quarta-feira, 1 de junho de 2011

VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja


Foram mais dois dias extremamente bem passados! Desta vez fui na Sexta-Feira e acabei por me aperceber de uma coisa muito importante, o trabalho que dá organizar um evento destes. E o sucesso que este festival tem junto do pessoal que gosta de BD tem uma razão, o festival é organizado e montado por uma equipa que AMA a Banda Desenhada! Fui à Casa da Cultura de Beja para entregar as camisolas da Zakarella e as obras escolhidas para figurarem em exposição oriundas do Desafio Zakarella e estava tudo no chão ainda. As exposições principais, os livros que iriam estar presentes na zona comercial, ferramentas diversas… enfim vi logo que ia haver uma noite sem dormir para quem trabalhava na organização.
Mas o que é impressionante é a força do director do festival, que já tinha passado a noite anterior sem dormir, que se preparava para mais outra! Pregos, parafusos, martelos e ferramentas várias, era esta a companhia do Paulo Monteiro para o resto da noite! O Director do Festival! Pode-se dizer que a organização do Festival Internacional de Banda desenhada de Beja transpira bastante pelo seu Festival! Este é um dos segredos deste Festival. A alma deles está lá!
Bem… eu não andei a suar… parei mais pelas esplanadas e comi uns caracóis, servindo mais tarde de companhia, durante um par de horas, a alguns autores convidados para este festival, assim no restaurante estava eu, a Diabba, Ivo Milazzo (e esposa), Loustal (e esposa), Andrea Bruno e Zograf. Foi tudo agradável menos a comida… Este restaurante, e não me importo de fazer publicidade negativa, não presta. Chama-se Alcoforado e serve comida de má qualidade, mal confeccionada e acompanhada por alguma indelicadeza. Acho que a organização do Festival deveria rever o “acordo” que tem com este restaurante. Para além disso os convidados eram estrangeiros e queriam algo típico de Portugal e não tinham! Nem um licor Alentejano para amostra! Em Beja existem excelentes restaurantes, mas o Alcoforado não é um deles, antes pelo contrário. Isto foi Sexta-Feira…
No Sábado de manhã penduramos os oito quadros referentes à Zakarella, e descobrimos que poderíamos ter levado mais alguns… foi pena! De qualquer maneira a Zakarella está convidada para uma grande exposição em Outubro / Novembro, e aí queremos que estejam todos e mais alguns! Daqui por uns tempos acertaremos isto, quero uma grande e boa exposição para a Zakarella no ano do seu 35º aniversário.
A festa abriu oficialmente da parte da tarde depois de um óptimo almoço no restaurante “A Pipa”! Excelentes exposições, uma zona comercial alargada e muito convívio! De notar que nuns festivais a parte comercial vai diminuindo, neste vai aumentando e mesmo não tendo resultados comerciais na minha mão arrisco-me a pensar que os números de itens vendidos são capazes de não ter sido maus. Infelizmente não vi o stand da Kingpin que costuma estar presente em tudo quanto é festa da BD! Pena. Negativamente na parte comercial, foram os livros da BD Mania que não tinham o preço marcado, impedindo a venda de muitos deles… não se compreende…
Infelizmente falhei muitos eventos neste dia por falta de tempo, as exposições e o convívio ocuparam quase tudo!
Mais para a noite houve o tradicional beberete no Museu, mas eu estava mais virado para o restaurante “A Pipa” e para as suas deliciosas “Presas de Porco Preto”. O cansaço chegou, e dispensei a animação nocturna na Galeria do Desassossego e a noite de terror regada a caldo verde… (hehehehe)
Domingo… bem, foi essencialmente dedicado a convívio e algumas compras de livros. À parte isso ainda desenhei uns rabiscos no mural promovido pelo grupo “Zona”! Na parte “da manhã” acompanhei a tradicional visita guiada pelo professor Baioa Monteiro, sempre muito interessante e cheia de humor, desta vez dedicado aos azulejos de Beja e sua história.
O almoço… o almoço foi no restaurante “A Muralha”! Foi assim no Domingo do ano passado, e este ano não desiludiu! Excelente restaurante! O grupo do costume este ano foi alargado com Ivo Milazzo e a sua mulher, que não quiseram ir para o já falado restaurante Alcoforado…
Para o ano estou lá, se não suceder nenhum problema, e neste momento considero este festival o mais agradável de Portugal!
Foi pena que muitas fotografias de exposições não tenham ficado satisfatórias, a minha máquina… enfim… é pequena!
:D
Ficam as fotos de mais um excelente festival:

Zona Comercial







Paulo Marques, Hugo Jesus (agarrado ao álcool...) e eu!



