domingo, 7 de agosto de 2011

8º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação de Luanda - Luanda Cartoon


Iniciou-se o Luanda Cartoon deste ano! Desta vez com duas presenças portuguesas: João Amaral (A Voz dos Deuses) e João Mascarenhas a bisar (O Menino Triste). Os irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá também estarão presentes abrilhantando ainda mais este festival organizado pelo Estúdio Olindomar e pelo Instituto Camões.
Fica o press release da agência Angola Press (revista e aumentada por mim):

Inaugurado Festival Internacional de BD

Luanda - A oitava edição do Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) “Luanda Cartoon” foi inaugurada sexta-feira à noite, no espaço do Instituto Camões, com a exposição de 64 quadros produzidos por 30 artistas nacionais e cinco estrangeiros.

As peças expostas variam entre histórias de quadrinhos, HQ, realistas, ficção científica, cartoon e caricaturas. As criações integram produções dos artistas Hóracio da Mesquita, Lindomar e Olímpio, Nelso Paim, Fábio Moon e Gabriel Bá, Zorito Chiwanga, Nelo Tumbula, Nelso Paim, João Amaral, João Mascarenhas, Laura Sassaroli, Armando Eduardo, Eclips e outros.

A presente publicação tem como objectivo promover histórias de quadrinhos (Banda Desenhada) a nível do país, facilitar o intercâmbio de conhecimento entre os participantes, e colocar Angola no circuito internacional da BD.

"Com a participação dos criadores internacionais que receberam o prémio mundial do género, conseguimos ter o nome do país em algumas páginas de Internet com carácter de diários muito visitadas", disse Lindomar de Sousa à Angop.

Segundo o também responsável do Estúdio Lindomar, em resultado do Festival Internacional da Banda Desenhada e o seu reconhecimento, a oficina de arte conseguiu obter, através de uma editora, um apoio de cerca de mil livros de HQ (BD) para poder abrir uma biblioteca para os amantes destas obras.

"Neste momento não temos como trazer os livros para cá, mas estamos a procurar possíveis parceiros para nos ajudarem a transportar as obras", salientou.

A inauguração oficial foi marcada por momentos de cultura, exibições de desenho animado em 3D e sessões de autógrafos. O término está previsto para o dia 12, mas antes serão realizados Workshops, visitas de estudantes ao Instituto Camões e entre outras actividades.

Espero que corra tudo pelo melhor!

Boas leituras!

4 comentários:

  1. Interessante aqui.

    ma solha lá: eu vim porque me pareceu que querias cortar os "tin-tins" ao rafeiro perfumado....Ai queaqté a mim me doeu qualquer coisa...e ao mais não os tenho...definitivamente...não nasceram comigo!!!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Blue Shell
    Bem vinda ao meu blog!
    O meu blog será interessante para quem gosta ou queira conhecer o mundo da Banda Desenhada que se edita/faz em Portugal e no estrangeiro. Como é um blog temático restringe um pouco o tipo de visitantes que por aqui passam. Felizmente ainda vão passando alguns!

    Quanto aos tin-tins do Rafeiro, bem... são dele! Costumo brincar com ele tanto aqui na net, como na vida real... no problems!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Agora posso dizer que foram de facto dias memoráveis. Espero, em breve poder mostrar-vos um bocadinho do que foi este festival que demonstra acima de tudo o amor incondicional que os irmãos Sousa têm pela banda desenhada. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. João
    Então "posta" algumas fotos do evento!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]