domingo, 8 de maio de 2011

Anicomics Lisboa 2011

Fica este post para a comemoração das 200 mil visitas a este blog!
Este Sábado o Anicomics abriu, e abriu com muita gente e animação!
Parabéns à organização deste evento lisboeta, estava quase tudo bem, infelizmente o espaço da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro está a ficar bastante exíguo para tanta gente. Penso que a Câmara de Lisboa e o organizador Mário Freitas (e colaboradores) têm de encontrar um espaço melhor para futuros eventos do género. Penso que em Lisboa haverá espaços maiores sem serem onerosos para a organização do evento.
O espaço das exposições é pequeno, mas estava bem organizado, contemplando os artistas Nuno Plati, Frazer Irving, Riccardo Burchielli e Osvaldo Medina. No que respeita a Nuno Plati estavam lá páginas em sketch e finalizadas do seu trabalho em Marvel Girl, de Frazer Irving tínhamos o Batman, Riccardo Burchielli apresentou DMZ e Osvaldo Medina com C.A.O.S.: Nova Ordem.
Os cosplayers compareceram em grande número, com a animação do costume, deram bastante vida e cor ao evento. As fotos comprovam isto!
À imagem do ano passado houve Hairstyling e maquilhagem para quem quisesse, workshops e sessão de autógrafos com muitos autores. Foram feitos lançamentos de mais dois livros da Kingpin e antevisão de mais dois que irão sair este ano (espera-se). A Kingpin está a crescer devagar como editora, mas de modo sustentado.
No auditório, e com a moderação de Mário Freitas (está a ficar profissional nisto) foram feitas as antevisões do “O Baile” de Nuno Duarte e Joana Afonso, e “O pequeno Deus Cego” com David Soares e Pedro Serpa. Venham esses livros!
Lançamentos… C.A.O.S.: Nova Ordem com Osvaldo Medina e Fernando Dórdio e depois uma compilação do Super Pig, reunindo as quatro revistas soltas num só exemplar. Compareceram aqui os autores GEvan, Mário Freitas, Carlos Pedro e Gisela Martins.
Entre estes lançamentos e o debate moderado por Mário Freitas que envolveu Nuno Plati, Riccardo Burchielli, Frazer Irving e Jorge Coelho (e que foi muito interessante, nada maçudo) houve a escolha do representante português para o Eurocosplay. A organização esteve a cargo da associação ANIPOP.
Aqui a “porca torceu o rabo”… Salvaguardando a posição dos organizadores do Anicomics, que não tiveram a ver com estes problemas, a escolha por parte desta organização dos responsáveis no terreno para este concurso foi fraca. Foram malcriados e birrentos. Lamento ter de falar disto nestes termos, mas não se admite que cheguem ao pé do público da primeira fila que já se encontrava lá há pelo menos uma hora, e mandem levantar toda a gente com um ar que não admitia resposta contrária de ninguém… a primeira fila estava reservada para a imprensa e júri! Ora eu pergunto… que imprensa??????? Os amigos de máquina fotográfica? O Júri de certeza que no máximo tinha quatro elementos (não sei quantos eram…).
Bem, e como eu estava muito bem sentado, mais a minha mulher e uma amiga, não admito que venha uma pirralha a fazer voz de “homem” crescido, com autoridade, a mandar levantar sem “mais nem ontem”! Mais, quando questionei o porquê a resposta foi que era para quem tivesse máquina fotográfica. Eu mostrei que tinha uma… depois era só para a imprensa! Eu perguntei de que jornal ou televisão era o rapaz imberbe que estava à minha frente a querer sentar-se! Bom… quando já não há argumentos parte-se para a estupidez natural… Vamos ao terceiro fundamento, “…à mas é só para quem tem máquinas daquelas (grandes e muito “pró”)! Ora a minha é pequena! Dei uma gargalhada mental e fui-me embora a pensar que afinal o tamanho conta! Sim, porque como o auditório estava cheio, não havia lugar nem nos corredores laterais, eu ficaria sem poder ver o concurso! Espectacular!
Vim cá para fora apanhar ar… e a pensar que quando põem crianças à frente da organização de eventos só pode dar … er… ia dizer uma palavra feia…
Bom, mas isto não acabou… passado uns minutos expulsaram toda a gente lá de dentro do auditório! Aqui eu dei uma gargalhada… O Mário Freitas nem foi avisado destas nuances, o público que estava no auditório inundou de tal maneira a parte comercial que estava a ver que não conseguia comprar o livro que queria, e enfim… o Mário Freitas fartou-se de pedir desculpas e eu não tirei fotos do concurso. Mas a minha última gargalhada aconteceu quando eu soube que afinal o concurso era só entre três concorrente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esta barafunda toda por causa de TRÊS CONCORRENTES!!!!
Bem-vindo o debate que veio a seguir! Muito mais interessante, mas tudo isto atrasou o programa e eu fiquei sem tempo para os autógrafos.
A ANIPOP pediu desculpa às pessoas na sua página do Facebook, dizendo que o problema foi que não tinham controlo total do evento, pois estavam a trabalhar dentro da organização do Anicomics, e que nunca mais trabalhariam dentro de eventos de outros organizadores. Desculpem-me mas mesmo que pensem isto, não serve de desculpa. Foram culpados de arrogância e má educação, e isso não tem nada a ver com eventos ou organizações. Tem a ver com as pessoas que lá puseram para tomar conta do concurso. Não tapem o Sol com a peneira. Peçam desculpa às pessoas e só isso. Mais nada. Não se desculpem com outros, é feio!
Já me alonguei a falar disto e dá a ideia que foi tudo muito mau… nada disso! O evento em si foi um sucesso e bem organizado no geral!
Ficam as fotos!

