terça-feira, 5 de julho de 2011

Hack Slash


De regresso!
:D
Hack Slash é uma série da autoria de Tim Seeley, e iniciada pela editora independente DDP (Devil's Due Publishing). Esta série foi transferida para a Image Comics o ano passado (2010) por problemas financeiros… a DDP estava com problemas de liquidez, e o pagamento não chegava às mãos deste autor! Assim foi quebrada uma longa colaboração entre este autor e esta editora.
Hack Slash é uma série que pode ser rotulada de terror, com muito sangue e “tripas de fora” não faltando a “mioleira à vista”! A aventura começou em 2004 com uma série de “one-shots”, sendo o primeiro “Euthanized”. Depois deste seguiram-se “Girls Gone Dead” e “Carnage”. Estes três primeiros trabalhos deram origem ao primeiro TPB: First Cut! Neste momento vai no 8º volume, que compilam 32 revistas, mais a colecção de “one-shots”. A Image decidiu levar estas compilações mais longe editando três “Omnibus”, que correm toda a série até aqui. O primeiro Omnibus contém todos os “one-shots” iniciais (que são muitos), sendo que aqui a estória e heróis ainda não estavam bem sedimentados. A partir do segundo Omnibus começa realmente a saga “on-going” de Hack Slash.
Tim Seeley, também conhecido pela sua colaboração em G.I. Joe, Kore e Forgotten Realms: The Dark Elf Trilogy, é a linha unificadora de toda a obra, sendo que são inúmeras as colaborações de uma miríade de artistas ao longo de toda a série provocando alterações no estilo de desenho e cor, não deixando o leitor cair na monotonia. Claro que isto traz o problema do costume… gosta-se mais de uns estilos do que de outros, mas no fundo todos são muito competentes no trabalho executado.
O sucesso dos primeiros one-shots acabou por transformar a manta de retalhos dos primeiros números numa estória bastante sólida, e consegue-se assistir à transformação de uma série de corta-cabeças numa narrativa bastante sólida e interessante dentro do género. A protagonista principal, e o seu círculo próximo de amigos e inimigos, foram-se vestindo emocionalmente, o fio de estória passou para um périplo (se assim se pode dizer) de Cassie em busca do seu pai e da sua própria identidade, porque Cassie é uma adolescente completamente desajustada. Esta transformação nota-se bem ao longo da série. A estória também passou de um apenas destruir monstros (Slashers) para planos diferentes! Passou a ter um pouco de policial negro, misticismo, e corre por vezes por universos completamente loucos baseados na mente tortuosa de H. P. Lovecraft. Já agora… a isto juntem um pouco de magia negra quanto baste!
Como podem verificar por esta descrição básica, esta série tem muitos pontos de interesse!
A estória de Cassie tem grande violência e tristeza, mas é contrabalançada por vários pormenores cómicos e algum humor negro à mistura. Para além disso tem um companheiro que vale ouro: Vlad. Este é o seu protector, ajudante, confidente. É feio e desmesuradamente forte, mas tem um coração de ouro, e uma alma completamente ingénua. Pode-se dizer que por vezes é o outro prato da balança.
Não vou contar a estória como é lógico, mas tem alguns pormenores não comuns no resto da BD oriunda dos EUA, como por exemplo a cena em que Cassie é severamente torturada sendo cortados alguns dedos dos pés, esta amputação acompanha-a para o resto da estória. Normalmente os criadores fogem a este tipo de situação, porque é fácil um desenhador esquecer-se destes pormenores, sobretudo quando mudam com frequência.
À parte isto tudo nota-se a diferença entre a liberdade que Tim Seeley não tinha na DDP e que agora tem na Image Comics. Como é comum na BD norte-americana a violência não é censurada, mas a nudez sim! Pois esta censura desapareceu (felizmente) quase toda na fase editada pela Image.
Esta série foi uma boa surpresa para mim, e tem alturas que não se consegue deixar de ler!
Já agora, esta série tem uma colecção de capas invejáveis pela sua qualidade, como podem ver na imagem de baixo e neste link: Capas: Hack/Slash
Para desenjoar dos comics de super-heróis foi muito bom! A BD norte-americana não é só súperes.
;D


Boas leituras

TPB (Omnibus)
Criado por: Tim Selley e muitos outros artistas
Editado em 2010 por Image Comics
Nota : 8 em 10

9 comentários:

  1. Um comentário só com uma palavra?? Estás doente Refém?
    enxofre ]:-D

    ResponderEliminar
  2. Refem, o homem de poucas palavras...

    Diabba... será que ele está doente????

    ResponderEliminar
  3. Hack / Slash es, sin duda, uno de mis títulos favoritos. Cada mes recibo un ejemplar de la colección actual.

    Si quieres visita mi blog (cómics, cine y un poco de arte): www.artbyarion.blogspot.com

    Saludos

    ResponderEliminar
  4. Arion
    Bem vindo ao blog Leituras de BD!
    :)
    Já saiu a revista nº #33 de Hack Slash?
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Parece-me bem. E sim, a América não tem só super's. Abraços e espero que tenham sido umas boas férias. Só duas questões: estiveste em zona balnear? tal como eu, um dos sitios onde gostas de ler BD (principalmente super heróis) é a toalha de praia?
    Já agora, vê no meu blog, no do Paulo Marques e no do Grupo Entropia as fotos da exposição que lancámos no sábado passado, enquanto tu ías a banhos..LOL.
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente não me canso dos super-heróis, mas também leio outras coisas de quando em vez. Só as bds a preto e branco é que por alguma razão não me apelam muito. Aquele personagem na primeira imagem parece o boneco diabólico... Que medo que eu tinha dele em puto eheheh.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. ¿El número 33? No lo tengo. He empezado a coleccionar Hack Slash desde el año pasado (con la miniserie Hack Slash My First Maniac)

    ResponderEliminar
  8. João Figeiredo
    Não estive emk zonas balneares! Estas férias foram quase exclusivamente de "trecking" por 3 ilhas!
    Apenas lia quando chegava a casa!
    (Embora não tenha por hábito levar livros para a praia...)
    :D

    ψ Psimento ψ
    Aquele boneco é mesmo o terrível Chucky", o boneco assassino!
    LOL
    Foi o melhor arco do primeiro Omnibus! Excelente!
    ;)

    Arion
    Tive a investigar e parece-me que eles começaram nova série Hack Slash com esse "My First Maniac", assim, a revista 33 não sairá com certeza.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]