domingo, 5 de junho de 2011

BD Pop Rock Português: António Variações


Porque eu gosto do António Variações
Porque eu gosto de Banda Desenhada
Achei este sexto volume quase um insulto à memória de um dos nossos melhores interpretes musicais/compositores.
O “quase” apenas está na frase anterior porque o CD tem uma boa escolha de músicas e os textos que estão depois da “Banda Desenhada” também não estão nada mal.
O ilustrador Daniel Lima que me perdoe, mas as ilustrações (nem considero aquilo BD) estão medíocres! António Variações merecia muito melhor!
Só falei agora sobre esta colecção porque considero que já tenho uma ideia bastante boa sobre ela. São só autores alternativos, não apelativos ao público em geral, ou seja, uma péssima publicidade à BD. Se aquilo é só para os amigos, pronto… está bem! Mas nesse caso fariam uma edição muito limitada, tipo fanzine, para vender só aos amigos! Assim, um possível futuro leitor e comprador de BD que achou o projecto interessante, hipoteticamente comprou este livro (ou outro desta colecção), não comprará mais nenhum! Esta colecção vale sobretudo pelos CDs que estão bastante bons… Infelizmente a parte gráfica ficou para uma minoria que gosta deste tipo de registo. Assim afastamos o público em geral, só os “nerds” como eu vão continuando a comprar, porque também temos o bicho do coleccionismo, e não gostamos de ter séries incompletas, aliás se eu soubesse que iriam ser todos assim não teria comprado o primeiro. Existem limites para tudo, e já expliquei a minha posição sobre este assunto no post Comercial Vs. Alternativo .
Assim NÃO!
Assim a BD neste País nunca sairá do estigma de ser para crianças, ou do outro de que “é só para intelectuais”…
Existem dois ou três livros desta colecção, que também são de registo alternativo, mas têm qualidade e são bastante expressivos.
Agora eu pergunto… mas o que é que é isto??? Nunca há dinheiro para editar BD e depois gasta-se nisto, em “bonecada” sem pés nem cabeça?
Não percebo… ou se calhar agora percebo porque é que o Pedro Abrunhosa não quis participar nesta colecção… penso eu de que…
Por último, quero agradecer ao Diário de Notícias por estas maravilhosas escolhas...
Só ponho uma imagem deste livro, porque gosto muito de BD.

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Daniel Lima (BD) e António Variações + Humanos (CD)
Editado em 2011 pelo Diário de Notícias
Nota BD: 2 em 10
Nota CD: 9 em 10

25 comentários:

  1. Desculpa lá, nota 2 em 10, para a BD?? Mas o 2 é pela qualidade do papel, certo? Porque as ilustrações merecem nota negativa. São um insulto visual.
    Já o CD, tem uma excelente selecção musical, aliás como quase todos os que têm saído, ou seja, deviam ter para a BD uma pessoa com o mesmo bom gosto daquela (ou daquelas) que escolhe(m) as músicas.
    enxofre

    ResponderEliminar
  2. Pedi no meu quiosque habitual que me guardasse esta colecção, mas logo lhe telefonei, quando vi certos exemplares, a cancelar. Ele tem para eu levantar os dois primeiros. Não gasto o meu rico dinheiro nisso.

    Gosto de bd alternativa; mas não exageremos.

    ResponderEliminar
  3. Diabba
    Dei 2 porque existe sempre o trabalho de criar, seja mau ou bom, dá sempre trabalho. Nunca darei menos que isto, penso eu...
    ;)

    Paulo Brito
    Pois... e depois vêm dizer que a BD não vende!
    Aquilo é um insulto, desculpe-me lá o autor, é a minha opinião!
    Pudera!
    >(

    ResponderEliminar
  4. Comprei os dois primeiros mas desisti depois. Para além de eu não ser muito de música (meu vício é BD!), as BDs propriamente ditas não me inspiraram - e olha que os autores das duas primeiras eram bons!

    Pensei em pegar esta, visto que eu até gosto da música do Variações, mas estou a ver que faço melhor a pegar um CD na FNAC mesmo...

