quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dragon Ball Vol.10 – O 22º Grande Torneio


A ASA continua a editar Dragon Ball em alta cadência!
Já vão dez livros editados com uma periodicidade não normal em editoras portuguesas, três volumes foram editados no final do ano passado e nos primeiros seis meses deste ano vão mais sete, o que dá mais de um livro por mês em média!
Quem segue este Manga apercebe-se já do porquê do sucesso mundial ainda nos dias de hoje!
Dinâmica, divertida e com uma narrativa muito bem construída! Akira Toryama construiu um verdadeiro império com Dragon Ball: a série Manga, o Anime, os jogos e o merchandise! Tudo um verdadeiro sucesso.
Não sei qual a aceitação que estes livros da ASA estão a ter ao nível das vendas, mas que diverte qualquer jovem dos 7 aos 77 anos, diverte! Muito melhores que o Anime, que teve um estrondoso sucesso em Portugal, os livros não pecam por lutas infindáveis e momentos de algum tédio que eram característica da série animada.
Este sucesso serviu de base à estrutura narrativa de outros Mangas como Naruto e Bleach, que são séries de enorme sucesso também!
Resolvi fazer este post no volume nº10 porque é uma boa marca na série. Temos a luta pela última posse de uma Dragon Ball, o dragão e uma ressurreição, seguidos de um interregno de três anos antes de mais um grande torneio de artes marciais! Este interregno no livro dura o passar de uma página…
Este torneio tem a particularidade de trazer mais alguns personagens importantes para a série.
Antes de resumir a estória quero falar dos livros. Continuam com um excelente papel, uma boa impressão e os nomes das personagens estão a acompanhar mais ou menos o original. Apenas Chi Chi continua como Kika, igual ao Anime, por razões de tradução.
Continua sem censuras e aí estamos bem à frente das edições norte-americanas! Excelente!
:D
Já agora espero que o departamento de BD da ASA traduza como deve ser alguns nomes que irão aparecer mais para a frente, como o de Piccolo chamado de “Coraçãozinho de Satã” no Anime em português… prefiro Piccolo de longe!
Neste livro, e depois da bruxa Baba ter indicado a Goku a localização da última bola de cristal, este voa na direcção do maléfico Pilaf ainda sem saber que era esta estranha criatura que escondia a última bola! Depois de uma divertida luta com Pilaf e os seus acompanhantes, Goku ressuscita o pai de Upa, como lhe havia prometido antes!
Na última parte temos mais um torneio! O 22º! Aqui são apresentadas duas personagens importantes para o seguimento da série: Tenshinhan e Chaoz! Aqui ainda não são amigos de Goku, antes pelo contrário…
Quem ganhará este torneio?
Podem ler neste blog também Dragon Ball Vol.1 & Vol.2 , clicando neste link.

Boas leituras!

Tankobon
Criado por: Akira Toriyama 鳥山明
Editado em 2011 pela ASA
Nota: 8 em 10

19 comentários:

  1. Quem ganha este torneio é, mais uma vez, o Tartaruga Genial (disfarçado)(Spoiler). Este foi o Anime que melhor acompanhei, desde o primeiro episódio. Já tenho até ao nº 8, mas ainda só li até ao 3. Acho que é uma colecção que vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho por habito ler mangas porque a ausência de cores não é apelativa para mim. Acho o cor um parte importante da arte do desenho. Mas vi o anime todo em português e mais tarde na versão original. É sem dúvida o anime da minha infância.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este também se lê da direita para a esquerda? Estive com um manga desses na mão e embora fosse pouco tempo, deu-me a ideia de que me seria dificil a habituação.

