segunda-feira, 16 de maio de 2011

Murena Vol.5: A Deusa Negra


E Nero está a ficar louco!
A ASA continua a série Murena entrando no seu segundo ciclo: O Ciclo da Esposa!
O argumento de Dufaux está cada vez melhor, gostei mais deste primeiro volume do 2º ciclo que dos anteriores. Está mais sólido, as teias urdidas entre os vários personagens estão ainda encobertas e ele só vai largando aos poucos o necessário para manter o interesse, ficando já eu a babar pelo próximo, pois os desenvolvimentos deste tomo fazem antever o fervilhar dos volumes seguintes! Será que é desta que Murena deixa de ser um “puto abananado” e parte para a luta?
Passando à arte… mais uma vez Delaby muda de colorista, agora é Jérémy Petiqueux. Hummm… gostava mais da colorista anterior! É impressionante como um colorista deixa a sua marca no produto final! Não estou a dizer que é mau, é apenas diferente e eu gostava mais do estilo de Dina Kathelyn! Pormenores…
O livro começa com uma dose de humor negro de que eu não estava à espera… isto após mais um combate de gladiadores, desta vez particular e só para ricos.
Enquanto Popeia se vai divertindo nestas festas, Nero resolve descer até ao seu povo para uma corrida de quadrigas, que não lhe corre bem. Entrou em cena uma personagem misteriosa que o humilha, sobretudo porque fica mal a um Deus ser vencido daquela maneira!
A sua personalidade está a ser completamente tomada pela “forma divina”, ao mesmo tempo que a sua mulher Popeia começa os seus jogos de bastidor com vista a enredar Nero, e ser ela o verdadeiro poder.
Outro ponto de interesse que vai fazer despoletar bastante a acção para o futuro é a relação entre Acté e Murena. Isto vai acabar por apimentar a intriga, sobretudo quando a mulher mais bela de Roma (Popeia) gosta de jogar com os piores sentimentos…
A série continua interessante, talvez um pouco mais, e posso estar a enganar-me mas os próximos volumes terão bastante mais acção! Este volume colocou as pedras em movimento e agora só nos resta ver como vão ser jogadas nos próximos volumes. Espero que saia depressa, este ciclo já está completo em França, tendo igual número de volumes relativamente ao primeiro, ou seja, quatro volumes.
Informação relativa aos outros volumes em:
Murena
Murena: Vol.3 - A Melhor das Mães
Murena: Vol.4 - Os que Vão morrer...
Leituras de BD no You Tube: Murena

Boas Leituras

Hardcover
Criado por Jean Dufaux e Philippe Delaby
Editado entre 2011 pela ASA
Nota : 9 em 10

9 comentários:

  1. Não li o que escreveste porque tenho ali o álbum para ser lido sem qualquer "sugestão", mas a arte o o texto desta série são de grande nível e já agora as capas desta colecção são visualmente muito boas!

    ResponderEliminar
  2. Verbal
    Fazes bem... mas não fiz spoilers!
    :)

    ResponderEliminar
  3. boa noticia. uma série de grande qualidade

    ResponderEliminar
  4. Se gostaste deste álbum, então espera até ler os próximos. E já agora espero que se aproveite a embalagem para publicarem o segundo ciclo da saga de Sioban. Se a primeira parte era com argumento de Dufaux e um desenho soberbo de Rosinski, esta segunda tem em pleno a dupla de Murena, ou seja Dufaux e Delaby e não fica nada atrás da primeira, pelo menos nos dois volumes que já li. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Brito
    Foi das melhores notícias deste ano para mim! A par de outras...
    :D

    João Amaral
    Sim, imagino depois da leitura deste que os outros sejam melhores ainda, têm todas as condições para isso!
    Mas do Sioban não há só um livro editado em português, acho que pela Meribérica? Já tive para comprar esse, mas depois vi que é uma série "grandota" e deixei ficar...
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Acabei de ler ontem o 3/4 volumes do 1º Ciclo e é fantástico... o 5, que já cá canta, vou guardar até saírem mais volumes! Espero que tenha uma cadência de lançamentos regulares!
    Mas, após este post, fiquei com água na boca e dificilmente conseguirei aguardar...

    ResponderEliminar
  7. Diogosr1
    ehehehehe
    Não vais resistir a ler...
    :P

    ResponderEliminar
  8. Tenho a ideia de que sim. Da Sioban tenho ideia de só ter saído o primeiro volume. Mas esse primeiro ciclo escrito pelo Dufaux e desenhado pelo Rosinsky é composto de quatro álbuns: Sioban, Blackmore, La Dame Gerfault e Kyle of Klannach. O segundo, escrito pelo Dufaux e desenhado pelo Delaby também será composto de quatyro álbuns. Até agora sairam dois: Moriganes e Le Guinea Lord. Para já é o que conheço.

    ResponderEliminar
  9. João
    Pois... decididamente o francês não é o meu forte...
    Esses livros passam-me sempre ao lado devido à minha ignorância da Língua Francesa.
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]