sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Angoulême 2011 - Le Monde de Troy


Exposição espectacular na Câmara de Angoulême!
Esta exposição retracta o universo de Troy, universo este construído por Christophe Arleston (textos) e Didier Tarquin (arte). O primeiro volume desta série foi editado em português pela Devir há uns anos e tem o título de "Lanfeust de Troy: O Marfim de Magohamoth". Infelizmente esta série de super sucesso ficou-se pelo primeiro volume porque os portugueses mais uma vez não aderiram... perdem aqueles que não sabem francês!
A primeira série deste mundo em expansão chama-se Lanfeust de Troy, seguindo-se a esta todo um conjunto de novas séries paralelas que enriqueceram os universo de Troy e fizeram as delícias dos muitos milhares de amantes desta grande saga. Assim temos:

Lanfeust de Troy -1- L'ivoire du Magohamoth
Lanfeust de Troy -2- Thanos l'incongru
Lanfeust de Troy -3- Castel Or-Azur
Lanfeust de Troy -4- Le paladin d'Eckmül
Lanfeust de Troy -5- Le frisson de l'Haruspice
Lanfeust de Troy -6- Cixi impératrice 10/1998
Lanfeust de Troy -7- Les pétaures se cachent pour mourir
Lanfeust de Troy -8- La bête fabuleuse

Lanfeust des Étoiles -1- Un, deux... Troy
Lanfeust des Étoiles -2- Les tours de Meirrion
Lanfeust des Étoiles -3- Les sables d'Abraxar
Lanfeust des Étoiles -4- Les buveurs de mondes
Lanfeust des Étoiles -5- La chevauchée des bactéries
Lanfeust des Étoiles -6- Le râle du flibustier
Lanfeust des Étoiles -7- Le secret des Dolphantes
Lanfeust des Étoiles -8- Le sang des comètes

Lanfeust Odyssey -1- L'énigme Or-Azur - (1)
Lanfeust Odyssey -2- L'énigme Or-Azur - (2)

Gnomes de Troy -1- Humour rural
Gnomes de Troy -2- Sales mômes

Trolls de Troy -1- Histoires trolles
Trolls de Troy -2- Le scalp du vénérable
Trolls de Troy -3- Comme un vol de pétaures
Trolls de Troy -4- Le feu occulte
Trolls de Troy -5- Les maléfices de la thaumaturge
Trolls de Troy -6- Trolls dans la brume
Trolls de Troy -7- Plume de sage
Trolls de Troy -8- Rock'N Troll Attitude
Trolls de Troy -9- Les prisonniers du Darshan (I)
Trolls de Troy -10- Les enragés du Darshan (II)
Trolls de Troy -11- Trollympiades
Trolls de Troy -12- Sang famille (I)
Trolls de Troy -13- La guerre des gloutons (II)
Trolls de Troy -14- L'histoire de Waha

Les Conquérants de Troy -1- Exil à Port-Fleuri
Les Conquérants de Troy -2- Eckmül le bûcheron

Les Guerrières de Troy -1- Yquem le généreux

Cixi de Troy -1- Le secret de Cixi (I)
Cixi de Troy -2- Le secret de Cixi (II)

Les Légendes de Troy -1- Les Chevaucheurs des vents
Les Légendes de Troy -2- La Cité engloutie

Como podem verificar, nenhuma série chega a este nível de quantidade de edições (41 até agora) se não tiver qualidade, e não for ao encontro do público!
A exposição tem pranchas, armas, artefactos mágicos, posters gigantes, quadros adaptados a figuras da série, cabanas em tamanho real, estátuas gigantes, bustos, pequenos bonecos, mapas, etc... tudo super completo para adultos e crianças obterem o mesmo prazer, embora com entendimentos diferentes!

Será essa a razão daquela exposição estar a abarrotar de gente durante todo o dia? Bem, o que é bem feito terá sempre meio caminho andado para ser um sucesso, mas para o sucesso completo precisamos do público! Público que gosta de arte e a aprecia! E não posso deixar de referir a diferença de actuação dos professores das várias turmas de estudantes que eu vi em Angoulême, e o respectivo interesse que vi por parte dos alunos. Nada a ver com os congéneres portugueses... nem uns, nem outros!


