domingo, 18 de abril de 2010

Silent Möbius サイレントメビウス : Vol.1, Vol.2 e Vol.3 (Complete Edition)


Kia Asamiya (麻宮 騎亜), apelidado por alguns críticos como o Picasso japonês, é o pseudónimo de Michitaka Kikuchi (菊地 通隆). Asamiya sempre mostrou interesse na Banda Desenhada norte-americana, trabalhando em personagens como Batman, X-Men, ou então em séries como Star Wars. Para o público português é o autor de Dark Angel de que a Devir editou os dois primeiros volumes de um total de cinco.
Em relação à série Dark Angel, que para a completar tive de comprar os últimos três volumes em inglês, não gostei muito. Penso que está muito inacabada... este é mesmo o termo, pois existem séries de final aberto para o leitor, mas esta acho-a inacabada não só no final, como em diversos arcos existentes durante a obra. Para já Silent Möbius está a ser bastante superior! Mais estruturada e com uma cadência muito boa, sendo que estes três volumes ainda não são muitos para apreciar a série. Também tem uma grande vantagem em relação a Dark Angel, está editada no formato japonês, enquanto que Dark Angel foi editado com sentido de leitura ocidental fazendo com que existam páginas estranhas... passo a explicar: são todos canhotos! para "ocidentalizar" a leitura (da esquerda para a direita) fizeram "espelho" da edição japonêsa (direita para a esquerda). Não tenho a certeza, mas a primeira edição de Silent Möbius em inglês, da Viz Media, está nestes moldes. A Udon Entertainment resolveu pegar na série e fazer esta "Complete Edition", que para além dos 12 volumes editados pela Viz, programou a edição de uma prequela (volume 0) e mais dois inéditos. Esta edição ainda contem bastante material a cores, e galeria com os respectivos "pin-ups" das personagens principais.
Silent Möbius cheira a "Blade Runner" por todos os poros! É o cenário típico de ficção-científica "negra" em que a raça humana está a pagar por erros na utilização de avanços tecnológicos.
Esta série conta a estória da Attacked Mystification Police Force, chefiada por Rally Cheyenne, e de como as seis protagonistas se opõem à invasão dos Lucifer Hawks oriundos do planeta Nemesis.
Nestes três primeiros volumes é feita uma introdução do perfil de cada uma das protagonistas, e ao mesmo tempo fazendo a localização e reconstituição dos fenómenos e eventos que levaram a esta invasão alienígena em larga escala. Esta apresentação dá direito a capítulos individuais para cada personagem. O grupo é muito heterogéneo, desde elementos que actuam com base na premonição até outros cuja mais valia é a super tecnologia, ou a magia. Apenas uma coisa em comum entre todos os protagonistas: são do sexo feminino! Os homens são actores secundários neste manga...
Infelizmente ficou para o 4º volume a estória da líder, Rally Cheyenne, o elemento mais enigmático deste grupo!
A arte é excelente, vindo de Kia Asamiya não podia deixar de ser assim, quanto à estória e até ao momento, está bastante boa. Gostei deste manga!
Desculpem-me ter dado pouca atenção a este blog nos últimos tempos, mas o tempo de descanso anda a escassear... e o mesmo pedido para as parcas visitas aos outros blogs que sigo normalmente... espero que isto melhore nos próximos tempos!
Boas leituras!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Kia Asamiya 麻宮 騎亜
Editados entre 2009 e 2010 por Udon Entertainment
Nota : 8,5 em 10

8 comentários:

  1. Cada vez tenho menos paciência para Mangas, deve de ser da idade.

    Por falar nisso, já descobriste o que mais temos em comum? :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. LBJ
    Ora... agora é que eu comecei a ler Manga! :D

    Bem...gosto de livros, de escrever e de BD! Penso que tu também!

    (Espero que não digas que temos em comum a minha mulher...)

    ResponderEliminar
  3. Tenho alguma curiosidade em ler isto. Quando ainda existia o canal Locomotion, vi alguns episódios da série e não desgostei.

    ResponderEliminar
  4. Entendo que é uma edição estadunidense, não portuguesa :(

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro...
    Só posso dizer que és ええとグランデのトト!
    :D

    Vidazinha
    Não conheço o anime, mas o Manga até agora está a ser interessante!
    :*

    ifrit
    Sim, é a versão em língua inglesa. Quase não existe manga traduzido para português de Portugal. Em relação a português do Brasil não sei se esta série está traduzida.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. boas,
    Gostaria de saber se existe na net o manga para ler mesmo que seja em inglês, ou de onde tiras-te essas imagens, se foi de algum site que disponibiliza os manga digitalizados?

    ResponderEliminar
  7. Ricardo
    Penso que existe sim. Nunca procurei online, mas quase de certeza que existe.
    As imagens nas críticas de livros neste blog são todas de scans que eu faço aos meus livros!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]