quinta-feira, 16 de junho de 2011

Porque me apetece... (I)


E hoje apetece-me dizer isto...
Como devem ter reparado ao longo deste últimos dois anos faço sempre publicidade ao livros que a ASA lança. Sim tenho uma "rubrica" de "Lançamentos", em que faço publicidade aos livros todos que esta editora lança para o mercado. Existe uma razão para isso, a ASA manda-me um press release dos livros que vai lançar ou lançou há pouco tempo. Assim como fiz para a Booksmile no caso do Scott Pilgrim e para a Polvo no caso de Hans, O Cavalo Inteligente, e Tinta-da-China com Pizzaboy, e Kingpin com Agentes do C.A.O.S. e Off Road, ou outros que já não me recordo.
Como é uma coisa que faço por gosto, e não peço para me pagarem por publicidade a produtos que irão ser vendidos, também não vou "pedinchar" a nenhuma editora, que vai lançar ou lançou livros, para me mandar material de divulgação.
A ASA manda tudo o que tem para mim, eu agradeço e muitos leitores do blog também. Se outros não o querem fazer também não os obrigo. Ou seja, faço divulgação de obras que vão sair para o mercado para que o máximo de leitores saibam o que está para sair, e porque amo a BD.
Se existem editoras que se estão a borrifar para isso eu compreendo, não compreendo "bocas" maldizentes que dizem que eu só ligo à ASA.
Quem quiser lançar para o mercado, nem que seja um fanzine, desde que me mande material de divulgação (uma capa e um texto) eu faço-o respeitando minimamente o calendário que tenho para outro tipo de posts. Pode não ser logo, mas faço.
A ASA gosta de publicidade, eu faço!
Se outros não gostam... eu não faço!

Ando "numa" de desabafos, como podem também ver neste link;
Kuentro: Tinta nos Nervos

Boas leituras

28 comentários:

  1. Mas que cruzada a tua... não percebi a razão deste teu "porque me apetece" a não ser que seja uma resposta directa a algum editor que te tenha acusado de só publicitares a ASA, porque caso contrário, penso que só vês o teu lado da questão. Qualquer editora decide como pretende ou não divulgar os seus produtos, e por mais estranha que as razões possam ser em divulgar ou não, são legitimas de quem gere o seu negócio. Tu já escreveste aqui que o blogue é pessoal e reflecte o teu gosto pessoal, o que é legitimo, e eu agora pergunto se amanha vier um editor de BD 100% alternativo a enviar o seu material qual é a tua posição? Publicas algo que na tua opinião não é nada comercial e muito menos representativo da nossa BD?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, acho ridiculo que qualquer editora ofereça livros para os promover em blogues (para isso é que existem feiras do Livro, lojas e todo um mecanismo criado para isso no nosso país), mas as editoras é que sabem.
    Quanto ao alternativo e ao mainstream em Portugal;acho um absurdo tentarem criar um mercado alternativo ou mainstream num país quase insignificante no que á BD diz respeito.
    Faz-se e sempre se fez muita BD em Portugal excelente por excelentes autores(que nos inicios todos criticavam) como: Stuart Carvalhais, E.T. Coelho e que foram reconhecidos mais tarde no estrangeiro.
    Já para não mencionar os casos mais recentes de sucesso de autores como Rui Lacas, Miguel Rocha, Pedro Nora entre muitos outros (com obra publicada fora de Portugal), logo se for uma questão de gosto pessoal tudo bem, mas parece-me é que estas "discussões acaloradas" só afastam pessoas da BD e mais nada.
    Temos um mercado de BD demasiado pequeno para tanta "parra" e pouca "uva" por parte dos leitores.
    Valorizem mais o que é nacional (pois os estrangeiros valorizam o que temos de bom) e deixem-se de "balelas" literais importadas dos States ou de France como se eles fossem muito melhores que nós (acredita que não são).
    Por ultimo, se em Portugal, nem sequer existe tradição de superheróis nem nunca existiu, o porquê da tua divisão de mainstream e alternativo quando isso só existe nos States?
    Enfim... Tanto latim gasto para nada..

