domingo, 14 de agosto de 2011

Soul Eater ソウルイーター : Vol.1 ao Vol.6


Este Manga tipicamente Shounen, ou seja para rapazes adolescentes, iniciou a sua publicação em 2003. Foi apresentada com três “one-shots” nos magazines japoneses Gangan Powered e Gangan Wing. O sucesso dos três “one-shot” (Soul Eater, Black Star e Death the Kid) foi tão grande que acabou por iniciar a sua publicação regular no Monthly Shōnen Gangan até hoje.
O autor é Atsushi Ōkubo 大久保 篤, que não tem outros trabalhos notáveis sem ser Soul Eater. Começou este trabalho após finalizar um Manga sem grande sucesso: B.Ichi. Este autor diz que algumas das personagens são inspiradas em facetas da sua personalidade, outros da sua imaginação, claro. Como é costume em muitos Mangas alguns autores fazem uma espécie de homenagem aos seus autores/trabalhos preferidos, colocando pormenores destes nos seus próprios trabalhos. Neste caso temos o Sol e a Lua sorridentes que foram inspirados no Manga Dr. Slump de Akira Toriyama (autor de Dragon Ball), isto para além de cenários de Death City que têm inspiração em filmes de Lynch e Burton.
A sua publicação em inglês está a ser feita pela Yen Press e conta neste momento com seis volumes editados, estando mais dois agendados para os próximos meses.
O desenho de Atsushi Ōkubo é bastante estilizado focando-se em cenas de acção em alta velocidade, alternadas por vezes com cenários bastante bem trabalhados. Tem cenas “sexy” próprias para adolescentes, quase sempre protagonizados por Tsubaki (a arma viva de Black Star) e pela “bruxa” Blair (Blair Witch), que afinal não é uma bruxa, mas sim uma gata especial!
Os aprendizes da escola “Death Weapon Meister Academy” (DWMA) e alguns dos seus professores são os protagonistas. Nesta escola é ensinado aos aprendizes humanos que possuem uma “arma viva” a tornarem-se mestres, assim como as próprias armas sobem no rank. Estas armas quando não usadas têm aspecto humano, mas quando o seu mestre as chama para a batalha assumem a forma de armas letais!
Para serem promovidos a mestres terão de conseguir capturar 99 almas humanas (escolhidas pelo mestre Shinigami, como indivíduos maus) e a alma de uma Bruxa.
Assim temos três duplas principais, Maka com a arma Soul Eater, Black Star com Tsubaki e Death the Kid com Liz e Patty. De notar que as "armas" normalmente têm personalidades quase opostas aos seus mestres, o que é uma mais-valia para a narrativa!
Nestes primeiros seis volumes foi feita a apresentação das personagens, dos espaços de acção, e conclui-se o primeiro arco: a luta contra a bruxa Medusa e o seu grupo.
É uma leitura muito agradável, por vezes com excelentes pormenores. Diversão garantida, como convém a um Shounen!
Este Manga também foi aproveitado para um Anime, e jogos para computador/consola, devido ao seu sucesso. O Anime começa a divergir do Manga durante a luta entre o Professor Stein e a Bruxa Medusa (sexto volume do Manga).



Boas leituras!

Tankobon
Criado por: Atsushi Ōkubo 大久保 篤
Editado entre 2009 e 2011 pela Yen Press
Nota: 7,5 em 10

14 comentários:

  1. Conheci o Soul Eater através do Anime que vi, imagine-se isto... no canal MTV (é incrível mas é verdade!!). Fiquei logo apaixonado pela série e por consequência do Manga.
    Para quem gosta deste género (shounen) recomendo também o Anime Ao no Exorcist que, tal como o Soul Eater, aborda também o sobrenatural de uma maneira bastante divertida.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. adorei o primeiro, o segundo volume nem por isso. parei aí.

    http://www.portaviii.com/soul-eater/

    ResponderEliminar
  3. De vez em quando pego num manga mas o único que comprei e li até hoje foi o 1º vol. de Lone Wolf and Cub.
    Além dos temas e do estilo de desenho, muito frenético mas muito simplificado, não me interessarem muito, o facto de serem "sagas" de milhares de páginas não me incentiva nada a lê-los. Podes recomendar-me algum assim num estilo mais "europeu", mais de autor?

    ResponderEliminar
  4. Lucaimura
    Conheci o Soul Eater num desses sites com scans de livros inteiros de Manga. E agradou-me, e li um certo comentário de um jovem que está aqui a comentar logo abaixo de ti, que me fez experimentar!
    Não estou arrependido, é divertido!
    Óptimo para passar o tempo!
    ;)

    Paulo Brito
    Olha... estou a gostar cada vez mais! Aquilo tornou-se bastante interessante a partir do 4º ou 5º volume. Os primeiros é mais apresentação de personagens.
    ;)

    Filipe Azeredo
    Há sempre um Manga ao nosso gosto!
    Posso-te recomendar este:
    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2011/05/pluto.html
    Pluto!
    Uma das melhores obras de Banda Desenhada que eu já li, e já li muitas...
    Acho que ninguém se arrepende de ler Pluto. Para criares ambiente, podes ler o 3º volume de Astroboy que a ASA editou. Pluto foi baseado nesse plot. A diferença é que Pluto é para adultos, Astroboy para crianças.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Por falar em Pluto, também recomendo outro, também muito bom do mesmo autor: 20th Century Boys. Como acompanho pela editora VIZ, ainda so vou no 14. Pelo que vi até agora, esta é uma obra de mestre, literalmente. Recomendo os "3 grandes" do Naoki Urasawa(o autor): Monster, 20th Century Boys e Pluto. É quase impossível de não gostar de um deles.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo
    Não recomendei nenhum daqueles que falas, porque embora tenha ouvido falar muito bem deles, nunca os li!
    Mas 20th Century Boys é um dos meus próximos, sem dúvida.
    De qualquer maneira para o Filipe Azeredo não se assustar "dei-lhe" uma série fechada em 8 volumes.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Filipe Azeredo, junto-me aos admiradores do Urasawa: o homem é um autêntico mestre!

    Tem é atenção quando leres alguma das obras do Urasawa que te foram sugeridas: são altamente viciantes! :p

    ResponderEliminar
  8. Nuno Lopes
    Eu quando li Pluto foi tudo de seguida! Fui comprando os livros e quando completei a colecção, toca a ler. Foi sem parar!
    :D

    ResponderEliminar
  9. Como te percebo, meu caro, como te percebo: eu devorei o 20th Century Boys numa semana! Foi há uns meses, mas acho que ainda tenho olheiras... :p

    ResponderEliminar
  10. Nuno Lopes
    (Eu sou o anonimo la de cima)
    Eu ainda so não devorei porque a VIZ edita aquilo a passo de caracol.

    ResponderEliminar
  11. Bongop:

    São 22 volumes. Há mais dois volumes que terminam a narrativa e que foram publicados com o nome de 21st Century Boys.

    Anónimo:

    Eu li tudo no site www.mangareader.net/. Agora, colecciono em papel e irei reler quando tiver acabado de adquirir todos os volumes.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo
    Seria mais fácil se te identificasses! Pelo menos para nós, que estamos a comunicar contigo!
    ;P

    Nuno Lopes
    Thanks
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]