segunda-feira, 4 de abril de 2011

Anigamix 2011 e Entrega dos VIII Troféus Central Comics


E foi o Anigamix!
E foi divertido! (Embora não tenha tido muito tempo para lá estar…)
E foi a entrega dos Troféus Central Comics referentes ao ano de 2009. A ver se este ano os TCC ficam bem colocados no tempo, pelo que eu ouvi existe a intenção de serem apresentados no próximo Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja os nomeados de 2010, o que era bom para recuperar o atraso…
O local foi a Exponor em Matosinhos, estava animado com muitos visitantes e claro… o pessoal do cosplay dá sempre bastante cor a estes eventos. Infelizmente no Domingo tive de me vir embora para Oeiras e não pude assistir ao campeonato de cosplay.
Mas houve outros tipos de animação como jogos Play Station, uma pista de obstáculos para se brincar com skates minúsculos, filmes, etc., etc. …
Deu para falar com algumas caras conhecidas, para conhecer outras, e para travar conhecimento com algumas pessoas que já conhecia de vista mas que desta vez estavam mais acessíveis!
No auditório onde foram entregues e conhecidos os vencedores dos TCC, assisti à apresentação de alguns projectos nos quais deposito grandes esperanças: “As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy 2” e “Butterfly Chronicles”. Houve outro projecto que me cativou e espero que tenha sucesso: “Obscurum Nocturnus" de Diogo Carvalho. Vamos ver como sai no papel!
Para além disso houve sessão de autógrafos com Paulo Monteiro, Filipe Melo, João Mascarenhas e muitos dos artistas que trabalham no Projecto Zona.
A nota negativa vai para a falha de som no auditório, o que reduziu bastante o à vontade dos interlocutores e a participação do público. Valeu nalguns momentos um pequeno megafone…
:D
Vou deixar-vos com os vencedores dos Troféus Central Comics e algumas fotos do evento:

Auditório:


Vista geral




Diogo Carvalho apresentando Obscurum Nocturnus




Fil apresentando o Zona Monstra







João Mascarenhas apresentando o seu Butterfly Chronicles




Filipe Andrade apresentando Under Siege


Exposições


Under Siege




Boring Europa







Zona Monstra


Vistas gerais e algum Cosplay


Vista geral




Loja "O Lobo Mau"




Loja PressPlay e ali de mão no bolso encontra-se o





Skate com dedos!




Cosplay




Mais Cosplay...




Não sei quem ganhou o concurso, mas daqueles que eu vi a circular estes foram os que eu gostei mais!


VIII Troféus Central Comics

Melhor Editora
Edições ASA

Melhor Publicação Cartune
O Gato do Simon 1 – Os Gatos são Mesmo Assim (Objectiva)

Melhor Publicação Técnica
Israel: Sketchbook (Edições Asa)

Melhor Fanzine
All-Girlz (Arga Warga)

Melhor Desenho Estrangeiro
Travis Charest (Armas do Metabarão)

Melhor Desenho Nacional
Filipe Andrade (BRK v.1)

Melhor Obra Curta
Dream Machine 2.1; Joana Lafuente (All-Girlz Banzai!)

Melhor Projecto em BD
Projecto editorial Zona (Colectivo Zona)

Melhor Argumento Estrangeiro
Kurt Busiek (Marvels)

Melhor Argumento Nacional
Filipe Pina (BRK v.1)

Melhor Publicação Nacional
BRK vol.1 (Edições Asa)

Melhor Publicação Estrangeira
Marvels (BDmania)

Digamos que os meus favoritos ganharam poucos prémios...
:P


Para último fica o registo da minha filha artista que também fez um desenho no mural:


E não ficou nada mal em relação a muito do que para lá estava desenhado!

E já que estava ali, e o Filipe Pina também, abordei-o no sentido de me arranjar um exemplar da edição limitada, em Banda Desenhada, do "Under Siege", uma vez que não se encontra à venda, e ao mesmo só se tem acesso, se for ofertado pelos autores, e tendo em vista a divulgação do mesmo aqui no Leituras de BD, mas eis que recebo como resposta esta pérola "não posso (oferecer), porque não é para qualquer pessoa". Qualquer pessoa?
Por mim bem podem meter o tal exemplar onde não brilha o sol.
E publicidade, e divulgação de obras presentes e futuras, aqui no Leituras de BD? Bom, informo que aqui também não divulgo obras "de qualquer pessoa".

Boas leituras!