    ResponderEliminar
  3. Verbal
    Não não são editores... foram alguns amigos que costumam vir até aqui! À minha frente já o disseram a brincar e noutros lugares menos a brincar.
    Se houver um editor 100% alternativo a enviar-me material de divulgação eu faço-o com o maior prazer!
    É BD e eu gosto de a promover. O ser alternativo não quer dizer falta de qualidade. O eu não gostar não quer dizer que não hajam leitores que gostem.
    Estou a falar de "lançamentos", não estou a falar de "críticas" que eu faço de vez em quando a livros que li. Neste caso só faço aos livros de que eu quero realmente falar e aí entra o meu gosto pessoal na escolha.
    Os "lançamentos" são apenas divulgação.
    O porque me apetece, foi porque cansei de ouvir essa treta de eu privilegiar a ASA. A ASA manda-me por mail o material (capas e textos) e eu divulgo. Para o fazer o mesmo a outros tenho de o mesmo material. Se não mandam não o posso fazer. O que não quer dizer que depois de comprar o livro não fale dele no blog. Como sabes.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Oneiros
    Nunca pedi para me enviarem livros, e não o peço. Para fazer um "lançamento" (divulgação) basta que me mandem por mail a capa e algumas palavras sobre o livro. Felizmente tenho dinheiro para comprar BD, nunca foi a intenção de fazer divulgação das obras que saem a troco de livros.

    Penso que quando falas em mainstream e alternativo, estarás a falar daquilo que eu escrevi no Kuentro.
    Tens razão quando dizes que num país como o nosso não há espaço no mercado neste momento para essas duas vertentes da BD.
    E temos excelentes autores sim senhor! E grande parte destes excelentes autores foi/são reconhecidos lá fora, e agora até temos uma série deles a trabalhar para fora, tanto nos EUA como para França.
    Quando falo em mainstream, falo de livros feitos com uma arte que agrada à maior parte do público, aquilo que vende mais. Não quero dizer super-heróis. Mainstream quer dizer "corrente principal" , logo aquilo que vende mais. Nos EUA o que vende mais são super-heróis, na Europa não!
    Aquele meu desabafo no Kuentro tem mais a ver com o não haver exposições deste género, neste tipo de lugares para outro tipo de artistas. São sempre os mesmos, e nós temos mais e bons!
    Não tenho nada contra aquela exposição em si, até estavam lá alguns autores de que eu gosto!
    E também concordo com a tua frase de "tanto latim para nada"!
    Mas sabes que quando um tipo desabafa porque não consegue contrariar ou fazer nada sobre determinado assunto falar ou escrever não custa, e de vez em quando até é capaz de dizer algumas parvoíces pelo meio... mas os desabafos são isto mesmo!
    :D

    ResponderEliminar
  5. um desabafo sabe sempre bem e nele nunca se diz parvoíces, mas verdades. continua publicitar o que podes.

    comentários negativos porque sim (sem fundamento) diarreia neles.

    um amante de BD que compra o que lhe apetece.

    ResponderEliminar
  6. Isto teve a ver com a mensagem privada que te deixei ontem no facebook? É que não respondeste e postaste isto (e sim, já foste ao Facebook depois de ter mandado a mensagem).
    Abr.

    ResponderEliminar
  7. Hugo
    Respondi-te por MP no FB, e não, não teve nada a ver!
    Apenas coincidência...
    Tu és um amigo, logo não podia ter a ver...
    :D