Eu convido os leitores a verem as fotos desta extraordinária exposição. É a única coisa que posso fazer! As fotos que eu tirei não são as melhores (a quantidade de público não dava tréguas), mas acho que podem fazer uma ideia.


















Aqui vocês percebem a minha dificuldade em tirar fotografias! Isto estava sempre assim, tinha de esperar que educadamente as pessoas parassem para eu conseguir tirar uma foto.
Esta exposição tinha no seu final uma super-banca de livros desta saga, as duas últimas imagens referem-se a esta zona de propósito. Eu fui dos primeiros a entrar nesta área de vendas da exposição e tirei uma foto (a seguinte), dois minutos depois tirei outra... conseguem reconhecer aquela sala? Pois é a mesma, mas completamente cheia de compradores! É esta a diferença entre nós e os outros... nós preferimos roupas de marca e telemóveis de última geração, outros preferem cultura. Os preços são os mesmos das nossas livrarias!





Boas leituras!

14 comentários:

  1. Quanto ao “Lanfeust de Troy” não concordo, plenamente com a afirmação “… ficou-se pelo primeiro volume porque os portugueses mais uma vez não aderiram…” – dá a ideia de que a culpa é dos leitores e não das editoras. Editam, mas, não publicitam os seus produtos; se querem ter logo lucro na primeira edição (e sem anunciar a data das restantes), não irão longe (há que arriscar/investir mais…) e mudem de ramo; o leitor PT já está farto de ser enganado com essas “primeiras edições” e, pessoalmente, só compro uma colecção quando conheço as restantes datas da edição ou quando já saíram dois ou três volumes (um investimento a longo prazo em vez do lucro rápido…).
    Esta máquina fotográfica, já está em boas mãos!...;-) E não esqueças de anunciar as novidades deste ano…

    ResponderEliminar
  2. … E se, por acaso, te esbarrares com o Roger Leloup pergunta porque foi que a Yoko Tsuno deixou de “falar” e português….
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Um vídeo dessa exposição:
    http://www.youtube.com/watch?v=TPHo1t6JU-8

    ResponderEliminar
  4. Mundo "Troll" não é muito a minha "colher-de-chá", mas... Angoulème??? Que inveja!!i!!!
    DIVERTE-TE!!i!! E vai mandando notícias (se me quiseres trazer um desenho autografado do Bastein Vivès... lol )
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. É como o ASantos escreve. A culpa é das editoras, sem dúvida. Quantas são as séries que nunca viram o segundo volume? Isto para não referir aquelas que nunca viram o fim ou apenas a continuidade. Se se ofenderem com isto, temos pena! Eu comprava praticamente tudo que era editado em Português, hoje já não o faço. A confiança é algo que se conquista. As editoras portuguesas ainda hoje não conseguem ter a minha completa confiança, perdem com isso, obviamente. Morreria e nunca iria ler O Vagabundo dos Limbos, XIII, Murena, e muitos, muitos outros mais.

    ResponderEliminar
  6. Grande ambiente! Cá em Portugal é difícil arranjar um ambiente assim quando se fala neste género de entretenimento :/

    Adorei a 2ª imagem e aquele painel gigante da "ilha" está mesmo impressionante!

    Quanto às editoras portuguesas, ultimamente tenho gostado bastante da atitude da ASA mas realmente penso que a culpa não é das editoras. É verdade que por vezes poderiam ter o cuidado de fazer edições e publicações de melhor qualidade mas têm de ver que cá em Portugal a BD não é muito popular e qualquer "negócio" dentro da BD é um grande risco. Eles gastam bastante só para publicarem um livro e tê-lo disponível em todo o país! E por vezes nem sempre se ganha com isso!

    Mas claro... por vezes arriscar é o melhor a fazer e na minha opinião acho mesmo que sem se tomar riscos hoje em dia em Portugal, a situação não irá mudar...