Vista geral












Auditório


O Pequeno Deus Cego: David Soares - Mário Freitas - Pedro Serpa





C.A.O.S.: Nova Ordem: Osvaldo Medina - Mário Freitas - Fernando Dórdio





O Baile: Nuno Duarte - Mário Freitas - Joana Afonso





Super Pig - Live Hate: Gisela Martins - Carlos Pedro - Mário Freitas -GEvan





Debate: Jorge Coelho - Frazer Irving - Mário Freitas - Nuno Plati - Riccardo Burchielli





Vista geral do auditório, comigo na primeira fila!


Cosplay















Exposições










Nuno Plati









Osvaldo Medina





Frazer Irving









Riccardo Burchielli










Espero que tenham gostado das fotos tiradas pela minha pobrezinha mini-máquina, foi o que se arranjou...
Amanhã há mais, eu não irei. Tenho encontro marcado com a Feira do Livro de Lisboa!

Divirtam-se!!

14 comentários:

  1. O Cosplay até podia ter sido só 1 pessoa. Em todos os eventos, o palco é completamente esvaziado para fazer testes de som/áudio, e ainda bem que foram feitos com o palco vazio, porque o equipamento de lá era muito mau, e com pessoas que pouco percebiam daquilo. Portanto se queres queixar-te de alguém por não ter preparado o terreno para o Cosplay, queixa-te das pessoas certas aKa organização Anicomics.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Fábio
    Façam aquilo que têm a fazer... agora ninguém me expulsa da primeira fila porque a minha máquina fotográfica é pequena, e sobretudo por uma miúda com a mania que é importante... e malcriada, coitadita... para ela o tamanho conta!
    E vais-me desculpar, mas um concurso tem de ter pelo menos duas pessoas a competir... uma só não dá!

    :(

    ResponderEliminar
  4. "Senhor" fábio, da ultima vez que vi, o palco não é a plateia, ou seja, expulsar a plateia e dizer que era preciso o palco vazio simplesmente não faz sentido e não ter pessoas qualificadas não é desculpa para tal. Duvido também que a culpa seja da Anicomics quanto á forma de expulsar as pessoas, quando vocês nem tiveram a decência de colocar um papel sequer a indicar que precisavam dos lugares, e foram altamente rudes na forma como expulsaram as pessoas. Para a próxima, aproveita para a dar a cara e pedir desculpas, ao invés de te fazeres de grande.

    ResponderEliminar
  5. E já agora, sem querer ensinar nada, primeiro fala-se com o director do evento, e depois ele toma as decisões que acha que deve tomar!
    Além disso para fazer testes de som e luz não é preciso mandar toda a gente dali para fora, mas se for pertinente deve ser feito com cuidado e não como foi feito!
    Não desculpem o indesculpável com outros!