14 comentários:

  1. Boas, nestes festivais quando se misturam muitas coisas, muito se dispersa e nada sobressai. Interessante a mostra das pranchas do Under Siege.
    Quanto aos resultados da votação do CC, seem grandes surpresas, e face aos nomeados gostei, sobretudo, da vitória de Marvels.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao comentário da "qualquer pessoa" bem que lhe ficou mal.
    Aí está uma oportunidade perdida para uma boa publicidade gratuita!

    Quanto ao evento não fui porque não é muito do meu género, mas pareceu ser divertido (e apanhaste aí uma conhecida minha a fazer cosplay XD).

    David B.

    ResponderEliminar
  3. Sim, os exemplares que temos não são para qualquer pessoa porque temos um número limitado de BDs impressas e tal como tu já houve imensa gente a pedir uma cópia.

    Por isso mesmo é que a BD existe apenas como cópia digital online disponível gratuitamente.

    Lamento se te sentiste ofendido mas fui honesto e directo. Se na altura não tinhas percebido o que eu queria dizer com aquilo perguntavas logo directamente em vez de vir colocar aqui.

    Escusado eram estes comentários.

    ResponderEliminar
  4. Verbal
    Sim, não houve grandes surpresas nos TCC, mas a maior parte dos meus preferidos não ganhou!
    :(
    Não havia grande dispersão porque o espaço do Anigamix era bom, mas não grande demais, estava tudo ali! Exposições, autores, apresentações, lojas e um bom "largo" ao meio para circulação!
    ;)

    David B.
    Então... podias ter vindo para apoiar a tua amiga no concurso!
    :P

    ResponderEliminar
  5. E eu ali de mãos nos bolsos para disfarçar a pança. Pois é! hehehhe

    Mas (segredo) soube que teve de ser usada uma lente de peixe para me conseguir enquadrar naquela foto. :)

    ResponderEliminar
  6. Filipe Pina
    Se me senti ofendido da maneira como respondeste? Sim, claro!
    Podias ter dado 1327 respostas diferentes em que eu teria dito para mim próprio:
    "-Paciência!"
    Mas assim sem mais nem menos, e daquela maneira, desculpa mas fizeste-me sentir como merda.
    Estou a usar o termo que a minha mulher não me deixou usar no blog, mas é o que espelha a 100% o que eu senti!
    Não pedi explicações directamente na altura porque fiquei completamente sem palavras e a pensar "mas o que é que eu ando aqui a fazer??? Mas porque é que eu me dou ao trabalho de fazer isto???"

    Desculpa se estou a honesto e directo! Se isto sucedesse ao contrário não te irias sentir bem de certeza!
    Eu quero lá saber da BD digital! Eu detesto publicações cujo fim é serem única e exclusivamente editadas nessa formato... nem lhes ligo sequer! Como divulgação de uma obra sim, como produto final… bem… para mim nem sequer existem porque não leio por prazer no computador.

    Quanto aos comentários escusados, posso dizer que criei este blog, no início, porque precisava de praticar a escrita (no meu trabalho quase não escrevo...), falar sobre quê? BD! Gosto, faz-me sentir bem! Mas apesar disso é um blog pessoal onde tenho toda a liberdade de falar o que me vai na alma.
    Se um dia alguém me quisesse patrocinar o blog aí teria mais cuidado com o que escrevo, mas para já o meu blog é pessoal e é o meu escape! Como tal muitas vezes digo o que me vai na alma...

    Para além disso, não vejo onde é que isto te possa prejudicar! É um blog insignificante, de uma pessoa qualquer, que gosta de dizer o que pensa de um livro de vez em quando. Nem jornalista sou! Sou um mecânico e sabes que o pessoal que trabalha em oficinas por vezes é um bocado bruto!

    Desculpa mas hoje não é um bom dia para mim...

    :|

    ResponderEliminar
  7. Paulo Brito
    Nah... não tenho objectiva "olho de peixe" ou lá como é que isso se chama...
    Mas foste apanhado completamente ao acaso!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Boas, Bongop.
    Sem grandes comentários ou juizos de valor, quando perguntas: "Mas porque é que eu me dou ao trabalho de fazer isto???" o que me ocorre é : "Para que gajos como eu leiam!" E creio que haverá milhares como eu, que não ilustro, não escrevo, não edito, não vendo, mas GOSTO de BD.
    E este 'teu' blog presta-nos um serviço fabuloso. Por mais mal-entendidos ou contrariedades com que te depares.
    Força. Continua. Obrigado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. "David B.
    Então... podias ter vindo para apoiar a tua amiga no concurso!
    :P
    "


    Naaaa, eu sou grande apreciador de manga e (noutros tempos já idos) fui um jogador activo de videojogos, mas esta vertente de Cosplay/Merchandise não me desperta a atenção.
    Talvez tivesse valido a pena ir pelas exposições, mas mais uma vez não senti aqui necessidade de ir lá (ainda para mais num fim de semana em que tinha que trabalhar na mudança da minha casa :P).