    ResponderEliminar
  8. Ah outra coisa. Sabes, quando comecei a trabalhar na Devir, assinei todo o meu trabalho lá como Vlad Viriato para que pudesse manter o trabalho na Central Comics, independente. Mesmo assim era acusado de favorecer a Devir em relação a outras editoras.
    Mas a questão era que, a Devir estava no seu apogeu. Fazia imensos lançamentos mensais, enquanto outras editoras era 1 ou 2 livros por mês, ou nem isso! A Devir do meu tempo divulgava bem o seu produto na net, mantinha um site super-actualizado (que era eu que trabalhava) e fazia notas de imprensa com bastante antecedência. E como estava dentro, era muito fácil fazer uns Jpgs, e poder fazer Antevisões na CC. Mas nada impede outras editoras de nos mandar imagens e textos a tempo e horas para divulgarmos. Se tu divulgas aquilo que te mandam, fazes tu muito bem. Eu ainda às vezes passo na Fnac, porque de quando em vez saiem coisas de editoras que não conheço, ou mesmo conhecendo não me enviam nada. Seja como for, no próprio dia vou à net e tento arranjar info desse lançamento e se possível meter no site.
    E de facto é ingrato andar a pedir para nos enviar info, e não nos enviam. Quem envia tem de facto privilégios e prioridades.
    Quanto ao Oneiros, eu não acho ridículo oferecerem livros os blogues. Depende do "blogue". Aqui o do Bongop, pelas respostas que vai tendo, vejo que tem muitas visitas, assim como a Central Comics que tem algumas milhares por mês. É um pequeno prémio pelo tempo perdido, e olha que já vai muito nestes mais de 10 anos que faço isto! :(

    ResponderEliminar
  9. Depois da guerra fria das lojas já começou a das editoras.

    ResponderEliminar
  10. Paulo Brito
    Claro que continuo a publicitar...
    Quero lá saber de tipos chatos! Só que estava chateado neste dia, e apeteceu-me...
    :D

    Hugo
    Não peço para me mandarem livros para fazer divulgação... mas só a posso fazer se me mandarem material para isso! Se não mandarem apenas falo dos livros depois de os comprar e nesse caso faço crítica ao livro e não "Lançamento". É claro que a crítica só poderá sair depois de o ter comprado e lido, o que pode acontecer um ano depois de ter saído.
    :P

    Optimus
    Isto não é guerra de editoras... isto foi para leitores chatos que por vezes mandam "bocas" que me chegam ao ouvidos por terceiros...
    :(

    ResponderEliminar
  11. LoLlolo ainda é pior porque a editora x que o fánatico gosta não tem publicidade,só que se esquece que quem devia fazer publicidade era a Propria editora em lugar de estar a espera de 3 que a façam,nisso o Hugo tem razão a Devir era exemplo tinha um site com tudo sobre o livro e não uma lista com preço a frente,ou mini imagens sem conteudo e só com preço a frente.
    É o que dá querem gerir o negoçio como se ainda estivessemos na decadas de 80 ou 90,pre-internet. :(

    ResponderEliminar
  12. Optimus
    Eu acho, no que toca à publicidade à BD, toda a que se pode fazer não é muita. Eu tenho gosto em fazer esse tipo de publicidade. Mas para isso têm de me mandar algo com que o possa fazer! Não vou inventar!
    E para fazer publicidade não é necessário mandarem-me livros, apenas um mail.
    Agora é injusto dizerem que só ligo às edições da ASA. Tou farto de palermices...
    :|

    ResponderEliminar
  13. Mas este blog não é teu? Pessoal mesmo? Deves alguma coisa a alguém? Sendo assim (percebendo que chateia), o que tens a fazer é mesmo não ligar. E quem não gosta, não frequente o teu blog. É tão simples quanto isso!

    ResponderEliminar
  14. Olá Bongop,
    Percebo-te perfeitamente e concordo em grande parte contigo.
    E depois ainda há os editores que se aborrecem com a divulgação que foi feita - porque não gostaram disto ou daquilo - e os que se aborrecenm porque não foi feita a divulgação do que eles não divulgaram...
    Mas está sossegado, que isto não é um problema exclusivo de Portugal e noutros países, onde o mercado existe e é imenso, acontecem coisas semelhantes.
    Um abraço e continua com as tuas leituras que nós agradecemos!

