sexta-feira, 25 de junho de 2010

Biomega バイオメガ: Vol.1 & Vol.2


Para os que acham que a Manga tem um traço infantil aconselho Biomega. Num futuro possível, e depois de uma viagem a Marte, a Terra é infectada por um vírus, o N5S, transformando humanos em “drones” (tipo zombies)!
O autor de Biomega é Tsutomu Nihei 弐瓶 勉, autor nipónico conhecido anteriormente por ser o autor da série de culto “Blame!” As referências estão lá, em mais uma obra do género cyberpunk!
A arte deste autor é excelente, madura e de grande expressão gráfica. Posso considerar este um grande trabalho no género manga. Tornei-me fã de Tsutomu Nihei e da sua força narrativa, que explode literalmente neste Biomega.
Esta série é essencialmente gráfica, com poucos balões, passam-se páginas sem uma única fala sendo a força das imagens mais do que suficiente para agarrar o leitor ao livro. Excelente! Não é fácil fazer isto. Os grandes espaços embebidos de estruturas arquitectónicas geniais enchem as páginas desta série, dando-lhes uma grandeza fora do normal para um livro em formato tão pequeno. Depois temos a velocidade típica da Manga, que Tsutomu Nihei leva ao extremo! Isto é uma fórmula que quando bem aplicada torna um livro viciante…
A estória conta como num futuro a raça humana é infectada pelo vírus anteriormente referido, leva praticamente os humanos na sua forma original à extinção. A Toha Heavy Industries procura activamente humanos que se tenham adaptado ao vírus para o combater a partir daí. A Data Recovery Foundation, pelo contrário acha que o próximo passo da evolução humana passa pelo contágio e posterior imortalidade.
A Toha Heavy Industries serve-se de andróides perfeitos, ajudados por uma “I.A.” (Inteligência artificial), normalmente agregada aos seus meios de locomoção, neste caso motas altamente desenvolvidas, para procurar estes espécimes raros de humanos adaptáveis. A personagem principal é um andróide, Zouichi Kanoe, e a sua companheira I.A. Fuyu Kanoe. Ela embebida nos circuitos da sua moto, mas com uma projecção 3D sempre presente nas trocas de informação com Zouichi Kanoe. Juntos tentam resgatar a humana Yion Green, que por se ter adaptado ao vírus N5S se torna praticamente imortal! No segundo volume contactamos com outro andróide e a sua moto I.A.: Nishu Mizunoe e o A.I. Shin Mizunoe. De notar que os A.I. que acompanham os andróides têm uma aparência sexual sempre oposta aos mesmos.
Acompanho a cruzada de Zouichi Kanoe com muito prazer, e estou sempre a verificar qual é a data da próxima edição desta série de seis volumes. Continuo a dizer que as séries intermináveis de Manga são um mito. Claro que existem algumas bem grandes, mas tenho várias com menos de treze volumes!
Série muito boa até agora! Aconselho!
(Bem… para quem gosta muito de muitos balões e de uma arte bem bonitinha, esta não é uma série a comprar…)
Boas leituras!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Tsutomu Nihei 弐瓶 勉
Editados em 2010 por Viz Media
Nota : 9,5 em 10

14 comentários:

  1. Este está em lista de espera, mas as espera vai ser pequena ;)

    Parabéns, meu caro, contes muitos cheio de saúde e sempre na presença de quem gostas.

    ResponderEliminar
  2. Refem
    eheheh
    Tornaste-te um "mangalómano"!

    Obrigado pelos parabéns!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Esta está na minha wish list, já à alguns meses.
    Já algum tempo que não compro BD, e este blog tem sido muito bom para me manter actualizado. Obrigado !

    Quero dar-te também os parabéns, pois tens uma abertura de horizontes largos no que diz respeito à BD, essa uma atitude muito saudável.

    Fica bem e um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo
    Obrigado pelo elogio, mas gostaria de personalizar o "obrigado"!
    Assim não sei a quem "obrigadar"...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu, também estou a seguir esta série. Biomega é simplesmente espectacular!!

    Um abraço.

    P.S.- Mais uma vez muitos parabéns!!

    ResponderEliminar
  6. Luca
    Obrigado pelos parabéns!
    Biomega é fantástico!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Esta review já rendeu qualquer coisa à Viz Media ;)

    SML

    ResponderEliminar
  8. Se do Tsutomu Nihei o gajo que escreveu o horroso Wolverine:Snikt eu quero distancia.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Manuel Frederico
    Não acho o Snikt nada do outro mundo, mas também não é mau como algumas pessoas afirmam.
    De qualquer maneira esse livro não tem nada a ver com a série de que eu falei!
    Biomega é Biomega, Snikt é Snikt!
    :P

    SML
    Encomendaste? Fizeste bem, acho que vais gostar!
    :)

    ResponderEliminar
  11. adorei esse biomega! a arte desse tsutomo é fantastica! meu deus onde eu consigo comprar essa preciosidade!eu acho que só no bairro da liberdade em são paulo eu posso achar essa obra prima!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo
    Sim, Biomega é espectacular!
    Se souberes inglês aconselho a compra, visto que segundo sei, não está editado em português Br
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Blame é muito bom mas Biomega é overrated sinceramente.

    ResponderEliminar
  14. Snow White
    Eu não conheço muitos mangas. Não sei se na realidade é overrated, mas gostei muito dos volumes que saíram até agora!
    Já me falaram bem de Blame, mas não conheço...
    :*

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]