segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Guerra Marvel / DC Comics


Não está bonita a luta entre estas duas grandes empresas do mercado norte-americano de Comics…
A Marvel joga sujo novamente. Já o tinha feito o ano passado quando da conclusão do evento Blackest Night, e faz o mesmo com o último grande evento da DC antes do “reboot” de Setembro. Agora é “Flashpoint” que está sob a mira da Marvel.
A Marvel troca aos lojistas 50 capas de números 1 de “Flashpoint” por uma revista número 6 do seu evento “Fear Itself”, neste caso com uma capa variante de Ed McGuiness. A imagem dessa capa (para mim nada de especial, antes pelo contrário) é a que está na figura de topo à esquerda do Flash. Para além de mencionar facilidades para outras situações aos lojistas que mutilarem as tais 50 revistas, porque o “prémio” só será dado a quem enviar as 50 capas.
É certo que a DC monetariamente não irá perder nada, visto que as revistas já se encontram pagas… é lógico que os lojistas ficarão com bastantes menos “back-issues” dentro das suas lojas. E quem fica a perder?
Os clientes que ficarão com menos opções!
E a DC que fica com bastante menos exposição dentro das lojas!
É lógico que isto traz água no bico, pois a Marvel só faz isto no culminar dos mega-eventos da DC…
Porque não fazem isso às próprias revistas que ficam sem serem vendidas nas lojas? Sim trocar 50 revistas Marvel não vendidas, por uma nova e neste caso até é considerada “rara”, visto que é uma capa variante… mas isto retiraria exposição à própria Marvel! Assim é a DC que nos seus mega-eventos sai prejudicada!
Para além do mais eu sou absolutamente contra a mutilação ou destruição de qualquer tipo de livro. Querem ser “bons samaritanos”? Então façam isto, mas sem mutilar as revistas retirando-lhes a capa, e entreguem as revistas a instituições de solidariedade, ou escolas de zonas mais pobres… mas isto já não convêm!
O meu conselho para a Marvel é: façam boas estórias com bons desenhos, e com certeza venderão muito!
Isto é sujo…
A lista das revistas sujeitas a mutilação é esta:
- FLASHPOINT ABIN SUR THE GREEN LANTERN #1
- FLASHPOINT BATMAN KNIGHT OF VENGEANCE #1
- FLASHPOINT CITIZEN COLD #1
- FLASHPOINT DEADMAN AND THE FLYING GRAYSONS #1
- FLASHPOINT DEATHSTROKE THE CURSE OF RAVAGER #1
- FLASHPOINT EMPEROR AQUAMAN #1
- FLASHPOINT FRANKENSTEIN CREATURES OF UNKNOWN #1
- FLASHPOINT GREEN ARROW INDUSTRIES #1
- FLASHPOINT GRODD OF WAR #1
- FLASHPOINT HAL JORDAN #1
- FLASHPOINT KID FLASH LOST #1
- FLASHPOINT LEGION OF DOOM #1
- FLASHPOINT LOIS LANE AND THE RESISTANCE #1
- FLASHPOINT PROJECT SUPERMAN #1
- FLASHPOINT SECRET SEVEN #1
- FLASHPOINT THE OUTSIDER #1
- FLASHPOINT THE REVERSE FLASH #1
- FLASHPOINT THE WORLD OF FLASHPOINT #1
- FLASHPOINT WONDER WOMAN AND THE FURIES #1
É certo que algumas destas revistas são de pôr os dedos na garganta para provocar o vómito… mas isso não é justificação e não está certo, visto que o objectivo é retirar visibilidade!
Espero que a DC não embarque numa guerra suja destas, porque quem paga sempre, no fim, é o leitor!
(Já agora... a capa com a Wonder Woman à esquerda é muito boa!)

Boas leituras

20 comentários:

  1. Pelo que entendi tu não costumas ler comics mensais, podes dizer-me com que base é que alguma das revistas mencionadas é de "pôr os dedos na garganta para provocar o vómito"?

    É que eu ando a ler todas e não estou a ficar mais magro...

    ResponderEliminar
  2. Mrmime
    Basta-me dizer uma... lol
    Grood of War!
    Sempre achei as estórias com este gorila de vómito, quando ele o personagem central.
    E realmente não leio publicações (comics) mensais. Mas pronto... podes-me chamar preconceituoso!
    Porque nesse caso sou mesmo!
    :D
    Mas se achas que todas elas são boas, ainda bem! Gostaria de ter algo do Flashpoint daqui por uns tempos, quando sair compilado!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. destruir livros? uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Brito
    Neste caso acho isto uma dupla vergonha...
    :(

    ResponderEliminar
  5. Isto não é ilegal?
    Mesmo podendo ser legal, não é uma forma muito honesta de trabalhar. Só não percebi muito bem a contra-partida para o lojista. Ele fica com uma revista de borla, é isso? Caso venda, fica com o lucro todo?
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  6. João Figueiredo
    Ilegal não deve ser, se não arriscavam-se a uma batalha legal com a DC que poderia não correr bem para eles...
    O lojista fica com uma revista "rara" e outras contrapartidas não desvendadas. Monetariamente a DC não perde nada, porque o lojista já pagou as revistas, perde "apenas" em exposição.
    O lojista se não quiser ficar com "back-issues" livra-se de uma série de revistas (que já pagou) por uma da Marvel de tiragem restrita. As outras contrapartidas para os lojistas, desconheço... não consegui encontrar nenhuma info sobre isso.
    :(

    ResponderEliminar
  7. Nem todas estão a ser boas mas nenhuma foi particularmente má...

    E mesmo sem gostares do Grodd pode ter uma boa história, eu não gosto do spawn e nem por isso digo que as primeiras histórias eram más (não eram quando comparados com o resto do que a image lançava em 92).