    ResponderEliminar
  5. Hunter
    Aconselho-te a ires comprar o CD À FNAC, ficas muito mais bem servido!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Eu fiquei logo desiludido com o 1º volume (dos Xutos). Aquilo de BD tem muito pouco, porque uma série de páginas ilustradas não é BD! Comprei o 2º e o 3ª só mesmo pela escolha musical, ainda que seja apreciador do traço do Nuno Saraiva. Mas concordo no geral, esta colecção é fraquissima! O DN ainda tem muito caminho para percorrer se quiser mesmo entrar em concorrência com a BD do Público. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Verbal
    Fiquei um pouco desiludido com os outros que já saíram, mas para mim este, do António Variações, é um insulto à memória de um verdadeiro ARTISTA, e porque não dizê-lo... à BD! Sim, porque a colecção chama-se "BD" Pop Rock...

    ResponderEliminar
  8. Olá.

    Espero que os que desistiram de acompanhar, dêem uma oportunidade ao meu livro (Trabalhadores do Comércio). Não só é mesmo BD, como está lindamente ilustrado pelo Pedro Pires e André Caetano. Quanto ao argumento aqui fica a sinopse: "Em 2012 surgiu um vírus que retirou todo o talento e espírito criativo de todos músicos no mundo. De todos? Não, uma pequena banda portuguesa resistiu à epidemia – tornando-se nos únicos músicos vivos no activo.
    30 anos depois, a Banda prepara-se para dar o último concerto da sua carreira e o último concerto de música ao vivo no Mundo!"

    Não, eu não ganho por royalties, apenas gostava que não julgassem os trabalhos que ainda não viram. :)

    Hugo

    ResponderEliminar
  9. Hugo Jesus
    Eu vou continuar a comprar.
    Assim como falei deste pela negativa, se houver outro que me deixe surpreendido pela positiva de certeza absoluta que falarei dele também!
    Esta situação será injusta para outros trabalhos mais positivos que apareçam nos livros futuros, mas quem fez esta selecção de trabalhos deveria ter muito mais cuidado com o que edita.
    Isto é pernicioso para a BD portuguesa... Não me dá prazer algum fazer uma crítica destas, mas este último foi "o fim da picada"...
    :(

    ResponderEliminar
  10. Eu sei que vais continuar, já o tinhas dito. O meu comentário era para o Hunter e o Verbal.

    Já agora, consegues scanear 4 ou 5 páginas de cada trabalho que saiu até agora e mandares-me por e-mail, para ver o que se está fazendo, por favor?

    Abraço,
    HJ

    ResponderEliminar
  11. lá vou ter de folhear os restantes livros. Pedro Pires tem me dado boas surpresas.

    ResponderEliminar
  12. Hugo Jesus
    Amanhã vou mandar-te os scans.
    ;)

    Paulo Brito
    É difícil de folhear porque eles estão envolvidos e selados em plástico... não dá para ver o interior!
    :(

    ResponderEliminar
  13. @Paulo Brito
    Já que a editora nos rasgaram tamanhos elogios, vou ver se a Tugaland me deixa fazer uma antevisão do livro na Central Comics... :)

    ResponderEliminar
  14. E comprares os livros Hugo :O?

    Sempre contribuias economicamente para a BD em Portugal!

    ResponderEliminar
  15. @Mrmime
    Não é por falta de vontade. Se pude$$e compraria. Além disso não estou a pedir o scan integral. Só quero ver mais ou menos como estão...

    ResponderEliminar
  16. Creio que quem tem comprado ou visto os livros, já percebeu que a maioria não é BD. Pelo menos, como é normalmente reconhecida a BD. E não é dirigida a novos consumidores de BD ou ao chamado Grande Público. É dirigida aos consumidores da musica. E é dirigida a pessoal com mais de 30 anos. Basta ver os artistas representados.

    E o que penso eu? Penso que este do Variações é uma bosta, com excepção dos textos no fim, com nota muito elevada para o texto do irmão do António Variações.

    Em relação aos outros, gostei do GNR, Trovante e UHF. Em parte pelo desenho, (sobretudo GNR) e em parte pelas memórias que trouxeram de volta.

