das lojas… apesar de ainda se encontrarem um pouco escondidas, está bastante melhor que nos anos anteriores.
Também verifiquei que o piso de baixo está a “respirar” melhor, com espaços amplos, deixando-nos ver quase todo o piso só com um olhar! Mas deste piso falarei amanhã.
Têm aqui muitas fotos da exposição central e de alguns trabalhos pertencentes ao Concurso de BD. As primeiras fotos são referentes ao almoço convívio.



Almoço convívio!

_____________________________________________________________________________________

Concurso de BD



Entrada!


O trabalho ganhador, com assinatura de Joana Afonso.








_____________________________________________________________________________________

Exposição Central (O Humor)






























Vão ao Amadora BD porque vale a pena, e comprem um livro!

Bom festival e boas leituras!

10 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade de ir ver as expos do 1º piso, só tive tempo de atravessar apressadamente o labirinto delas. Mas em geral, tenho a ideia que o público vê as exposições com olhos de ver se estas tiverem algo para ensinar em vez de serem meros ajuntamentos descontextualizados de pranchas pregadas às paredes: quero com isto dizer que fico com boas expectativas de que o mérito seja mais da exposição que do público em si (que não há-de variar muito do dos outros anos). A ver se amanhã vou confirmar. :-)

    ResponderEliminar
  2. Só uma correcção: A Prancha da "Traci" está erradamente identificada como pertencente ao concurso de BD, e pertence à exposição "Há Piores!...". De resto Bom Festival para todos!...

    ResponderEliminar
  3. Vidazinha
    Eu gostei bastante (pela 1ª vez) da exposição Central. Dá lá uma volta que vale a pena!
    ;)

    Derradé
    Vai ser imediatamente corrigido!
    Essa foto estava no meio das do concurso... e a hora do post já foi tardia! Sorry!
    :S

    ResponderEliminar
  4. Caramba, Nuno, Amadora caprichou esse ano. Será que em 2012 eu conseguirei ir até aí?

    Olha, o quadrinista brasileiro que aportará pela primeira vez em Amadora esse ano é o Spacca. Fiquem de olho porque o trabalho dele é sensacional. Ele revisita personagens da história do Brasil, humanizando-os e retirando toda uma leitura preconceituosa que foi empregada a eles durante décadas. Se tiver aí à venda D. João Carioca, compre sem piscar.

    ResponderEliminar
  5. Milena,
    uma das coisas que me parece falhar no Amadora BD é o convite a artistas estrangeiros, conceituados, sem terem o cuidado de verificar se há em Portugal algo deles publicado.
    O D. João Carioca não existe em Portugal, portanto nem que eu o quisesse comprar não tenho onde.
    E os artistas que veem, em vez de autografarem os seus próprios livros, ficam ali a fazer sketch em folhas soltas brancas.
    Parece-me que deveriam ter mais consideração pelos artistas que convidam.
    Isto digo eu, que tenho mau feitio.
    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  6. Milena
    Obrigado pela dica! Já tinha ouvido falar muito bem de Spacca, vou tentar falar com o Wagner Dias, que tem uma loja de importados do Brasil.

    Serás bem vinda para o ano!
    :)
    Espero que haja festival... com esta coisa da crise uma pessoa já não sabe de nada! Isto mesmo depois do presidente da Câmara da Amadora ter afirmado na sexta-feira que irá haver sim!
    ;)

    Diabba
    Faz-me pena ver alguns autores estrangeiros a fazer desenhos sozinhos para passar o tempo, pois ninguém os conhece e por isso são muito pouco solicitados...
    :(

    ResponderEliminar
  7. Quem quiser conhecer melhor o João Spacca de Oliveira e o seu "D. João Carioca...", leiam o BDjornal #23, onde saiu matéria sobre o autor e algumas páginas do dito livro e, passe a propaganda, esse BDjornal está à venda no stand Pedranocharco no Amadadora BS.

    ResponderEliminar
  8. Jorge Machado-Dias
    Ora... eu queria era que tivesses livros dele para eu escolher um!
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]