    ResponderEliminar
  4. João Figueiredo
    Acho que estás enganado! Isso foi no torneio anterior!
    :P
    A série Manga anda muito mais depressa que o Anime...
    E a colecção vale mesmo a pena!
    ;)

    ψ Psimento ψ
    Fazes mal! Muito tempo atrás eu tinha essa resistência, porque eu gostava, e gosto, muito de cor nos livros de BD. Hoje já não tenho esse problema, posso-te dizer que irás perder muitas das melhores obras de BD a nível mundial se não te adaptares ao P&B! E não estou a falar só de manga, estou a falar também dos EUA e Europa!
    Há livros que são feitos de propósito para P&B, e não funcionam de outra maneira.
    :)

    pco69
    Esta série lê-se exactamente como no original japonês, ou seja da direita para a esquerda!
    Eu também pensava que me seria difícil a habituação, mas não... é muito fácil, só tens a resistência das primeiras páginas! Depois é sempre a "abrir"!
    ;D

    ResponderEliminar
  5. Sobre os Torneios do Dragon Ball, a não ser que esteja enganado, temos:
    Dois torneios em que ganhou o Tartaruga Genial;
    Um em que ganhou o Goku, mas já em Adolescente, o que no Anime corresponde ao fim do Dragan Ball e ao inicio do Dragon Ball Z.
    A não ser que tenham existido 4 e este seja um em que quem ganha é o "três olhos" (como ficou conhecido na minha escola básica).
    Sinceramente já não me lembro. E até é capaz de haver mais torneios, porque o Coraçãozinho de Satã (eu prefiro esta tradução, unicamente por nostalgia) também entra numa edição, acho eu.
    Grande Abraço. (E tenho que ir comprar o 9 e o 10).

    ResponderEliminar
  6. João Figueiredo
    ehehehe
    Vou confirmar na colecção do Planeta DeAgostini, visto que o vencedor só se sabe quem é no volume seguinte!
    Respondo-te depois da meia-noite...
    :P

    ResponderEliminar
  7. spoiler alert vermelho. mas que é isto. ainda só li o 10º volume.

    mau mau mau

    ResponderEliminar
  8. Paulo Brito
    ehehehe
    Não vou fazer spoiler! Vou só dar ou tirar razão ao João Figueiredo!
    :P

    ResponderEliminar
  9. "Muito melhores que o Anime, que teve um estrondoso sucesso em Portugal, os livros não pecam por lutas infindáveis e momentos de algum tédio que eram característica da série animada."

    Isso foi no Z e no Gt no Dragon Ball anime não havia nada disso e fazia e faz muito sucesso porque a sic volta e meia lá o repete, :)

    ResponderEliminar
  10. Optimus
    O GT nem sequer foi baseado na Manga. Esta terminou no fim do Z. A primeira série ainda teve uns torneios bem compridos... é característico, embora não tivesse tantos "fillers" para encher chouriços como as restantes. Têm de fazer render a coisa para a televisão!
    :D

    ResponderEliminar
  11. João Figueiredo
    O vencedor não é aquele que apontaste!
    :P

    ResponderEliminar
  12. Continua muito boa!

    Também espero por tudo que não ponham um grande defeito na obra ao chamarem ao Piccolo qualquer outra coisa excepto Piccolo Daimao.

    ResponderEliminar
  13. Secundino
    Não ponho defeito, visto que os portugueses já entranharam o nome de Coraçãozinho de Satã, mas gostava que nesta série ficassem os nomes de origem!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Finalmente tenho a colecção actualizada. Chegaram ontem os volumes 10 e 11.

    Em relação aos nomes dos personagens, penso que a anime portuguesa foi adaptada da anime francesa, e muitos detalhes ficaram "lost in translation", daí ter-se ficado com o nome "Coraçãozinho de Satã" vindo do francês "Petit Coeur".

    ResponderEliminar
  15. CF
    De qualquer modo seria fácil de corrigir... mas se acontecer também não é grave!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu também prefiro que publicassem os nomes tal e qual a animação exibida em Portugal. Talvez por nostalgia à minha infância.
    até porque acho que o nome de piccolo fica melhor aportuguesado. (Coraçãozinho de Sata)

    cumprimentos

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]