    ResponderEliminar
  17. pco69
    A colecção chama-se "BD" Pop Rock. Logo era suposto ser BD. E penso que assim o é ou tenta ser na maioria dos casos, mesmo naqueles que parecem textos ilustrados, podemos sempre pensar em cada página como um vinheta e fazer a sequência entre elas.
    Se esta colecção tem distribuição nacional pelo Diário de Notícias, então TEM DE SER para o grande público! Se me disseres que à partida são pessoas com mais de 30 anos que estarão mais predispostas a comprar, concordo.
    Agora discordo quando dizes que é uma colecção para os amantes de música! Deveria ser PARA TODOS! Para os amantes de música, para os amantes de BD, e para o PÚBLICO EM GERAL. Sim, porque um dos objectivos desta série deveria ser o conhecimento para os mais novos da música que se fez num determinado período da nossa história e para a divulgação da BD.
    Por alguma coisa o primeiro livro da série foi dedicado aos Xutos, grupo nascido naquela altura, mas que ainda está aí a "bombar" com sucesso.
    Ao nível das imagens eu gostei minimamente dos Trovante e do Jorge Palma. Os GNR têm lá algumas páginas bastante boas, outras nem por isso.
    Ou seja, estava a comprar porque comecei a colecção e pronto... os CDs salvavam a coisa.
    Agora o António Variações, por amor de Deus... não tem ponta por onde se pegue! EU FAZIA MELHOR! (E só sei desenhar ovos cozidos...)
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Aconselho a verem isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=3B-9cEIo2A0.

    Atenção que o vídeo é de 2009, por isso estão a falar do projecto que havia em 2008. Este agora é um pouco diferente. O Cotrim já não não está no projecto, por exemplo.

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos!

    Gostava de deixar alguns comentários a tudo o que já aqui foi escrito:

    1.Uma colecção de 15 títulos julgo que não se pode resumir ao trabalho de apenas 1 – António Variações por Daniel Lima – por isso aconselho a quem generaliza primeiro compre toda a colecção e no final faça o seu ponto de situação de tudo aquilo que viu. Acho realmente uma falta de respeito para todos os envolvidos no projecto!
    2.Quanto ao trabalho do Daniel Lima gostava que alguém dissesse se sabe o que representa cada página? Para estarem a julgar, sem que talvez tenham entendido o que é! Também gostava de saber porque o consideram um ilustrador alternativo?
    3.Gostaria que alguém me explicasse o porque de só os quadradinhos serem considerados Banda Desenhada? Uma página inteira não pode ser considera BD?
    4.Ilustradores alternativos!? Só são considerados ilustradores de 1ª quem faz quadrinhos? Os portefólios deles são assim tão maus para serem considerados alternativos?
    5.Quanto às escolhas musicais/bandas estarem dirigidos a uma faixa etária acima 30 ... acho que nem faço comentários! Pois julgo que serão todos muito novos para terem alguma cultura musical e conhecerem o percurso e história das bandas/artistas desta colecção.
    6.Diabba esse comentário de o 2 ser para a qualidade do papel, não sei se terá competência e conhecimento para julgar se a qualidade do papel é bom ou mau. :)
    7.Ao falarem de João Paulo Cotrim... se estivessem a par deste projecto não diriam certos disparates. O projecto teve inicio em 2008 e nessa altura foi apresentado na BD Amadora e o João Paulo Cotrim que julgo será alguém minimamente entendido na matéria era o coordenador editorial e pelo que entendi muitas das escolhas de ilustrador/banda foi por ele seleccionado, provavelmente até o António Variações.... querem julgar também o trabalho dele e as suas escolhas?!
    8.Hugo acho que era de bom tom comprar a colecção uma vez que está envolvido nela...

