segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lançamento Dupuis: Portugal


A Depuis vai editar para o mês um livro chamado Portugal!
O autor Cyril Pedrosa, com origens portuguesas, andou por Portugal anos atrás a fazer pesquisa, centrando-se em Lisboa e centro do País. Agora e depois de vários anos de trabalho tem o livro pronto a sair, 264 páginas de BD!
Como não percebo francês, o único juízo que eu posso fazer é sobre a arte. Neste aspecto gosto sobretudo do uso da cor, quanto ao desenho propriamente dito, tem um estilo muito próprio que embora não seja o meu género agrada-me bastante. Gosta daquele traço fino e limpo, embora bastante livre, com que ele desenha as personagens e o cenário.
Penso que o livro conta a estória de um jovem que volta a Portugal, país onde costumava passar férias durante a sua infância. O que ele encontrará aqui, bem… acho que só o vou saber se o livro for editado em português!

Já agora deixo o que Gabriel Bá disse no Twitter acerca deste livro:
“PORTUGAL, do Cyril Pedrosa, é uma PUTA AULA de narrativa, de cor, de desenho. AULA de HQ!”

O livro faz parte da colecção “Aire Libre” da editora Dupuis, e os portugueses já tiveram oportunidade de ver uns sketchs deste livro quando da exposição deste autor em 2007 no FIBDA.




Boas leituras!

4 comentários:

  1. isto pode ser muito interessante: autor franco-português descobre as suas raízes. ou pode-se ficar pelos clichès. fiquei curioso.

    ResponderEliminar
  2. Artur
    Penso que será mesmo interessante!
    E também penso (espero) que esses clichés não existam, aliás, duvido mesmo disso, pois o livro tem 264 páginas! Não há cliché que resista a tanta página...
    :D

    ResponderEliminar
  3. Quer dizer a BD que está a ser serializada neste site: http://portugal.8comix.fr/

    Essa? ;-)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]