segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lançamento Edições tinta-da-china: As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy


Este lançamento foi uma surpresa para mim, sobretudo pela origem dos autores! Um português, Filipe Melo, e um Argentino, Juan Cavia. Filipe Melo é o responsável pelos textos mas ainda não é pela BD que é conhecido! É o autor da curta-metragem de terror "I'll See You In My Dreams", vencedora de uma dúzia de prémios internacionais incluindo o Fantasporto de 2004. Por falar em Fantasporto, não é só o Zona Fantástica que vai ser lançado nesse certame, este novo projecto "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" irá ser lançado neste festival no dia 5 de Março no Rivoli.
Bom, mas têm todas estas informações bem detalhadas no "press release" da Editora tinta-da-china:

AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY

Novela gráfica de Filipe Melo e Juan Cavia, um livro Edições tinta-da-china.

Lançamento do livro:
5 de Março de 2010, 18h, Rivoli Teatro Municipal, Porto.
Inserido na programação do FANTASPORTO 2010 ,
com o apoio da Qual Albatroz

As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy é um projecto pioneiro em Portugal, uma novela gráfica de 120 páginas, publicada pelas Edições Tinta-da-China, e prefácio a cargo do grande John Landis, realizador de filmes de culto como American Werewolf in London e Michael Jackson's Thriller.
Um jovem distribuidor de pizzas, um ex-lobisomem de meia-idade e um demónio de seis mil anos serão os únicos capazes de fazer frente às forças do mal que ameaçam a Humanidade. Três amigos e uma cabeça de gárgula serão os responsáveis por uma viagem demente que fará com que cruzem os limites da imaginação.
Este é um projecto da produtora "O Pato Profissional" - dedicada às artes do fantástico e do improvável.
O grande mentor do projecto, criador da ideia original e argumentista, Filipe Melo - que escreveu e realizou fenómenos de culto, como a curta-metragem cinematográfica "I´ll See You In My Dreams" (vencedor Fantasporto 2004, 250 mil espectadores em sala) e a série televisiva "Um Mundo Catita", exibida por três vezes na RTP - é músico profissional, professor, compositor, arranjador, e célere seguidor do género fantástico.
Reunindo uma equipa de jovens talentos - Juan Cavia (DESENHO), Santiago Villa (COR) e Martin Tejada (ADAPTAÇÃO), a história ganhou forma e tornou-se real.
Se gostou de "Gremlins", "Big Trouble in Little China" e do famoso jogo "The Secret of Monkey Island", esta é a sua Banda desenhada.
Desta vez, o destino do Mundo será decidido… em Lisboa!

SOBRE OS AUTORES:
FILIPE MELO
Nascido em Lisboa, Filipe Melo foi detido e interrogado aos 15 anos por pirataria informática. Optou então por se dedicar ao piano, ficando desde cedo interessado no jazz e na improvisação. Desde então, a sua vida é dedicada à música e ao cinema, tendo tocado com a maioria dos músicos de jazz portugueses. Estudou no
Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music em Boston. Foi vencedor do prémio Villas-Boas e do prémio revelação do site JazzPortugal.
É também professor e arranjador, tendo trabalhado ou tocado com músicos e grupos como Camané, Carlos do Carmo, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, entre muitos outros. Conta com mais de 12 discos gravados, entre trabalhos como líder e colaborações.
O seu hobby e a sua maior paixão é o cinema: em 2003, funda O PATO PROFISSIONAL, uma produtora dedicada ao género fantástico. Produziu, escreveu e realizou vários projectos de culto: “I ́ll see you in my dreams”, vencedor do FANTASPORTO 2004 e de 12 prémios internacionais, e “Um Mundo Catita”, uma série de televisão exibida na RTP. Realizou ainda videoclips e documentários.
Actualmente, é membro da direcção do Hotclube de Portugal. Frequenta um mestrado na Escola Superior de Música, lecciona Piano e Harmonia na Universidade de Évora e na Universidade Lusíada e mantém a agenda ocupada a tocar piano com vários grupos enquanto prepara novos projectos de cinema, música e BD.