    ResponderEliminar
  15. Pedro
    Não me posso queixar dos editores que me mandam material de divulgação!
    Até hoje penso que estão contentes com a maneira com que eu faço a divulgação. Aliás este post nem foi dirigido a editores, uns querem e mandam material, outros não! Ninguém é obrigado a isso, depende do editor, nem tenho que levar a mal a todos aqueles que que não estão interessados... os livros são deles!
    Isto foi mais virados para alguns "jeitosos" que voltam e meia mandam "bocas" que considero injustas! Mas aquele dia em que fiz este post foi um dia que não estava a correr bem e depois foi aconteceu a gota d'água...
    :D
    Mas já estou pronto para mais um ano sem me chatear com isto! E com muitas leituras de preferência!
    Obrigado!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Caro Nuno e Hugo,
    Volto a discordar da vossa abordagem quanto ao mercado da BD em si.
    Um mercado de BD como o nosso, não pode sobreviver á custa de blogues ou de sites (existe a amazon, os sites das editoras, os livros fisicos em si nas livrarias e tudo o resto).
    Os livreiros têm que pagar renda, água, luz e comprar livros (por vezes ás escuras) para poderem sobreviver.
    E tu Hugo, vens escrever que as editoras devem "dar" livros pelo facto de blogues ou sites terem uns quantos amigos que visitam o blogue do amigo e que conta ao outro amigo e patatipatata.
    Com as novas tecnologias, as pessoas parece que perdem o nexo das coisas, isto já acontecia nos anos 80, um amigo lia um livro, falava bem ou mal dele e os amigos compravam ou não os livros nos quiosques ou livrarias.
    Milhares de pessoas a percorrer blogues ou sites nacionais?
    Vives num mundo á parte concerteza, pois se existirem 15.000 leitores de BD em Portugal é muito, não me leves a mal, mas já sabes que sou frontal.
    Eu nem passo bola a blogues e conheço centenas, senão milhares de pessoas que também não passam.
    Os livros existem, são lidos e vistos e as pessoas compram ou não, continuo a não achar necessário existir um "Líder" informático que só porque tem uns amigos que visitam um blogue para que o mercado da BD exploda ou imploda (não é nenhuma boca nem para o Hugo ou o Nuno).
    Se o objectivo de os "dinamizadores" de blogues e sites é fazerem com que surja novo publico na BD, é a coisa mais simples deste mundo.
    Dirigem-nos para lojas de BD especializadas, quiosques ou whatever, pois as editoras que os quiserem vender de certeza que os têm no minimo nas grandes superficies (Fnacs e outros).
    Eu nem concordo com jornalistas a receberem ofertas de livros de BD, quanto mais de blogues ou sites.
    É tão bom andar á procura de um livro e depararmo-nos com outro titulo totalmente diferente do que procuravamos inicialmente.
    Quanto á questão de divulgação de BD por parte do Bongop, é simples.
    Se não enviarem os JPEGS necessários para a divulgação do livro não a faças e faz-la a posteriori, compradores continuam a existir para os mesmos, as editoras que se amanhem e que os coloquem onde querem e como querem.
    O resto é literalmente "treta".
    Para finalizar, como mero exemplo ilustrativo do que tenciono dizer, é simples, é só ir ao Blogue do Pedro Moura (que até tem o endereço do mesmo no Jornal o Público com milhares de leitores) e irão ver que ele em cada critica que faz, coloca lá se o livro foi oferecido ou emprestado.
    Meu Deus, a confusão que anda nas vossas cabeças por vezes.

    ResponderEliminar
  17. Oneiros
    LOL
    Acho que não compreendeste o que eu quis dizer...
    1- Acho que divulgação nunca fez mal a ninguém, sobretudo num país em que ela quase não existe (estou a falar de BD).
    2- Quando falo em lançamento aqui no blog, é para anunciar a saída de um livro, não lhe faço sequer crítica na altura porque não o possuo seguramente...
    3- Quem não quiser mandar o JPEG, não manda, não fico chateado por isso.
    4- Quanto à força dos sites e blogs no mundo da BD enganaste quando dizes que não interessam... França e EUA desmentem-no!
    5- Não peço livros a troco de divulgação.
    6- Compro livros, muitos livros! E sempre que posso vou fazendo criticas a livros que já comprei e li, nunca fiz nenhuma a algum livro que não possuísse, como podem ver pelos scans que faço... são todos dos meus livros! Estou a falar das críticas.
    7- Tens razão quando dizes que por vezes vamos a uma livraria e para comprar um livro, e saímos de lá com vários e às vezes nem foi aquele que nos fez ir à livraria.
    8- Eu não ponho no meu blog a informação de onde é oriundo o livro. Só prejudicaria mais ainda as lojas da especialidade portuguesas. No início punha, mas depois chamaram-me à atenção que estava a ajudar a prejudicar as nossas lojas, e eu concordei!
    10- Para finalizar... este post não teve a ver com editoras!!!!
    Teve a ver com nerds maldizentes!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Bongop
    Lol