    Antes de julgarem o trabalho dos outros devem no mínimo conhecer o trabalho por completo para depois julgarem...
    Obrigado a todos!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo
    1- Não , uma colecção de 15 títulos não pode ser resumida a um título, apenas falei mal deste porque me senti intrujado pelo dinheiro que gastei. Como pode verificar não disse mal de todos, não ponho todos no mesmo saco.
    2- Pois... há uma certa dificuldade para o comum dos mortais perceber o que lá está. Como eu disse também esta colecção tem uma distribuição nacional, portanto devia ser para todos entenderem, e não apenas para algumas pessoas certamente mais cultas que eu e outros que demonstraram o seu desagrado.
    3- Eu não disse que uma página inteira não pode ser considerada BD. Mas para ser BD tem de ter sequência, por isso se chama arte sequencial à BD. E neste aspecto até dei de borla essa das páginas inteiras, de qualquer modo não me parece que haja grande sequência nas páginas deste livro.
    4- Não estou a falar de portefólios... estes até podiam ser os melhores do mundo, estou a referir-me especificamente a este livro, e não, existem muitos ilustradores que usam a página inteira.
    5- Quando falei nos CDs atingirem um público alvo acima dos 30 não me enganei. Se não foi essa a intenção, isso eu não sei, mas sei que os meus filhos (16 3 20 anos) nunca tinham ouvido Rádio Macau, Pop del'arte entre outros. É normal. E acho que esta colecção enriqueceu a cultura musical deles sim, e gostaram de alguns artistas importantes que nunca tinham ouvido, ou não sabiam que determinada música era deles. Foi bom para a cultura musical deles.
    6- A Diabba ADORA António Variações. Talvez por isso a sua revolta pela BD apresentada.
    7- Foi o Hugo que falou no Cotrim, mas apenas como referência. Penso que não há mal nisso. Respeito perfeitamente o João Paulo Cotrim. Assim como têm de respeitar as minhas opiniões. Se me pergunta se eu quero julgar o trabalho dele? Porque não! Ele está acima de "julgamentos"? Ele é um bom autor português, mas que eu saiba não é Deus! Esta agora... se eu posso julgar Hermann ou Alan Moore não poderia julgar o João Paulo Cotrim???
    Quanto ao Hugo e a sua disponibilidade para comprar a colecção acho que isso será apenas com ele... cada um sabe de si!

    Deixei para o fim duas coisas. Primeiro
    Alternativo é algo que sai fora dos standards, do que é normal e isto não quer dizer que seja mau. Existem bons autores neste tipo de registo. Tanto portugueses como estrangeiros. Tenho bastantes livros completamente fora do normal na maneira de expressar graficamente uma história, e adoro esses livros! Não os dou nem vendo!
    Mas penso que para uma aproximação do leitor comum e casual à BD esta não foi a melhor maneira de o fazer. É a minha opinião, que vale o que vale...

    Segundo
    Também não acho bem que depois de tanta escrita não tenha ao menos assinado no fim. Visto que falou em nomes ou pseudónimos (mas com perfil blogger e mail acessível) de outras pessoas que comentaram aqui, era o mínimo que deveria fazer. Assinar no fim! Como deve perceber um anónimo é apenas isso... um anónimo.

    ResponderEliminar
  21. Olá Bongop!

    Vou me dirigir directamente a si uma vez que foi o unico a manisfestar-se.

    Não pretendo aqui julgar ninguém, aliás nem gosto da palavra julgar que à partida soa-me logo que alguém irá ser condenado, prefiro usar a palavra opinião e todos nós temos direito a ela e não pretendo retirar esse direito a ninguém.

    Também eu tenho a colecção e também existem volumes que gosto mais que outros, tem a ver com estilos de cada um... mas o que se pretende aqui é mostrar isso mesmo: vários estilos, traços, inspirações, criatividade, arte... o que lhe quiser chamar. Mas ao gostar mais de uns do que outros que acho absolutamente normal, não pretendo julgar ou denegrir o trabalho de qualquer um dos envolvidos, cada um terá o seu valor.
    No caso da BD do António Variações, também eu gosto imenso do percurso deste artista e gostei imenso do argumento e afirmo-lhe que fiquei a saber um pouco mais sobre ele depois de a ler... o texto do irmão está optimo e da-nos tambem a conhecer um pouco mais sobre ele. Quanto aos desenhos foi a inspiração do Daniel quem sou eu para julga-lá!? Mas posso lhe dizer que cada página representa uma carta de tarot...

    Como referiu os seus filhos ficaram a conhecer algumas bandas/artistas que desconheciam... optimo! Já estamos a ganhar com esta colecção, já obtivemos mais conhecimento com que tinhamos. Eu também fiquei a ganhar com esta colecção pois havia pormenores da vida de alguns artistas/bandas que desconhecia.