    ResponderEliminar
  7. Obviamente que concordo que a culpa é inteiramente das editoras portuguesas. Quantos exemplos de séries existem onde os leitores/coleccionadores portugueses estão pendurados? Assim de repente lembro-me da Gradiva (Largo Winch), VitaminaBD (Metabarões), ASA (XIII entre muitos outros) ou Bonecos Rebeldes (Príncipe Valente) e começo a pensar que até a mais recente Booksmile (Scott Pilgrim) caminha igualmente pelo mesmo caminho.
    Eu ainda sou daqueles que compra tudo o que sai (não aprendo), por isso acreditem tenho dezenas de razões de queixa!

    ResponderEliminar
  8. Angouleme: espectáculo! De facto um mundo muito diferente do nosso. Para melhor, obviamente!
    Editoras: o mercado português é pequeno, e é sempre um risco publicar. A ASA tem vindo a fazer um bom trabalho, sozinha, e com o Público. E pouco mais temos. :(

    ResponderEliminar
  9. Eu tambem concordo com as opinioes do Verbal,do Refem e do A.Santos,acho caricato a maneira como as editoras lusas ou não fazem tudo para sacudir a agua do capote,afinal que raio de profissionais são esses?????? :X

    ResponderEliminar
  10. Mas Angloume e França é outra coisa,é o mesmo que comparar uma cidade grande com uma aldeia da provinçia (nós).E não te esqueças que para eles Troy e produto nacional não que isso tenha um "peso" tão acentuado ai como aqui.

    ResponderEliminar
  11. Um primeiro apontamento para todos os que referiram que a culpa não era dos portugueses mas sim dos editores.
    Acho que a culpa na maioria dos casos se pode repartir por alguns editores e por muita falta de massa crítica compradora.
    A culpa não será minha nem vossa com certeza, pois fazemos parte daqueles que compram muita BD, e que infelizmente somos poucos.
    O que acontece neste caso, e noutros, é o efeito bola de neve que se criou por desconfiança de muitos compradores nas editoras (e com razões num enorme número de casos) que não compram logo e esperam para ver se a série tem mais algum desenvolvimento em português, e por outro lado isto reflecte-se na editora que tem péssimas vendas logo no nº1 e acaba por ficar por aí em determinada série. Infelizmente isso acontece e neste momento há editoras que conhecem perfeitamente esta situação e sabendo isto preparam-se de antemão para um 2º volume, já acreditando que pode acontecer este fenómeno. Mas também é certo que há editoras que não têm arcaboiço financeiro para se aguentarem numa situação destas. Podem dizer que foi uma situação criada pelas editoras, podem, mas também posso dizer que a falta de massa crítica compradora também é uma variante importantíssima nesta equação! Se uma editora tiver bons proventos numa série pode perfeitamente aguentar-se em uma ou duas borradas ou flops de primeiro número, acho que isto que eu estou a dizer é lógico...
    E não, não é culpa minha, do Verbal, do Refem, ou do ASantos! Nós somos os desgraçados que compramos quase tudo e depois ficamos bloqueados em séries canceladas ou em banho maria...

    ASantos
    Não vi o Leloup! Vais ter que lhe perguntar pessoalmente!
    Muito brevemente vou dar boas notícias!
    ;)

    Hunter
    Vi esse vídeo ao vivo!
    :P

    ABastos
    Mundo Troll, não! O mundo de Troy, sim!
    LOL
    E é muito fixe...
    :)

    Refem
    Falaremos ao vivo de coisas muito brevemente!
    :D

    Verbal
    Falaremos ao vivo de coisas muito brevemente!
    :D
    (Isto foi o eco da minha resposta ao refem?)
    :P

    Optimus
    Só agora compreendi o quão pequenos somos...
    :(

    ResponderEliminar
  12. "tudo super completo para adultos e crianças obterem o mesmo prazer, embora com entendimentos diferentes!" Tu foste ver uma exposição de BD ou de sexo?!? Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Olá Bongop,
    Que saudades das minhas idas a Angoulême! Um ambiente fantástico e exposições espetaculares!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Rafeiro
    Só tu para veres sexo numa exposição de BD... LOL
    :P

    Pedro Cleto
    Sim, é um ambiente fantástico! E é inevitável fazer comparações com a Amadora, mas isso é conversa para outro post!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]