quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lançamento Zona: Zona Gráfica


O projecto Zona não pára e vai para o seu quarto volume, o Zona Gráfica!
Este tem a particularidade de ser duplo, tem um livro 1 a preto e branco de 106 páginas com capa a cores (em cima) da autoria de "Z!" (o artista previamente conhecido como José Pinto Coelho), sendo o segundo livro a cores com 52 páginas e com capa de Manuel Alves (em baixo). Este Zona Gráfica será lançado durante o VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja com apresentação no dia 30 pelas 15:00 horas.
Segue o press release dos dinamizadores deste projecto, Fil e André Oliveira:

Zona Gráfica

Aí está a Zona Gráfica, a quarta edição da revista alternativa Zona, lançada exactamente um ano após o lançamento do número inaugural: a Zona Zero. Este número apresenta a particularidade de pela primeira se desdobrar em duas partes: o volume I a preto e branco e o volume II a cores.

Além disso, apresenta outras novidades como a introdução de alguns projectos mais extensos que estão a ser desenvolvidos por autores nacionais e que são pela primeira vez desvendados (como são exemplos ”Os Trovejantes” de Carlos Páscoa e “Uma História de Lobisomens” de André Oliveira e Filipe Andrade). Outra inovação é a inclusão de entrevistas com autores da Zona, que nos falam um pouco do seu trabalho e que assim se dão um pouco mais a conhecer ao público. Por fim, apesar de sempre termos revelado abertura a outros tipos de expressão além da BD e ilustração, nunca tinha sido publicado nenhum texto literário. Nunca, até agora, com a inclusão do texto ilustrado “Matrioshka” no volume I. O segundo volume é marcado pela conclusão do WWMM, que Hugo Teixeira tinha iniciado na Zona Zero, e pela continuação da BD “Catacumba”, de António Valjean, cujo prólogo havia sido publicado na Zona Fantástica e que terá continuação no futuro.

A Zona Gráfica conta ainda com um leque substancial de autores estreantes neste projecto, alguns dos quais estrangeiros. É com alegria que recebemos assim 4 novos artistas brasileiros e outros 3 dos Estados Unidos da América. É ainda o maior número até agora, mantendo o crescimento evidenciado anteriormente, com 158 páginas no total (106 só neste volume). Este tamanho deve-se sobretudo à apresentação de diversos trabalhos com tamanhos acima da média, quanto ao número de páginas, como é o caso das BD’s "O.R.L.A" e "E sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair".

Em anexo seguem excertos da capa do volume I, da autoria de Z!, e da capa do volume II, de Manuel Alves.

O lançamento vai ser no Festival de Beja, sendo a apresentação no dia 30 de Maio por volta das 15h.

O livro poderá ser adquirido directamente a nós através do e-mail zona.bd@gmail.com, com oferta de portes para Portugal.
Em breve estará também disponível em diversos pontos de venda, dos quais iremos divulgar uma lista em breve.

Esperamos ver-vos a todos por lá!

André oliveira
Fil




Na imagem ao lado têm o índice de autores, é só clicar para ficar maior!
As outras edições do Zona são:
Zona 0
Zona Negra
Zona Fantástica
Boas leituras!

11 comentários:

  1. Olá Nuno, muito obrigado pela divulgação.
    vemo-nos em beja!
    Abraço
    Fil

    ResponderEliminar
  2. Fil
    De nada! A função deste blog é divulgar BD, e no caso do Zona tenho um carinho especial!
    :)

    tagskie
    Hi, have a nice day too!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Aquele anjinho está a servir-se do tipo como cagório?!? É que pela expressão dele...

    ResponderEliminar
  4. Rafeiro
    O que é que um anjinho pode fazer em cima de um tipo com aquela cara???
    :P

    Gata
    Fotos --> amanhã = muitas
    (Ainda tenho de tratar no Fotoshopas...)
    :D

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sugestão sempre muito bem construida!

    bjs *

    ResponderEliminar
  6. Gata,
    pede-lhe as fotos das nomeações para os prémios da Central Comics... hihihihihi

    (em sere du male, mode)

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. Pois, queremos ver as fotos dos prémios da Central Comics. Ouvi dizer que são uma raridade. Agora, fora de brincadeiras, só quero dizer que o fim-de-semana em Beja foi mais uma daquelas memórias que guardarei num cantinho especial. E quero aproveitar para dar aqui os meus parabéns ao projecto Zona. Estive no lançamento da Zona Gráfica e comprei as revistas. Agora é que vou lê-las com calma, mas graficamente devo dizer que são muito apelativas e diversificadas. É um projecto que espero que continua a surpreender-nos por muito tempo.

    ResponderEliminar
  8. Face à extremamente importante questão do que estará o anjinho a fazem em cima da mona do gajo com bigode à Dali, cabe-me a digníssima tarefa de lançar luz (ou isso) sobre a matéria. Pois bem, o anjinho está a pôr ovo e o gajo da bigodaça está à espera que saia pinto. (spoiler: o ovo vai sair choco).

    ResponderEliminar
  9. Vou a meio do Zona a preto e branco.
    Muito bons os Zeppelins, a história do X-Men portugueses e o ser demoníaco despertado da morte e que pelos vistos se encaminhará para Lisboa numa continuação da história. Para quando uma Zona Erótica?

    ResponderEliminar
  10. Diana Amaral
    Obrigado!
    :)

    Diabba
    Já tenho!
    :P

    João Amaral
    Sim, lê com calma, pois há lá boas estórias!
    ;)

    pco69
    Vou falar nessa ao Fil... a Zona Erótica!
    =)

    Manuel Alves
    LoL
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]