    De qualquer forma gostei das fotos e deixa-me que te diga que EU comprava arte original da dona Sofia Amado X)!
    Fez-me lembrar isto:

    http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTYPE3x7AKso3-cWIaxYo_95Kl6ausZm8NKx1YBLFqej85_9rOJ0w

    David B.

    ResponderEliminar
  10. A.Bastos
    Obrigado!
    :)

    David B.
    eheheheh
    Ela só tem 7 anos! Desenhará muito melhor quando for adulta... E irás comprar livros dela!
    ;P

    ResponderEliminar
  11. XD totalmente, tens que lhe pedir que faça uns desenhitos já que depois vão valorizar!!!

    ResponderEliminar
  12. David B.
    Já tenho muitos desenhos dela... lol
    :D

    ResponderEliminar
  13. Apoio o autor do blog; muitas vezes o fã anónimo faz uma divulgação muito mais sincera de uma obra do que um meio de comunicação hipócrita.

    A ter oferecido aquela amostra de BD a quem lhe a pedia, o autor estaria a garantir que ela seria respeitada por alguém que gosta mesmo de BD.

    Sabendo desta atitude do autor tenho a dizer que cada vez menos me agrada que o Sr.Pina tenha ganho o prêmio de melhor argumentista (especialmente estando na mesma categoria o Nuno Duarte, um verdadeiro homem das letras que respeita quem o lê). Há que dize-lo, há poucos argumentistas com 'A' grande em Portugal e Filipe Pina não é um deles.

    Mas pronto,o povo (do facebook) é quem mais ordena quem sou eu para sentir que o prêmio podia ter sido melhor atribuído?

    ResponderEliminar
  14. Diogo Semedo
    Obrigado pelo teu apoio neste caso.
    De qualquer maneira já ultrapassei isto perfeitamente, já nem estou estou chateado sequer. Na altura senti-me um bocado ferido (sobretudo no orgulho) mas a BD é muito grande para me preocupar sequer com isto.
    E sim, respeito muito a BD (toda) e provavelmente os autores teriam tido toda a publicidade do mundo que estaria na minha mão fazer. Não, não escrevo para jornais. Não, não sou um intelectual da BD. Não, não sou um amigo pessoal dos autores. Mas se calhar a maior parte das pessoas importantes que receberam a brochura disseram obrigado e guardaram-na num qualquer canto lá de caso e "não se pensa mais nisso". Aqui teriam direito a divulgação e publicidade de certeza. Bom, se calhar não precisam de mais do que aquela que já têm, e nesse caso fico feliz por eles!
    Em relação aos TCC, e como disse algures atrás, os meus preferidos (salvo algumas excepções) não ganharam.
    Se os votos deram como grande ganhador o BRK, é porque merece. Eu tinha outro preferido que era a A Fórmula da Felicidade. Digo isto sem desprimor para o BRK, apenas porque a Fórmula está completa, é uma grande obra da BD feita por portugueses, e o BRK ainda vai no primeiro volume (e não se sabe se irá sair mais algum), portanto não posso opinar muito sobre a estória do Filipe Pina. O livro tem potencial para ser na realidade outra grande obra da BD feita por portugueses, mas eu não sei o desenlace de tudo o que ficou pendurado no primeiro volume. Assim o meu voto foi para uma obra já concluída e sobre a qual posso opinar sem problemas... conheço o princípio e o fim. Do BRK apenas conheço o princípio (que acho prometedor), mas só isso por agora! Quando saírem os próximos volumes (que eu gostaria muito que saíssem) aí sim, posso dizer completamente de minha justiça.
    Pessoalmente não tenho nada contra o Filipe Pina, não lhe guardo nenhum rancor, apenas fiquei magoado da maneira como ele formulou a resposta ao meu pedido. Como disse atrás, havia 1001 maneiras de ele ter respondido sem me ter rebaixado. Penso também que não terá sido propositado, mas como diz o ditado "quem não se sente, não é boa gente" e eu senti-me!
    Sim porque eu faço tudo para divulgar o que me vem parar às mãos. Infelizmente, e por vezes, nem tudo vem parar à minha mão.
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]