sexta-feira, 13 de maio de 2011

Autores: Milo Manara


Milo Manara (Maurilio Manara) é talvez o mais conhecido autor da chamada Banda Desenhada erótica. Consegue desenhar com meia dúzia de linhas simples o corpo de uma mulher muito sensual, até parece fácil!
A face tem sempre um ar angelical, com os olhos rasgados e um pouco afastados, sendo a boca a dar-lhe normalmente o ar “travesso” que normalmente necessita para as suas estórias. O corpo normalmente esguio e firme com peitos grandes e umas nádegas estreitas. È assim a “mulher Manara”. Este é também o reparo que eu faço, ou seja, ele chegou à perfeição dentro deste registo, e nunca mais saiu dali… muda a cor da pele, dos olhos e a forma e cor do cabelo.
É um autor que normalmente trabalha sozinho, e diga-se de passagem que as suas estórias deixam sempre algo a desejar, sendo o desenho e a cor o seu grande ponto forte. Mas não se pense que Manara apenas sabe desenhar mulheres, o seu trabalho em paisagens, sejam elas urbanas, na selva, no campo, no mar, ou registos históricos são sempre uma maravilha para os olhos! E para ser o artista completo só falta dizer que se sente à vontade tanto no registo a preto e branco, seja com traço simples ou pontilhado, como a pintar a aguarela. E como eu gosto das aguarelas deste senhor…
Começou a sua aventura artística em 1969 depois de ter tirado um curso de arquitectura. O seu primeiro grande personagem é Giuseppe Bergman, e é também a melhor série a solo que ele criou! Esta personagem foi criada inicialmente para a revista francesa “À Suivre”, e é aqui que ele presta a sua homenagem ao seu grande amigo Hugo Pratt.
O seu maior sucesso comercial será talvez o “Clic”, com quatro volumes editados até agora, mas tem inúmeros livros neste género de registo em que o sexo está presente, explicitamente ou implicitamente, em quase todas as páginas do livro! Para além da parte sensual em que as aventuras dos seus personagens se movem, está sempre presente um fino humor negro, que para quem o aprecia joga extremamente bem com as perversidades sexuais, que chegam por vezes ao total sado-masoquismo!
As obras “a dois” serão talvez as melhores da sua lista. Trabalhou em “Viagem a Tulum” com Fellini, em “El Gaúcho” e “Verão Índio” com Hugo Pratt e por fim com Jodorovsky na série Bórgia. Estou a referir apenas obras traduzidas para português.
A sua obra está amplamente difundida por todo o mundo, e Portugal não é excepção! Grande parte dos seus livros e séries está traduzido para a nossa língua, embora se percam por uma série de editoras, sendo por vezes difícil conjugar uma série na prateleira… exemplo: Giuseppe Bergman!
Vou colocar uma lista, que eu penso estar bastante completa, das suas obras em português. Se faltar algum, por favor não se coíbam de me informar!
- HP e Giuseppe Bergman: O mestre de Veneza
- HP e Giuseppe Bergman:O Caminho para Macondo
- Giuseppe Bergman: As Aventuras Asiáticas (Perfume de um Sonho)
- Rever as Estrelas ou: As Aventuras Urbanas de Giuseppe Bergman
- Giuseppe Bergman: A Odisseia de Giuseppe Bergman
- Clic
- Clic 2
- Clic 3
- Clic 4
- Câmara Indiscreta
- As Mulheres de Manara (Art Book)
- Kama Sutra
- Encontro Fatal
- Gulliveriana
- Metamorfose de Lucius
- O Homem de Papel
- O Perfume Invisível
- O Perfume Invisível 2: Nua pela Cidade
- Curtas-Metragens
- O Pintor e a Modelo
- Viagem a Tulum
- El Gaucho
- Verão Índio
- Bórgia Vol.1: Sangue para o Papa
- Bórgia Volume 2: O Poder e o Incesto
- Bórgia Volume 3 - As Chamas da Pira
- Bórgia Vol.4: Tudo é Vaidade
Bem… se não estão todos, faltarão poucos!
Uma das suas últimas obras foi “X-Women” com Christopher Claremont. Este eu tinha bastante curiosidade de o ler em português!
:D
Podem clicar nos links dos livros (que o têm...) se quiserem obter mais informações sobre obras já referidas neste blog.
Como poderão verificar, algumas das imagens apresentadas são de uma grande beleza, sendo as duas últimas referentes a páginas do livro X-Women.
Com um bocadinho de sorte será editado em português... quem sabe!
Penso que os livros de Manara vendem relativamente bem, portanto será uma boa aposta para quem o queira editar!