Venda de T-Shirts da Zakarella



Exposição Zakarella



Como podem ver, dava para ter exposto o dobro dos trabalhos enviados para o Desafio Zakarella...



Hugo Teixeira e Diabba



Ana Vidazinha e Rui Ramos

_____________________________________________________

Mural Zona



João Amaral



Hugo Teixeira



Fil

_____________________________________________________

Exposições

Sala do R/C da Casa da Cultura



Liam Sharp



Liam Sharp



Liam Sharp



Andrea Bruno



Andrea Bruno



Filipe Andrade



Filipe Andrade



Ivo Milazzo, à esquerda a trabalhar no meu livro e à direita com a Diabba



Ivo Milazzo



Ivo Milazzo



Ivo Milazzo



Ivo Milazzo



Ivo Milazzo



Loustal



Loustal



Loustal



Loustal



João Lemos



João Mascarenhas



João Mascarenhas



Nuno Plati



Pablo Auladell



Pablo Auladell



Relvas



Relvas



Relvas (adorei este bloco de apontamentos/sketch)



Ricardo Cabral



Ricardo Tércio



Ricardo Tércio



Rui Lacas



Rui Lacas



Victor Mesquita - Não teve trabalhos expostos, mas esteve presente, com o seu Eternus, para autógrafos e "Dois Dedos de Conversa" No Teatro Municipal Pax Julia

Para finalizar só posso escrever isto: grande Paulo Monteiro, e grande equipa de trabalho!
Haveria muitas mais coisas a dizer, mas o post já vai ficando longo…
Parabéns!

10 comentários:

  1. Boas Bongop. Outra bela fotoreportagem! Eu já deixei de levar máquina. Entre as tuas fotos e as do Verbal, faço o meu arquivo :-). Foi, mais uma vez, muito muito muito bom. E realmente o convívio é uma das mais valias deste festival. Não só entre o pessoal que gosta de BD, mas entre estes e os autores. Para não me alongar, dizer que, apesar de não ter seguido o trabalho do Paulo Monteiro tão de perto como tu, consigo ver o cuidado e, porque não dizê-lo, o amor a esta arte, nas esposições, no trato com artistas e bdéfilos, até na forma comprometida e "triste" como interrompe as apresentações quando já estão a passar do tempo agendado: "desculpam lá, estou sempre a fazer o papel de mau!" :-). Como diria o novo ícone do momento: "Fantástico!!" e nem foi preciso trazer os chineses!

    ResponderEliminar
  2. como é que corrijo esposições para exposições? :-)

    ResponderEliminar
  3. Boa reportagem que ilustra bem um festival onde aconteceu tanta coisa que o fim-de-semana soube a pouco... a muito pouco. E o tempo não passou, voou... Um abraço. :0)

    ResponderEliminar
  4. Luís
    Não podes alterar, assim toda a gente vê como escreves mal!
    (Ehehhehehe)
    Infelizmente houve muitas fotografias que ficaram mal, e não as pude utilizar...
    :(

    João Amaral
    Pois foi... o tempo passou a voar, e no Domingo tive de sair cedo para ir buscar os meus filhos! Mas enquanto estive lá foi fantástico!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Ena andarama a divertir-se o fim de semana todo.

    ResponderEliminar
  6. Optimus
    Pois foi!
    :D
    Pode ser que para o ano possamos contar com a tua companhia...
    :P

    ResponderEliminar
  7. Eu juro, mas juro mesmo.... que um destes anos... ei-de ir a Beja!!!!!

    ResponderEliminar
  8. pco69
    Vê lá... Portugal não é muito grande, antes pelo contrário, portanto a desculpa do "é longe" não serve...
    Espero ver-te em Beja para o ano!
    :P

    ResponderEliminar
  9. Aqui a dicotomia capital / interior não existe. Se me dissessem que estava a ver algumas destas exposições na Gulbenkian ou no CCB não estranhava.Estão fantásticas. Só posso dar os meus parabéns à Câmara Municipal de Beja e à equipa que organiza o Festival.

    ResponderEliminar
  10. Afinso Cruz
    Não, essa dicotomia não existe!
    Podia ser num grande centro, esta exposição,aliás neste momento outros eventos fora dos grandes centros,como o Salão de Moura estão francamente bons!
    Gostava de ver como o Paulo Monteiro faria um Festival de BD se tivesse um plafond igual a outros que se fazem na capital e arredores! Acho que seria um espectáculo!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]