JUAN CAVIA
Juan Cavia nasceu com um talento inato para o desenho, em pequeno passava horas a copiar os seus livros de banda-desenhada preferidos, sem no entanto chegar a bons resultados. Aos 10 anos de idade e depois de muitas tentativas falhadas de fazer as suas próprias histórias, começa a ter aulas com o professor Carlos Pedrazzini, que durante mais de um ano faz incidir os seus estudos sobre a anatomia humana, perspectiva e síntese, para mais tarde se concentrar mais profundamente sobre a narrativa.
Durante 11 anos, sem interrupções Juan Cavia desenvolve os seus conhecimentos em pintura, desenho, composição, dinâmica e diversas técnicas de representação.
Depois do ensino secundário, começa a estudar cinema, enquanto trabalha paralelamente como storyboarder e concept designer para algumas Produtoras de Publicidade. Um ano mais tarde começa a trabalhar com Marcelo Pont Verges (Designer de Produção e Desenhador de BD) com quem trabalha como assistente durante 2 anos em diversos campos do audiovisual.
Desde 2005 que trabalha como Director de Arte para cinema, publicidade e teatro.

FICHA TÉCNICA
Direcção: Filipe Melo
Guião original: Filipe Melo e Pablo Parés
Desenhos: Juan Cavia
Cor: Santiago Villa
Adaptação: Martin Tejada
Produção: Paula Diogo e Filipe Melo
Legendagem e Paginação: Pixel Reply
Edição: Tinta-da-China
MAKING OF:
Texto: Ana Markl
Design: Pedro Semedo / Paulo Veiga / Joana Sacchetti - Pixel Reply
Video: Bruno Canas
Características do livro: 120 páginas, impressas a 4 cores, formato 16,5x24cm.
PVP: 16,90€

PREFÁCIO (de John Landis)
Eu já tinha visitado Portugal, mas nunca tinha estado em Lisboa. Por isso, quando me convidaram para a terceira edição do MOTELX (Festival Internacional de Cinema Terror de Lisboa), aceitei com prazer. Além disso, os meus amigos Carolyn e Stuart Gordon também estariam em Lisboa, e somos todos excelentes turistas.
Durante a minha visita a Lisboa, conheci um jovem chamado Filipe Melo, que me pediu para escrever o prefácio para a sua novela gráfica, As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy. Eu disse-lhe que teria de ler o livro primeiro, e que depois lhe diria. O Filipe disse-me então que o livro ainda estava
no processo de ser escrito e desenhado!
Passou cerca de um ano e estou em Londres, prestes a rodar um novo filme - Burke and Hare. Ontem chegou uma embalagem pelo correio aos Ealing Studios onde está o meu Gabinete de Produção. Finalmente! O lendário manuscrito! Abri-o ansiosamente.
Estou verdadeiramente feliz por anunciar que o li com imenso prazer.
O livro é a história maravilhosamente ilustrada e bem contada de um distribuidor de pizzas chamado Eurico e das suas aventuras numa Lisboa infestada de monstros. A sua moto é roubada (e o seu trabalho a distribuir pizzas depende dela!), e então ele recorre aos serviços de Dog "Investigador do Oculto" Mendonça. A eles junta-se Pazuul, uma menina que não é o que parece, e uma cabeça de uma Gárgula que fala pelos cotovelos.
Entretanto, as crianças de Lisboa estão a ser raptadas durante a noite! Sob as ruas de Lisboa, o pior de todos os monstros está a trabalhar arduamente para levar a cabo o seu plano maléfico. Quem será ele? Como é que Vlad (o rei dos vampiros e proprietário de um clube nocturno) se envolve nesta trama? Bem,
suponho que vão ter mesmo de ler para descobrir!
A minha missão está cumprida. Li a versão completa de Dog Mendonça e Pizzaboy e declaro que é muito bom! Posso mesmo dizer que é a melhor novela gráfica portuguesa que já li.
A minha única pergunta é... quanto tempo vamos ter de esperar até que chegue a próxima?
John Landis*
Londres, 22 de Janeiro de 2010
*John Landis é reconhecido como um dos mais importantes e influentes realizadores da história do cinema. É o criador e realizador de filmes de culto como Animal House, The Blues Brothers, Coming to America, Trading Places, Innocent Blood e American Werewolf in London. É também responsável pelo mais famoso videoclip de todos os tempos - Michael Jackson's Thriller.

