quinta-feira, 5 de maio de 2011

Astro Boy Vol.3


Estando brevemente prevista neste blog a crítica à obra “Pluto”, faz sentido falar deste terceiro volume, visto que foi a estória “O Melhor Robô da Terra” ("The Greatest Robot on Earth") que lhe deu origem.
Este volume é composto pelo já referido “O Melhor Robô da Terra” e por outra estória mais pequena: “Mad Machine”!
“O Melhor Robô da Terra” é uma das mais populares e conhecidas estórias de Astro Boy e como é hábito nas obras de Tezuka existem um bom número de mensagens “escondidas” nesta estória. É muito mais do que vários robôs andarem à pancada, e bastante mais do que a já gasta dicotomia entre o bem e o mal. O público-alvo são as crianças, mas existem muitas lições a tirar do “storytelling” de Tezuka! Também temos a curiosidade da introdução de Uran, a irmã de Astro Boy e dos outros seis super poderosos que habitam o planeta.
Definitivamente aqui entram analogias às armas nucleares e aos loucos que estando no poder as podem usar só para provarem que são “os melhores”…
Felizmente que Pluto foi feito apenas para combater sete robôs, falhando no aspecto de ser completamente mau como os seus criadores.
É uma estória acerca de guerra, armas, pacifismo e racismo… tudo isto servido por Tezuka num registo muito dinâmico, alegórico e moralista. De qualquer maneira acho que a estória é curta, fazendo com que a apresentação das personagens seja muito rápida e sem grande profundidade, ou seja, esta estória poderia ser muito mais profunda. Felizmente o tributo a este grande autor feito por Urasawa com a obra “Pluto” levou tudo o que não foi devidamente aprofundado até às últimas consequências!
Também acho que os vilões desta estória não estão muito credíveis ao nível do registo gráfico… aquele árabe com ar de Sultão bonacheirão não tem ar de grande bandido!
Astro Boy depois de um primeiro combate com Pluto chega à conclusão que não tem potência energética para conseguir ganhar… e retira-se depois de um “empate”… aqui Pluto vai combatendo e eliminado os outros poderosos robôs da Terra, intervalando com escaramuças entre ele e Astro Boy. De notar a sua “queda” por Uran… isto vai definir a sua primeira fraqueza!
Astro Boy consegue que o seu criador lhe aumente a potência, isto apesar do seu mentor lhe ter dito que eram as acções, e não poder, que davam grandeza a um robô!
No final o malvado cientista ao serviço do malvado Sultão (que tinha sido expulso do seu país) joga a sua grande cartada enganando toda a gente, mas Astro Boy conta com um poderoso aliado nesta altura.
É um clássico que deve ser lido por toda a gente, isto para além de estar traduzido para português numa muito boa edição da ASA.
Têm informação sobre os dois primeiros volumes no link em baixo:
Astro Boy Vol. 1 & Vol.2

Boas leituras!

Tankobon
Criado por: Osamu Tezuka 手塚 治虫
Editado em 2010 pela ASA
Nota: 8 em 10

9 comentários:

  1. Eu achei o primeiro volume soberbo, os outros, não sei porquê, mas foram normais para mim. =P

    ResponderEliminar
  2. Crucios
    Não te esqueças que são estórias com quase 50 anos!
    :)
    Já leste o Pluto do Urasawa?
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Já li alguma coisa há um tempo. Tenho estado concentrado no Bakuman.

    ResponderEliminar
  4. Crucios
    Pois... estás a deixar de fora uma das obras primas da Manga!
    Porque Pluto é uma obra prima!
    :P

    ResponderEliminar
  5. a obra tem de ser lida tendo em conta a idade da sua publicação.

    ResponderEliminar
  6. Paulo Brito
    Nem mais!
    É como o Tintin no Congo!
    :D

    ResponderEliminar
  7. exacto como o Tintin no Congo

    ResponderEliminar
  8. Optimus
    Não percebi... eu sei que gostas de transformers, mas o Astro Boy não muda de aparência apesar de de mais potente!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]