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, quero dizer ao Nuno "Bongop" Amado, tem um excelente Blog.
    Agora acerca do evento bem...queria ir mas infelizmente graças, alias tenho de
    agradecer, á Fertagus ,com suposta avaria dos comboios que eles tiveram de manhã , eles arruinaram uma oportunidade de eu ir a um evento único.
    Sim oportunidade, de ir um evento ,trabalhar no Workshop com Frazer irving , bem como conhecer artistas da comunidade portuguesa e verdadeiros fan de comics e manga, e comprar uma recordações... estragada só por uma avaria dos comboios.
    Muitos daqueles que ler meu post (que já agora peço desculpa, pelo meu português), devem pensar, porque eu deves estar aborrecer com isso?
    Bem resposta é simples: Sou de Setúbal e sou um artista amador de comics.
    Mas infelizmente, em Setúbal, só em Setúbal, a Banda desenhada está morta a 98%, quer lojas ou centro comerciais.
    Já para não falar que aqui pessoas tem uma estupidez regional, depois afirmam com documentários, como ``B.D. não tem futuro .´´ ou `` B.D é para morons .´´
    Mas melhor sem duvida foi de uma Professora ligada a câmara municipal de Setúbal, e afirmou o seguintes palavras -`` Banda Desenhada, não é Cultura! ´´
    (Era bem feito que Hergé , soltasse da campa, e era um chuto no cu que só parava no Congo!)
    Graças a Deus , existe festivais como Amadora , Beja, Anicomics, que gostava
    de mostrar na cara dessa pessoas o contrario .
    Espero que o evento tenha valido a pena.

    ResponderEliminar
  7. Soul Django
    Tens toda a razão!
    ;)

    Anónimo
    Claro que valeu a pena! Lá por ter havido aquele percalço de pormenor (ihihihi) o Anicomics vale bem a pena sim! Aliás, aquele concurso nem foi organizado pelo Anicomics!
    O resto estava muito bom!
    Quanto à tua professora, eu posso dar-lhe uma lista de livros para ela ler e deixar de ser ignorante...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Não fui, tenho pena, mesmo muita. Queria mesmo ir, mas a escola do meu puto lembrou-se de fazer o Sarau no Sábado, e no Domingo lá houve um aniversário de família, "noblesse oblige".

    Estou a ver que ia dando molho!

    Estou mesmo a ver a onda "Eu sou da organização. 'Tázaver?"

    É triste! Mais triste é vir escrever num blog que a culpa é dos outros. "Querdizer"...mesmo que eventualmente tenha sido, isso não se faz.

    Já agora, Soul Django, não te preocupes. Já tive uma professora que dizia que os pinguins são mamíferos! Foi preciso a enciclopédia Luso-Brasileira para a fazer crer que não. Não, naquele tempo não havia internet!

    ResponderEliminar
  9. Refem
    Claro que não dava "molho"... LOL
    Foi apenas uma troca "gira" de argumentos... como eu tinha a mais pequena, perdi!
    :D
    De qualquer modo quero frisar que a Anicomics não teve nada a ver com isso! Aliás, o Mário Freitas estava possesso!
    Mas perdeste um evento colorido e cheio de pontos de interesse!
    Foi pena não teres aparecido, o Verbal estava com uma cara tão gira a olhar para os cosplayers...
    ahahahahha
    ;D

    ResponderEliminar
  10. Caro Nuno, mas que rica foto que colocaste de mim, ãh? Captou muito bem o meu ar de "esta está a preparar alguma coisa" =D

    Certas coisas foram muito absurdas neste evento e outras valeram muito a pena e felizmente as boas têm mais peso.

    ResponderEliminar
  11. Shoottokill
    Gisela, foi o que saiu... estavas a fazer pose!
    :D
    Sim, aquilo foi um pormenor... estúpido, mas um pormenor! E não veio da parte da organização Anicomics...
    De todo o resto só posso dizer bem!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. @bongop, e tu não viste a minha cara no Domingo quando assisti a 10 min do concurso de cosplay propriamente dito. Toda aquela preparação com os fatos e máscaras e depois tudo se resume a 3 minutos em palco numa teatralização falada.... em japonês!!! Completamente surreal!
    Mas gostei bastante do festival!

    ResponderEliminar
  13. Verbal
    Então... estavas à espera de meia hora de exibição por concorrente?
    :D
    Aquilo normalmente é curto, não sabia é que falavam em japonês...
    Mas gostaria de ver a tua cara... aliás, conhecendo-te estou a imaginá-la!
    :D

    ResponderEliminar
  14. Por incompetência do blogger desapareceram alguns comentários deste post, desculpem-me todos os que aqui comentaram e que os comments desapareceram
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]