    ResponderEliminar
  8. Já tinha lido esta notícia, mas parece-me algo mal contado. Eu sei que a Marvel tem acesso de malevolência, mas isto soa demasiado estranho para ser verdade.

    De destacar ainda a estreia do novo Hulk que vai ser laranja. Já há teorias que dizem que a Marvel vai criar uma espécie de Guerra do Anel com os seus Hulks coloridos.

    ResponderEliminar
  9. Mrmime
    O que eu não gosto mesmo no Grood é o conceito... É algo estranho de explicar, mas aquela cena desse gorila nunca entrou comigo!
    Por exemplo, nunca gostei muito do Hulk, mas Planet Hulk foi das BDs que eu mais gostei até hoje. Do Grood acho que nunca haverá nada assim, porque o conceito do gorila Grood não permite grande flexibilidade.
    (Não sei se me fiz entender...)
    :)

    João Rosa
    Tás vivo??????
    É mesmo assim! Já tinha acontecido quando da saída de Blackest Night e respectivos "tie-ins", e agora resolveram repetir a gracinha, mandando um press release a dizer que num tempo de crise tinham que ajudar a DC!!!!! Hipocrisia completa!
    Podes ler as notícias, estão em tudo o que é sites americanos de comics!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. lolo,eu até acho bem assim são menos tie-ins aonde nada se aproveita a ocupar espaço nas lojas,a Dc não perde assim tanto porque em breve os hcs e scs com todos os tie-ins estão nas montras de qualquer das maneiras,os lojistas tb não,e ficam todos contentes.

    ResponderEliminar
  11. Sim estou vivo :D

    Não estava a desconfiar do teu post, tanto que até tinha dito que já tinha lido a notícia anteriormente noutro site (se calhar não me expressei bem). Onde eu queria chegar é que me parecia algo mau demais para ser verdade :)

    ResponderEliminar
  12. Realmente a Marvel tem capas muito boas, mas a que está em questão não é uma delas nem de perto nem de longe. Quanto à guerra das companhias, elas sempre andaram em despique. Pessoalmente a Dc não me convence. Já li alguma coisa e de quase nada gostei, tirando talvez a Liga da Justiça. Abraços

    ResponderEliminar
  13. Optimus
    Como em breve os HCs e Tpbs se isto é para os nºs 1 de Flashpoint??? Ainda falta bastante tempo para sair a compilação!
    :|

    João Rosa
    Fizeram-no o ano passado, e agora voltaram à carga no Flaspoint!
    Como dizes... é mau!

    ψ Psimento ψ
    Uma coisa é despique, outra é jogo sujo... isto parece-me que cabe na 2ª (jogo sujo...).
    Neste momento, e para mim, quem não me convence é mesmo a Marvel, pois praticamente fui deixando de seguir as inúmeras séries que iam saindo, e em contrapartida comecei a comprar DC. Não estou arrependido!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Nuno, vê lá tu que só à posteriori é que percebi que ontem estiveste na Tertúlia de BD. Eu já lá te tinha visto, mas não sabia que tu eras tu. LOL. Foi o João Raz, que tu cumprimentaste, que me disse ao fim da noite. Eu estava ao pé dele, da Ana Saúde e daquele grupo que geralmente se senta naquela primeira mesa. Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  15. João Figueiredo
    Ahahahah
    Pois, do grupo dessa mesa estava lá bastante gente e muitos não conheço, ou não consigo juntar o nome à pessoa, vou conhecendo fisicamente o pessoal aos poucos. Não gosto de conhecer muita gente de uma só vez porque depois baralho os nomes todos...
    :D
    Eu costumo ficar na mesa do lado oposto! À próxima diz-me qualquer coisa!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Ok. Direi. Já agora, o Raz foi o desenhador da BD que está no meu blog (somente a primeira metade, esta semana). E entretanto lembrei-me que o Lino nos tinha apresentado, já há quase um ano, na conferência de imprensa do Festival da Amadora, no terreiro do paço. Mas eu, na altura, nem decorei nomes nem função. E já te tinha visto no Anicomics, eu estava lá com a banca do Grupo Entropia. O Paulo Marques já me tinha falado de ti, mas nunca tinha juntado a pessoa com o blog. Resumindo, a tua cara não me é desconhecida do mundo da BD, muito menos o blog, que já acompanhava há uns anos (ainda antes de comentar), mas nunca tinha juntado as duas coisas.

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Aliás: Na reportagem que fizeste aqui no blog sobre o Anicomics, é explicito quem tu és, fisicamente. Mas não juntei na altura. Até porque, até agora, Bongop/Nuno Amado eu achava que fisicamente era um outro entusiasta da BD (que eu não sei o nome), que costuma estar contigo, daí a confusão.

    ResponderEliminar
  18. João Figueiredo
    Sim, acho que está uma foto minha!
    :D

    :P

    ResponderEliminar
  19. Nuno, desculpa estar a fazer do teu blog o "moço de recados", mas no meu trabalho as contas google estão bloqueadas e eu descobri que pus as definições do meu blog não permitindo comentários sem ser com contas google.
    Podes enviar as sugestões para figueiredojprf@gmail.com ou osescudosdalusitania@gmail.com
    Não te preocupes com o facto da BD já ter sido publicada, pois a mesma faz parte de um conjunto de histórias (a publicar num fanzine próprio do projecto ou em fanzines que o queiram), para serem usadas como "portefólio". E, no que a esta história diz respeito, a mesma será ampliada e sofrerá alterações. Por isso, as sugestões são mais que bem-vindas e a malta agradece (e estão mais que a tempo).

    Obrigado pelo interesse /ajuda / sugestões e Grande Abraço

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]