Superman





Vampirella





X-Women





X-Women


Boas leituras!

16 comentários:

  1. Tenho quase todos, por gosto pela BD, ainda que as histórias sejam mesmo muito fracas.
    No entanto como disseste, as histórias a dois com o Hugo Pratt ou o Jodorovsky são espetaculares!

    ResponderEliminar
  2. Diogosr1
    Eu tenho bastantes, mas é como dizes, mais pela arte do que pela estória e os melhores são sem dúvida os livros em que ele não é argumentista. Exceptua-se Giuseppe Bergaman e a Metamorfose de Lucius.
    :)

    ResponderEliminar
  3. De Manara tenho alguma coisa: El Gaucho na revista (À Suivre) e Verão Índio (edição francesa de 1987). Em português apenas? o "Perfume de um Sonho" pelas Edições 70 (1988) e "Quatro Dedos, O Homem de Papel" pela mMeribérica (1983).

    Reconheço a sua qualidade, mas gosto de outras coisas.
    http://www.portaviii.com/quatro-dedos-o-homem-de-papel/

    http://www.portaviii.com/il-viaggio-di-g-mastorna-detto-fernet/

    ResponderEliminar
  4. Gosto do banner. Parabéns pelo novo visual.

    ResponderEliminar
  5. Paulo
    O banner ainda não é "original"... o logo sim, irá ser o logo deste blog durante muito tempo. Quanto ao banner terei de arranjar um próprio, que é o meu objectivo...
    :D

    ResponderEliminar
  6. Bongo acaba com a ansiadade com a X-WOMEN e compra em Ingles,ou em Portuga Brasuka.
    Quanto ao Manara ele é bom para aquilo que desenha apesar de ser sempre a mesma mulher em situaçoes pecaminosas.

    ResponderEliminar
  7. Optimus
    Eu não estou ansioso... estou apenas expectante!
    De certeza que irá ser editado por cá, não faz sentido não ser... Manara costuma vender, portanto não há razão que impeça este título de ser editado em português! Como e quando é que não sei...
    :P

    ResponderEliminar
  8. Já agora, tenho de dizer que a parte final do logótipo foi feita pelo Hugo Teixeira a quem eu agradeço muito pela disponibilidade. De qualquer maneira, quando o banner for definitivo os respectivos créditos irão ser dados a quem trabalhou neste "embelezamento" do meu blog!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Manara. Eis a razão para o meu gosto pela BD Erótica. Ou melhor dizendo, Pornográfica. Comecei pelo CLIC e nunca mais parei. :)

    ResponderEliminar
  10. pco69
    É impossível não gostar do trabalho deste homem como artista! As estórias dele deixam bastante a desejar, mas a arte é soberba. Aconselho-te Giuseppe Bergman, se ainda não conheceres, isto para além dos livros com outros argumentistas.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. "Manara costuma vender, portanto não há razão que impeça este título de ser editado em português! Como e quando é que não sei... "

    Mas será que consegue vender sem distribuição,ou estando fisicamente limitado a uma zona do pais???

    ResponderEliminar
  12. Há pelo menos mais dois títulos editados em português:
    -Curtas-Metragens
    -O Pintor e a modelo

    ResponderEliminar
  13. TomWaiting
    Obrigado pela info!
    ;)
    Irei actualizar o post!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]