    Isso dos Nerds para mim é irrelevante. (para isso dedico-me á telenovela mexicana:))
    Quanto aos sites e blogues e o facto de serem importantes nos EUA e em France é uma grande treta.
    O que leva as pessoas a comprarem livros (sem serem do circulo restrito do universo bedefilo de cada país), é sem qualquer margem de dúvida, o comprador ocasional que faz com que o mercado da BD floresça a nível nacional.
    Mas dou-te um conselho, vai a algumas livrarias de BD usadas do Porto e verás que os blogues significam literalmente ZERO para eles (e ganham muito dinheiro mesmo)
    Eu também tenho uma loja com BDS diferentes e acredita que não preciso de blogues para vender livros praticamente desconhecidos ao comum dos leitores e nem tenho tempo sequer para blogues.
    Quem deve promover os livros são as editoras e os lojistas, agora promover a BD a nível nacional fazes bem em fazê-lo, mas tenta entender que blogues e afins em Portugal é uma gota no oceano.
    Queres o melhor exemplo?
    A loja que mais BD vende em Portugal é a BDMANIA (Não têm blogue, nem site, nem sequer capas dos livros e nem sequer têm divulgadores dos seus livros).
    E a BDMANIA vive de quê?
    Do comprador ocasional.
    Poderia dar-te muitos mais exemplos de livrarias que vendem livros de BD como cogumelos (pois estou dentro do mercado), mas convido-te a vires ao Porto e veres as livrarias "In loco" e verias como blogues e sites são quase obsoletos mesmo.
    :)

    ResponderEliminar
  19. Tudo tem o seu lugar, ou seja, lojas, sites, blogs, facebook, editoras e distribuidores.
    E sim, quem faz com que um livro seja um sucesso, ou não, são os compradores ocasionais. São estes que dão números de vendas aos livros. Se eles não existirem apenas alguns "nerds" da BD os comprarão, e não todos, porque a populaão de "nerds" se divide pelos três tipos geográficos da BD (comics, FB e Manga).
    Claro que as lojas e as editoras devem promover os seus livros, isso nem tem discussão! O que não quer dizer que não haja uma abrangência maior na divulgação. Muitas pessoas procuram informação sobre determinado livro antes de o comprar, e não é nas editoras que irão saber isso... é como perguntar a uma peixeira se o peixe está fresco!
    Tudo tem o seu lugar, e discordo completamente quando dizes que os blogs e sites ficariam obsoletos.
    Falas dos ocasionais, pois são os ocasionais que me dão mais visitas aqui no blog. Pesquisas sobre determinados livros é o que falta no meu blog! E são visitas ocasionais! Muitas! A média de visitas normais diárias é 350 visitantes (desceu para 300 agora que começou a fazer calor...), e desses tira 70 daqueles que dizes que são os amigos, blogs de amigos ou outros que queiras meter nesse grupo. Tirando as visitas do Brasil e outros países (estes muito poucos e super ocasionais)ficas com cerca de 100 visitantes diários que ocasionalmente procuram informação sobre a títulos editados em português. E isto acontece em todo o mundo embora digas que não. Mas isso opiniões!
    Como te disse tudo tem o seu lugar!
    Falas sobre a BDMania, só se for a loja... pois quanto às suas edições, que apesar de boas, pouco devem andar a vender. Eu estou a falar neste post e nestes comentários de material em português, não de importados.
    É o material em português que me interessa em primeiro lugar.
    ;)

