quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dinalivro


A editora Dinalivro inicia a sua linha editorial de Banda Desenhada com o livro “Contos de Poe”. Este primeiro livro está dentro da linha editorial infanto-juvenil desta editora, isto para além dos livros técnicos e práticos que são a grande maioria dos livros editados.
Esta editora prevê uma edição mais forte ao nível da BD para o ano de 2011.
Após contacto com esta editora, e voz de Paula Amaro, da direcção editorial, esta explicou que:
“O projecto vem de uma editora Espanhola Parramón que consiste em adaptar livros clássicos para jovens com o apelo dos “quadradinhos” e nós como consideramos o Edgar Allan Poe um escritor excelente inventor da literatura do mistério, do suspense, terror e fantástico achamos muito interessante juntar isso ao fascínio das ilustrações em BD e como os jovens hoje não querem ler muito pode ser que por esta via conheçam grandes escritores e grandes histórias através da BD que é uma excelente via e no meu caso particular eu gosto muito de ler boas histórias em BD.”
Estão previsto, se este livro tiver uma venda regular, O Frankenstein e outros textos mais contemporâneos: “Cuna de Cuervos” e “El Búfalo de la Noche”. Todos em colaboração com a editora espanhola atrás referida: Parramón.
Vou passar aqui o press release da Dinalivro em relação ao "Contos de Poe":

Público-alvo: maiores de 8 anos
Edgar Allen Poe é uma das figuras mais enigmáticas da história da literatura. A posteridade não o livrou da fama de escritor excêntrico, viciado no álcool e no jogo. Considerado precursor de vários géneros literários, nomeadamente Ficção Científica, Fantástico e Policial, é, sem dúvida, um dos maiores nomes da literatura norte-americana. Com a adaptação para banda desenhada de alguns dos seus contos mais representativos - "O escaravelho de ouro", "O método do Dr. Alcatrão e do Professor Pena" e "A queda da casa de Usher" -, os leitores mais jovens poderão ter uma amostra breve mas muito competente do talento literário deste magnífico contador de histórias.|Duzentos anos depois do seu nascimento, Poe continua a ter o mérito raro de atrair gerações sucessivas de leitores. O objectivo deste livro é apenas contribuir apenas para que esse fascínio possa começar um pouco mais cedo.
Denise Despeyroux nasceu em Motevideo, em 1974. É dramaturga, guionista e directora de um teatro. A sua adaptação de Poe é bastante teatral, utiliza um vocabulário rico e respeita, apesar da complexidade do ajustamento a uma linguagem mais cómica, o carácter literário do autor.
Miquel Serratosa nasceu em Barcelona, em 1980. Estudou Desenho, Pintura e Ilustração. A par do seu trabalho como desenhador realizou muitos outros projectos e manteve ainda algumas colaborações com a Editorial Lenoir, com o jornal L'Independent de Gràcia e também com a revista digital Robotmagazine. Através do seu estilo vanguardista, Miquel Serratosa oferece-nos uma interpretação muito inovadora e arriscada dos contos de Poe.

A Dinalivro também está ligada à Banda Desenhada de outra maneira, é distribuidora dos Mangas da editora brasileira JBC. No seu site poderão encontrar Mangas como Hellsing, Fruits Basket, Nana, Yu-Gi-Oh!, X 1999, Death Note e os Os Cavaleiros do Zodíaco. Ou seja, tem na seu catálogo de distribuição boas séries shounen e shoujo em português do Brasil.
O seu ainda único livro de BD, “Contos de Poe”, e como foi referido no press release contêm três estórias deste escritor adaptadas para BD: “O escaravelho de ouro”, “O método do Dr. Alcatrão e do Professor Pena” e “A queda da casa de Usher”. Esperemos que agradem e espero que a Dinalivro não se fique por aqui!

14 comentários:

  1. É sempre bom ver uma editora apostar na BD. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Até eu estou já trabalhei para a Parramon e só soube há pouco tempo.
    Infelizmente o TGV (Transito de Grandes Vendas) só funciona num sentido.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. OCP
    Neste caso, é sempre bom ver uma editora a iniciar a sua linha de BD!
    Esperemos que venham muitos livros.
    :)

    Gio
    Trabalhas para Espanha e só sabes depois???
    Neste caso, e pelos vistos, o TGV está a trabalhar para cá, visto que o livro foi editado em Espanha primeiro. se os nossos autores querem viajar no TGV ao contrário só têm de apresentar projectos, e as suas editaras cá fazerem o mesmo, ou seja, tentar colocar os produtos lá. Tenho a certeza que se forem de qualidade serão editados! O Caldas (Príncipe Valente) vende bastante em Espanha!
    ;)

    Verbal
    FB ou........... Manga!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Vendido! LOL!