    Estou a gostar de ver a diferença entre os vários artistas, as técnicas utilizadas... e para mim de fossem todas identicas perderiam a graça, pois as bandas e artistas são tão diferentes um dos outros, com percursos e histórias diferentes... apenas o gosto pela musica em comum!

    Quanto a ter colocado anónimo! Sabe é a primeira vez que me manisfeto num blog como tal não sabia o que colocar das várias opções...
    Apenas quis dizer qualquer coisa sobre o que estava aqui a ser dito, porque estou envolvida no projecto e sei a dedicação e trabalho que todos os envolvidos tem dito... dai não ter gostado muito de dizer tão mal do trabalho do Daniel e "que faziam melhor e só sabem desenhar ovos". Acho de muito mau tom fazer isto ao trabalho de alguém, existe sempre uma forma de expressar mos a nossa opiniao sem tentar denegrir a imagem de um outro colega... pois todos julgo que todos voces estejam dentro desta área da BD.
    Mas lá está a minha opinião também vale o que vale...

    Obrigada.
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Ana,
    Sou advogada, não sou nenhuma artista de BD/Ilustração, e também não percebo nada de papel, é certo, mas continuo a achar que os desenhos apresentados no livro dedicado ao António Variações, são um insulto visual. É a minha opinião.
    São cartas de tarot?? Muito obrigada pela informação, nunca adivinharia, e em nada modifica a minha opinião, antes pelo contrário, pois não é por algo ter passado pela cabeça do artista que, só por isso, resultou no desenho. Não resultou.
    O artista tem outros trabalhos muito melhores? Acredito, pior que este não acredito.

    ResponderEliminar
  23. Ana
    Vou repetir outra vez, também gosto mais de uns que de outros. Este em causa foi muito fraco no meu ponto de vista. Acho que é a opinião geral também.
    Isto não se trata de denegrir a imagem, eu estou a falar desta obra apenas. Agora vou falar na minha parte de leitor comprador... os livros vêm fechados e selados, não há maneira de sabermos o que vem no seu interior! Gasto quase 10 € num livro e sai-me um livro como este que sinceramente não gostei nada. Como é que fica a minha cara? Danada, claro! Só falei neste livro porque me senti enganado!
    Se alguém se der ao trabalho de correr o meu blog desde o princípio verificará que esta é a minha 3ª nota negativa, porque não é costume eu fazer isto. Só o faço quando me sinto enganado!
    Já comprei vários livros de que não gostei particularmente, embora reconheça que também não são assim tão maus. A única coisa que eu faço quando isso me acontece é que eu os ponho na prateleira e não faço crítica deles, ou sequer referência. Não me ponho a dizer mal no blog quando existem tantos de que eu gostei para falar. Mas não me senti enganado, esta é a diferença. Por norma não faço críticas negativas, aliás se eu tivesse visto o interior do livro provavelmente não o compraria e ficaria com um buraco na colecção, mas isso era opção minha. E nesse caso nem sequer falaria dele. Agora quando eu sou "obrigado" a comprar um livro às escuras e me sai um livro que vai contra tudo o que eu gosto graficamente eu sinto-me enganado! E aí acho que estou no meu direito de criticar negativamente. E não quero saber se é o Daniel Lima, se é o Jim Lee, se é o Rosinsky ou o Cassaday!
    A minha primeira crítica negativa neste blog foi feita a um dos meus artistas preferidos, Stjepan Šejić, como vês não é perseguição! Mas senti-me enganado com esse livro dele, pois tem como protagonistas duas personagens que eu gosto muito e bons autores de BD a assinar o livro. Por isso me senti enganado, por isso dei nota negativa.
    Não estou aqui para denegrir, e quem segue regularmente este blog sabe isso. É só começar a ler desde Julho de 2007, e verá que eu costumo ver tudo pela positiva ao longo dos 557 posts que já fiz.
    ;)

    Diabba
    De certeza que terá outros trabalhos bastante melhores!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Ana
    Já agora, quando falei em "julgar" utilizei essa palavra porque na altura foi a usada. Terás razão quando dizes que é uma palavra inadequada, também prefiro "opinião".
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]