    ResponderEliminar
  20. O autor queixa-se de "bocas" que lhe foram dadas em relação ao seu trabalho... eu sou capaz de ver aqui mais umas quantas dissimuladas, em relação ao honesto trabalho de outros, nomeadamente em relação ao maior e mais antigo portal de informação de BD em Portugal, a Central Comics. Mas se calhar sou só eu.
    É por estas e por outras, que é extremamente ingrato trabalhar em Portugal em BD, seja em que vertente for. Porque qualquer um julga poder falar do trabalho de outros, mesmo que sem conhecimnto de causa, acusar, rebaixar, "fazer ver", julgarem-se melhores, acusar, apontar. Tenham vergonga. Façam o vosso trabalho bem feito. Disfrutem da BD em vez de tentarem causar tanta intriga desnecessária.
    É um blog pessoal? É. Parabéns ao autor e que continue a escrever o que lhe vai na alma. Continuo sem saber em que é que vos afecta a forma de pagamento por um trabalho de divulgação entre quem o faz e as editoras de BD. É porque somos todos uns comilões e nem sempre sobra para vocês?

    ResponderEliminar
  21. Caro Bongop.
    Eu continuo com a mesma ideia.
    Os visitantes ocasionais do teu blogue são os mesmos de todos os outros blogues nacionais ou estrangeiros, no que é que isso modifica a venda de um artigo?
    As pessoas limitam-se a "pular" de blogue em blogue e pouco mais (e tenho quase a certeza absoluta que quem alimenta a BD nacional são as pessoas que passam numa livraria e compram o livro e nem sequer liguam a blogues)
    Quanto á BDMANIA e VitaminaBD, informa-te melhor pois as edições deles até se vendem bastante bem.
    Isto para mim não é um cavalo de batalha, é simplesmente a minha opinião.
    Quanto ao anónimo, a Central comics (que conheço desde o seu inicio) não era exemplo para ninguém, por vezes até vendiam as ofertas que os editores lhes enviavam as quais pediam para fazer criticas nos no site.
    Enfim, a BD nacional ou estrangeira não vive "disto", quando temos cadeias com a "Fnac", a "Amazon", a "Book Depository" entre muitas outras que fazem esse trabalho de distribuição e que não andam a dizer que andam a fazer promoção ou divulgação.
    (limitam-se a vender e está feito).
    Comparem a industria da BD á da musica e vejam se alguem oferece CDS por alguém andar a promove-los em blogues, sites, facebooks ou seja o que for.
    E a industria fonográfica passa bem sem isso.
    Logo, por vezes devemos deixar de pensar que somos "muito bons" quando provavelmente somos "um suficiente menos a cair para o mediocre".
    Esta é a minha opinião e espero que a respeitem.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo
    Olá!
    Muito dificilmente alguém me verá ou ouvirá dizer mal da Central Comics, pois foi este Portal que me fez retornar para a BD, para além disso também tenho algumas responsabilidades aí, visto ser moderador no fórum.
    De qualquer maneira, e para a discussão ser saudável, neste tipo de argumentação peço para assinar as suas opiniões! É sempre melhor.
    E sim, é um blog pessoal onde eu de vez em quando desabafo, às vezes com mais razão, outras com menos...
    :D
    Mas acho que ainda ninguém percebeu que a causa não foram editoras, ou livros oferecidos!
    Foi apenas bocas de que eu dava preferência a uns e não falava de outros! Ora se os outros não me mandam o tal JPEG, eu só poderei falar de um livro oriundo daí se o comprar e depois de o ler! Isto é o que acontece na maior parte dos casos. Nada contra. E se o comprar posso nem falar dele porque não calhou, ou porque não me agradou por aí além, ou por outra razão qualquer.
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Oneiros
    :D
    Eu sei que continuas com a mesma ideia! LOL
    A ideia do blog é apenas divulgar, e dar a conhecer a opinião do autor do blog sobre determinado assunto... Vou dar-te um exemplo, e esse exemplo sou eu!
    Quando vejo um livro que saiu há pouco tempo ou está para sair e eu não tenho informação nenhuma sobre o livro, faço aquilo que tu dizes, ou seja, salto de blog em blog até fazer uma ideia do que é que o livro trata e de que maneira está está tratado ao nível visual e de estória. Posso ser enganado, já o fui, mas normalmente as expectativas não saem goradas. Ainda hoje fiz isso a uma dúzia de livros que não conhecia.
    Acho que esta é a função normal de um blog sobre um determinado assunto. Ponto. Em Portugal a divulgação é quase inexistente, por isso eu tento ao máximo dar a conhecer a quem quiser passar por aqui, ocasionalmente ou não, porque há livros que ninguém sabe que saíram... Posso dar o exemplo, e português! Etenus 9 Vol.2. Quando saiu ninguém foi informado! Isto aconteceu no último Amadora BD! O pessoal que estava ali não sabia que havia esse livro para venda ali na livraria ao lado dos autógrafos!
    A Amazon e B. Depository não contam para aquilo que eu estou a falar, porque estou a referir-me apenas a BD em português.
    Quanto à BDMania e Vitamina BD, se as vendas estão assim tão boas porque é não acabam as séries que estão penduradas pelo último volume? Não me interpretes mal, eu tenho montes de edições dessas duas editoras, mas tenho algumas penduradas pelo último volume! E como a filosofia do Pedro Silva é apenas editar o volume seguinte quando já vendeu o anterior até determinado valor, eu tenho de pensar que o anterior não vendeu, e acabei numa delas (UW1)por ter de comprar em inglês o livro que continha o último número da série (ed. da Marvel).
    Eu não penso que sou muito bom em BD... BD é um escape meu! Eu sou muito bom no meu trabalho, aquele que me paga ao fim do mês, sou mecânico de motores de avião, como tal a BD é, como referi acima, um escape. Só que eu amo esse escape!
    E respeito perfeitamente a tua opinião!
    :)