    Agora a sério: Comprei o livro e já o li. A adaptação dos contos é boa e o projecto é ambicioso e muito positivo. Não acredito (mas sou um céptico!) é que as "criancinhas" se deixem levar por um desenho, no minimo, conforme o "press-release", "arriscado". Eu diria excentrico, como o escritor, ou mesmo demasiado diferente para agradar a uma fatia maior do público alvo. A mim não me seduzio coisissima alguma!...gostos!
    Poe, mesmo que seja adaptado, para maiores de 8 anos?!
    Desejo-lhes o maior sucesso, sinceramente.

    ResponderEliminar
  5. Hummm os desenhos nos "Contos de Poe" são alternativos demais para o meu gosto, sou como um amigo meu (Verbal, de cognome), eu gosto que as coisas pareçam o que são, um cão tem que parecer um cão, uma flor tem que parecer uma flor, etc etc
    Essa caveira da copa, por exemplo... poupem-me sim?? Ridícula!

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Caveira da copa é bem... principalmente se estivermos na casa do Conde Drácula, é "caveira da cApa"

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. "FB ou........... Manga!"

    LOLO,mais do mesmo,com tanto comic americano por ai,sem dono.

    ResponderEliminar
  8. Não me parece que va durar muito,essa editora.

    ResponderEliminar
  9. Refem
    Também me parece que o tipo de desenho não seja propriamente para moços tão novos... de qualquer maneira só estou a falar pelas poucas imagens que vi na "net".
    Em relação à adaptação não posso opinar nada, pela razão anterior.
    :)

    Paulo Brito
    Sempre que uma editora edita BD em português é uma boa notícia!
    ;)

    Diabba
    Sim... a caveira tem um ar cómico!
    (Não sei se era suposto ter um ar cómico...)
    :D

    Manuel Frederico
    Os comics que andam por aí têm dono sim senhora... chama-se Panini!
    De qualquer maneira quem edita comics em português tem tido problemas... a Devir nunca mais se levantou, e a BD Mania apenas tem editado mini-séries que à partida lhes garantem um mínimo de segurança.
    Quanto à editora durar muito... bem, só demonstra que não investigas! Eu tenho logo no principio do post um link para a Dinalivro, e garanto-te que já existe há muitos anos e não é uma aventura na BD que lhes vai fazer cócegas se correr mal.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Boas! Eu comungo com aqueles que não foram seduzidos com esta edição e com aquela "onda" que um cão desenhado tem de se parecer um cão! Aliás, folheei o livro numa FNAC e sai da loja com a sensação que até sou um grande desenhador! lol... Obviamente não o comprei!

    Mais a sério, lembro que a Devir quando se limitava a editar material da Marvel e alguma DC até tinha uma posição estável. O problema veio depois quando se aventurou com edições de "bradar aos céus" como aliás me parece ser este "Poe"!

    Mas pronto, sempre achei que os editores da BD em Portugal "cegos" por ignorarem o óbvio, mas isto é uma opinião pessoal! ;)

    Off-topic: A Esfinge de Ouro em capa dura já se encontra nos escaparates da FNAC!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. "Os comics que andam por aí têm dono sim senhora... chama-se Panini!
    De qualquer maneira quem edita comics em português tem tido problemas... a Devir nunca mais se levantou, e a BD Mania apenas tem editado mini-séries que à partida lhes garantem um mínimo de segurança."

    Por acaso a Panini não é dona de tudo como comprovou e mal a Devir,que comprou os direitos não editou e nem os revendeu,mas ainda a muitos comics disponiveis da Dark Horse/Boom/Avatar/Top Shelf/Idw,etc.
    Por Acaso editora das Mini-series é outra G-Floy,todo o seu catalogo é composto por minis,a que tu teclas faz sempre umas misturas que nem eu percebo,felizmente ja me "vacinei" e não compro nada deles,mas como tem editado no teu teu amado Hc tu defendes,por acaso ate compram os direitos dos comics á Panini.
    A Galivro/bd vai fazer companhia a Panini/Devir e Gradiva no Fb,se não edita bds em condiçoes. :(

    "Mais a sério, lembro que a Devir quando se limitava a editar material da Marvel e alguma DC até tinha uma posição estável. O problema veio depois quando se aventurou com edições de "bradar aos céus" como aliás me parece ser este "Poe"!"

    Pois foi Verbal aquele ultimo ano foi horrivel,ainda bem que havia os importados que me foram valendo.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]