sábado, 18 de junho de 2011

Star Wars: The Thrawn Trilogy


Star Wars é uma saga que inverte aquilo a que estamos a assistir neste momento, ou seja, o cinema está a aproveitar em grande escala a Banda Desenhada para grandes filmes baseados em personagens “de papel”; neste caso o universo que todos conhecemos dos seis míticos filmes passou com sucesso para o papel. Mais, o universo criado nestes filmes foi ampliado para milhares de anos antes, como os dois já apresentados neste blog, e para muitos anos depois do último filme que tem como ícone a batalha de Endor, e morte de Darth Vader.
Comprei vários Omnibus, sobre a história anterior ao primeiro filme (Star Wars: Tales of the Jedi), que gostei muito, e este ano arrisquei duas trilogias que são passadas seis anos depois (The Thrawn Trilogy) e doze anos depois (Dark Empire Trilogy). Tive um pouco de receio neste dois livros, pois poderiam acabar com a magia dos seis filmes que eu tinha na memória, mas tal não aconteceu!
Enriquecem o nosso imaginário, contam estórias com os heróis que conhecemos e vibramos nos filmes, e introduzem várias novas personagens que são uma mais-valia enorme. Uma delas seria óptima para um enorme spoiler, mas como é lógico não irei desvendar esse “mistério”…
Posso dizer com propriedade que a Banda Desenhada já passou muito à frente dos filmes existentes e era espectacular que George Lucas pegasse nisto para uma estrondosa sequela!
A editora responsável pelas adaptações de Star Wars à BD é a Dark Horse, e este livro em que Mike Baron trabalhou na adaptação para BD tem como autor Timothy Zahn. Os artistas de serviço são bastantes e variados, tanto em estilo como em qualidade, mas todos eles cumprem perfeitamente de maneira a termos uma boa obra de BD. São eles Olivier Vatine, Fred Blanchard, Vincent Rueda, Terry Dodson, Kevin Nowlan, Edvin Blukovic, Eric Shanower e como coloristas temos Isabelle Rabarot, Pamela Rambo e Dan Brown. É claro que o nome que salta mais à vista é o de Terry Dodson (Wonder Woman: The Circle, Homem-Aranha & Gata Negra: O Mal que os Homens Fazem), mas temos outras boas prestações de desenhadores menos conhecidos do público português.
Não pensem que este livro é de leitura leve, pois temos muitas coisas novas: novos personagens importantes, como Mara Jade e o Grand Admiral Thrawn, novas e espectaculares naves, mundos ainda não vistos, uma intriga política muito densa, estratégias militares planeadas ao milímetro, e porque não dizê-lo… um Jedi velho e esclerosado que nem serve o código Jedi, nem respeita o Lado Negro. No meio disto tudo aparecem os maravilhosos contrabandistas e caçadores de prémios (que eu adoro) e promessas de vingança antigas!
Denso!
Luke quer reanimar e criar uma nova linhagem de Jedis, estando a sua irmã Leia (agora muito mais treinada nas técnicas Jedi) casada com o irreverente Hans Solo e grávida de Gémeos.
Depois da derrota do Império na batalha de Endor e da morte de Darth Vader e do Imperador a República tornou a governar, mas as querelas, intrigas, traições e dissensões são muitas. Assim o homem que ficou à frente das tropas do Império, o Grand Admiral Thrawn, procura através de novas e singulares estratégias de combate tanto militar como na sombra dos corredores políticos de Coruscant, levar a melhor sobre a República e seus principais emblemas. Esta personagem é o oposto de Darth Vader, mas é talvez a melhor do livro! Adorei este vilão! Imaginativo, perspicaz e grande estratega. Mara Jade foi outra excelente aquisição para o livro, mulher forte que se quer vingar de Luke por algo que aconteceu no sexto filme… conseguem imaginar quem era ela neste filme? A sua função durante o Império do senador Palpatine era, digamos uma das suas assassinas de eleição, para além disso possui em si também a “Força”… e neste momento tem uma ideia fixa: pôr fim à vida de Luke Skywalker!
Mas uma coisa em comum tem todas estas personagens, foram muito bem pensadas de maneira a fazerem mesmo parte do universo Star Wars! Nem por um momento um fanático desta série diz que foram lá metidos à pressão para encher! Elas cumprem todos os requisitos, inclusivamente o seu passado, para o leitor pensar que elas sempre existiram.
Assim, temos um excelente livro que se espalha por mais de 400 páginas com certeza do agrado de quem gosta de Star Wars! Falando no livro, posso dizer que é uma excelente edição em capa dura da Dark Horse com bom papel e bem compacto.
Fica para depois uma nova crítica ao livro seguinte que já li e gostei: Dark Empire Trilogy!
Ahh! Já me esquecia… uma das coisas de que eu tinha medo em livros que contivessem a figura do Luke Skywalker e da sua irmã Leia, era que fossem retratados com aquele ar totó dos filmes. Tal não acontece, felizmente! Reconhece-se que são eles, mas sem ar de totós…
De qualquer maneira sou suspeito, sou fã de Star Wars!
:D

Hardcover
Criado por: Timothy Zahn, Mike Baron, Olivier Vatine, Fred Blanchard, Vincent Rueda, Terry Dodson, Kevin Nowlan, Edvin Blukovic, Eric Shanower, Isabelle Rabarot, Pamela Rambo e Dan Brown.
Editado em Dezembro de 2009 pela Dark Horse
Nota: 9 em 10

8 comentários:

  1. "neste caso o universo que todos conhecemos dos seis míticos filmes"

    LOLO,5 filmes a Ameaça Fantasma não vale.
    Para alem dele ainda a toda a Clone Wars Anim,ada em filme e box com a 1a temporada. :)

    Quanto ao Dark Empire a 1a mini saiu aqui pela Abril/cj nela clonavam uma certa personagem principal morta no 6 filme. :(

    ResponderEliminar
  2. Optimus
    Para mim valem todos, não ponho a "A Ameaça Fantasma" de lado.
    E não vale fazer spoilers ao Dark Empire...
    :P

    ResponderEliminar
  3. nuno não te sabia um louco totó de star wars. hehehe

    ResponderEliminar
  4. Paulo
    Hehehehe
    Não sou propriamente um tótó de Star Wars, mas gosto muito, sobretudo do universo que criaram na BD! Vai muito para além dos filmes!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. fico feliz por ter descoberto um nerd num bairro perto de mim


    hheheheh

    ResponderEliminar
  6. Mandaste vir através da Dark Horse? Ficou muito caros os 2 volumes?

    ResponderEliminar
  7. Hugo
    Mandei vir pelo Book Depository:

    http://www.bookdepository.co.uk/

    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]