    ResponderEliminar
  24. Optimo Bongop.
    Boas férias e continua com o teu dinamismo, pois eu não precisei de andar a ver em blogues para saber que o Eternus tinha saido. LOL
    E o mesmo se passa com todos os livros que consumo, vendo ou revendo.
    E esse exemplo também sou eu.
    Quanto ao caso da VitaminaBD, não deduzas que por esta editora em particular não acabar as séries que venda mal (é simplesmente uma politica diferente das outras editoras e que pelos vistos tem sucesso)
    E eu refiro-me a BD em português e não refutaste a ideia da Fnac, quanto a book depository ou a amazon foi só para te dar um exemplo a nível internacional.
    Congratulo-me pelo teu trabalho e pela promoção do teu escape, mas lembra-te duma coisa, na maior parte dos casos as coisas que estão menos á vista, na sua generalidade funcionam melhor do que o que está disponivel para milhares de pessoas.
    Boas férias para ti e acho que a nossa troca de ideias fica por aqui:)
    Existe muita coisa suja e outra mais limpa que existe na BD como deve ser do teu conhecimento.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Eu não mando para o responsável por este blog os chamados "press-release" porque não tenho o seu e-mail na minha lista. E agora procurei-o no blog e não o encontro. Pois que me custava acrescentá-lo à minha lista de e-mails para os quais mando os "press-release" de TODOS os livros que publico? Não custava nada e teria todo o interesse.

    ResponderEliminar
  26. Oneiros
    Pois... sabias que tinha saído o Eternus, mas posso-te dizer que no Amadora BD onde ele saiu ninguém sabia.
    E sim, sou dinâmico! Ou pelo menos tento ser...
    :P
    Eu sei qual é a política da Vitamina BD em relação à edição, falei com o Pedro Silva sobre isso algumas vezes, por saber isso mesmo tenho de concluir que as vendas estão más, pois ele suspendeu quase todas as séries.
    Claro que não refuto a ideia da FNAC! É o local de eleição para o comprador casual!
    Claro que existe muita coisa suja e limpa na BD em Portugal, é assim em praticamente todos mercados, e quando o mercado é pequeno, ainda pior, o lado sujo ganha terreno... infelizmente.
    Obrigado pela troca de ideias! Já agora... a minha mulher em Beja encomendou-te os dois volumes do "Assassino" editados pela Booktree, conseguiste arranjar?
    :)

    ResponderEliminar
  27. Manuel Caldas
    O responsável pelo blog sou eu!
    :P
    :D
    Vou mandar-te um mail, mas de qualquer modo se fores à barra de início do blog está o meu mail do Gmail, e se clicares no meu perfil do Blogger ainda tens outro mail!
    Mas eu prefiro que mandes para para o endereço do mail que eu te irei mandar!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]