Acho este lançamento Luso-Argentino muito interessante! Mesmo!
Boas leituras.

14 comentários:

  1. Confesso que fiquei curioso...

    E como sou fã desse tipo de histórias, devo dizer que gostei do que me parece ser uma terrifica história, isto sem falar da arte que está impecável e bem adequada ao género em causa. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida o livro muito interessante. Grande novidade fora das edições "regulares".

    ResponderEliminar
  3. Tens de ver o vídeo de apresentação deste projecto (se é que já não viste..), dá para ter uma ideia bastante boa do livro, que me parece fantástico.
    Devo salientar que é mais um livro do BD de um autor português editado em Portugal!! Os editores devem estar loucos ;).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que este teu blogue é uma caixinha de surpresas... e boas surpresas. Pelo que vi e li fiquei muito curioso, mesmo muito curioso. Sobre o texto não me posso pronunciar, mas as pranchas que aqui colocaste do Juan Cavia são fenomenais. São verdadeiras obras de arte em que um tipo se perde a analisar os detalhes. Fiquei fã e quero ver se adquiro essa pérola. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Outra editora que eu não conhecia.
    Com tantas que há por aí é estranho ainda não ter sido lançada uma revista bd. Ou tá tudo teso?
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. E vai ter distribuição comercial, não?

    ResponderEliminar
  7. Esqueçam. Pergunta de gajo que ainda não tinha feito uma pesquisa.

    ResponderEliminar
  8. OCP
    Também estou curioso... (Muito curioso!)
    :)

    Paulo Brito
    Sim, a Tinta-da China de vez em quando edita um livros de BD!
    ;)

    Luca
    Sim, já vi a apresentação (video), e realmente este ano as editoras tem estado a apostar bastante em autores portugueses.
    :O

    João Amaral
    Também gostei bastante das pranchas que vi, agora quero ver o "quadro" geral!
    ;)

    Gio
    A Tinta-da-China não edita muita BD. O ano passado (ou há dois anos, não consigo precisar) editou o "Terra Incógnita".

    pco69
    Claro que vai!
    Eheheh
    :D

    ResponderEliminar
  9. ;) Excelente explicação da obra (como sempre)!! Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. É lá! Isto parece-me mesmo muito bom. Muito obrigado Bongop, pela dica.

    ResponderEliminar
  11. Wow! Que grande trabalho de cores e desenho! Esta vai para a minha estante - que cada vez está mais a transbordar!

    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  12. Esta bd é gira!! muito bem escrito e os desenhos estao fantasticos, pedi emprestado ontem a um amigo, e agora estou a pensar se o vou devolver..lol muito bom mesmo !!

    ResponderEliminar
  13. Diana
    Bem revinda ao blog do Leituras!
    :)
    A explicação não é minha, mas sim da editora Tinta-da-China (que eu agradeço).
    :*

    Refem e H.
    Já o tenho, mas ainda não li. Bisbilhotei o interior e o que vi agradou-me bastante, só falta a leitura mesmo!
    ;)

    Inês Santos
    Bem vinda ao Leituras de BD!
    Já leste, estás mais à frente que eu, que ainda não tive tempo!
    :D
    Comigo não te safavas... já não empresto livros há muito tempo! Os livros emprestados têm uma certa tendência a desaparecer... prefiro dar!
    :D

    ResponderEliminar
  14. Agradeço muito todo o apoio e divulgação.
    Cada livro vendido faz uma grande diferença - gostava muito de continuar com as aventuras destes 4 heróis de segunda categoria.

    Muito obrigado a todos.

    filipe

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]