segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Viking Vol.1: The Long Cold Fire


Obsessivo…
Brutal!
Excelente.
Três adjectivos que definem perfeitamente este livro da Image Comics. Infelizmente duvido que tenha grande êxito nos Estados Unidos da América…
Como diz a sinopse, é um “thriller” do sec. IX que conta as aventuras de dois irmãos Vikings, Finn e Egil, um pior que o outro e que tentem subir na “cadeia alimentar” da criminalidade.
Os autores são Ivan Brandon (Final Crisis Aftermath: Escape e Secret Invasion) e Nic Klein (Capas em Annihilation Conquest: Star-Lord e New warriors, como desenhador e colorista em Dead of Night Featuring Man-Thing Vol 14).
Ivan Brandon, após alguns trabalhos para a DC e Marvel, quer deixar a sua marca nos comics norte-americanos e esta é decididamente uma tentativa… e que tentativa! Para isto precisava de um artista não muito conhecido, mas de qualidade. Assim descobriu um Nic Klein possuidor de um traço poderoso e de cores super expressivas. Brandon queria (quer) procurar um mercado diferente nos EUA, para isso contou com a ajuda da Image Comics. Os comics bimensais com que esta série começou a sair não tiveram talvez o sucesso esperado. Penso que é um género que deve ser mais explorado no formato volume nº1. Nota-se perfeitamente o envolvimento de Klein nesta estória, este abraçou completamente este projecto que quanto mais não seja é um excelente cartão de visita para a arte brutal que apresentou. Nos extras são apresentadas pequenas esculturas de alguns personagens que este criou para estudar os jogos de luz, e as próprias personagens. Klein usa sobretudo os castanhos, laranjas e tons de vermelho para ilustrar o ambiente duro e sangrento da época.
Neste filme “noir” do sec. IX os protagonistas são apresentados logo de início, traçando-se o seu perfil inicial, e as razões pelas quais são assim, e procedem de maneira tão bárbara.
A acção passa-se essencialmente em três espaços distintos, cada um com a sua cota parte diferenciada na acção. Assim e primeiro temos o espaço familiar inicial, refúgio de três irmãos e do seu avô. Os dois irmãos mais velhos tinham como profissão a pilhagem e o assassinato, como contraponto temos a personagem do avô que praticamente já desistiu destes tentando educar Ketil (o irmão mais novo) de uma forma muito mais pacífica. Infelizmente este é levado por Finn e Egil numa operação de venda de produtos pilhados que acaba de forma trágica, sendo ainda mais trágico o fim deste capítulo familiar. Os dois irmãos ficam bem marcados fisicamente e psicologicamente para o futuro… Segue-se uma vida de violência inaudita com banhos de sangue e escaramuças sangrentas onde conhecem o seu terceiro comparsa de pilhagem e extorsão!
Existe uma outra estória paralela que se vai tocando, primeiro levemente e depois se cruza com a vida dos irmãos Finn e Egil. É o espaço do reino governado por Bram “The Quiet” e de sua filha rebelde Annikki. Aqui se joga nos bastidores a política suja, e também sangrenta, com um rei sempre protector de uma princesa que odiava estar presa num castelo, ainda para mais sendo ela corajosa e grande caçadora.
Estas duas linhas narrativas cruzam-se violentamente na terceira parte da estória com um final poderoso e violento. O final peca por uma certa “lamechice” devido a uma estória de amor improvável, quando o que se pedia (seguindo os parâmetros da estória) seria uma cena de sexo violento para não fugir ao registo de todo o livro. Apenas aceito esta “falha” porque eventualmente para um seguimento é esta estória de amor que fará a ponte para um próximo volume.
Este é um livro de velocidade alucinante e arte espectacular em formato europeu. Este formato faz explodir a arte de Klein, embora não seja do agrado dos americanos…
Aconselho e espero que haja uma continuação. Mesmo que tal não aconteça este é um livro que se pode ler como livro único.
Peço desculpa pelos scans estarem um pouco cortados, mas o livro é bastante grande, das mesmas dimensões do "grand format" francês mas com mais páginas, dificultando o trabalho de digitalização!

Hardcover
Criado por: Ivan Brandon e Nic Klein
Editado em 2010 pela Image Comics
Nota: 9,5 em 10

11 comentários:

  1. "quando o que se pedia (seguindo os parâmetros da estória) seria uma cena de sexo violento" ahahaha xDD Eu também gostei muito e espero pela continuação. Eles falaram em novembro deste ano... mas ainda nada :(

    ResponderEliminar
  2. Crucios
    Já procurei e não vi nenhuma solicitação para este ano desta série...
    Pena... os americanos são uns bimbos!
    o.o

    ResponderEliminar
  3. Gostei do traço... vou tentar comprar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo
    O traço é muito bom e é abrilhantado pela excelente edição da Image, vale a pena.
    :)

    Crucios
    As revistas de uma 2ª série não as vi em solicitação... só se decidiram editar apenas em TPB ou HC. Aliás acho que esta saga não deveria ter sido editada em comics... apenas em livro!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Mais uma boa surpresa. Gostei muito do material que publicaste. Como tu dizes, brutal! Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. João Amaral
    Para mim também foi uma boa surpresa!
    :)

    Loot
    Não parece um luxo... É um luxo!!!!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Concordo =) Só em HC é que era como deve ser.

    ResponderEliminar
  8. Nada disso prefiro o meu OHc de Transformers compilada cronologicamente é um must have.lolo

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]