domingo, 7 de fevereiro de 2010

Blacksad


Visto que este é o ano em que vai sair o aguardado Blacksad Vol.4 desta série de sucesso, fica aqui um pequeno apontamento sobre a mesma.
Blacksad foi um sucesso imediato em França logo na saída do seu primeiro número, estávamos no ano 2000. Os seus autores tinham feito mais animação até aqui do que Banda Desenhada. Juan Díaz Canales, autor dos textos, já tinha fundado uma empresa de animação e Juanjo Guarnido, autor da parte gráfica, tinha trabalhado para a Walt Disney. Estes dois autores espanhóis, depois de andarem a “bater às capelinhas” todas, conseguiram firmar contracto com a Dargaud francesa para a edição de Blacksad. Logo nesse ano de 2000 começou uma longa lista de prémios ganhos por esta boa série de BD.
As estórias giram à volta do género policial negro, onde de livro para livro se notam progressos ao nível narrativo, mas é na parte gráfica que se nota esta subida de qualidade.
Para quem não conhece a série, as figuras são antropomorfizadas e a selecção do animal que dá vida à personagem é por norma mito bem escolhido… os assassinos são répteis (por norma), os guarda-costas são animais possantes e com mau feitio, como por exemplo o rinoceronte, os policias são canídeos, etc., etc.…. Nota-se também que o grau de antropomorfização é normalmente maior nos caracteres femininos, dando um ar de grande sensualidade a algumas “gatas”.
Esta série está toda editada em português pela ASA, e também já tive a confirmação de que o Blacksad: Vol.4 será editado em português este ano! Os livros já editados são:
- Algures Entre as Sombras
- Artic Nation
- Alma Vermelha
Em relação às estórias, estas tem sempre como fundo uma investigação policial, mas em quadros sociais distintos de livro para livro, em que o detective privado Blacksad (um gato preto) se serve da sua liberdade de acção para castigar criminosos em situações que a polícia não pode actuar, mas o comissário Smirnov protege sempre Blacksad nas suas actuações menos legais.
Em “Algures Entre as Sombras” é feita a apresentação das personagens e a investigação gira à volta do assassinato de uma estrela de cinema, antiga amante de Blacksad. Este livro tem final cheio de "sangue-frio"...
“Artic Nation” foca um tema antigo, mas ao mesmo tempo ainda bastante actual: o racismo. As referências ao Ku Klux Klan são evidentes neste livro…
“Alma Vermelha” foca um medo antigo, que em parte ainda existe… o holocausto nuclear. Aqui a referência à fobia da guerra fria e ao perigo vermelho também é evidente, com o senador tristemente célebre, Joseph McCarthy, a ser representado pelo senador Gallo (representado por um galo, claro está...).
Blacksad sai-se quase sempre bem, mas nunca na totalidade… algo fica sempre por resolver ao nível pessoal deste detective privado, muito ao estilo de Colombo, deixando sempre uma nota amarga no fim. Não adianto mais, como é meu costume, pois a BD é para ser lida e não contada!
:D
É uma série bastante boa, e de grande sucesso, que eu recomendo a quem gosta de BD policial.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido
Editado entre 2002 e 2005 pela ASA
Nota : 8,5 em 10

21 comentários:

  1. Que dizer de relevante depois de tão brilhante exposição? Só talvez que a decupagem(este termo existe mesmo)é muito boa, muito dinamica que as expressões estão muito bem conseguidas, ou não tivesse o Guarnido trabalhado para desenhos animados. A mim lembra-me mais a personagem de Lew Harper ou até o Philip Marlowe do Chandler.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Blacksad é das minhas BD's preferidas. A secção artística é das melhores onde já tive a oportunidade de pôr os olhos em cima. Também a ambiência noir está muito bem conseguida. As expressões faciais são obras de arte.
    Sinceramente, acho que esta BD tem conteúdo e beleza suficiente para passar para o grande ecran. Talvez ache a tua nota um bocado baixa demais comparando com outras BD's onde já te vi dar notas superiores. De qualquer maneira, aceito que talvez não aches o Blacksad tão magnificiente quanto eu.
    Continua o teu bom trabalho.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Gio
    Vais obrigar-me a ir ao dicionário com essa da "decupagem"...
    :P

    H.
    Sabes que nas notas que eu dou está muitas vezes subjacente o meu gosto pessoal! Gosto muito de Blacksad, mas não é daquelas obras que me enchem totalmente. O melhor de Blacksad para mim é a arte de Guarnido, a narrativa se Canales não a considero totalmente a meu gosto. Mas compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, pois conheço várias pessoas que são fãs incondicionais de Blacksad!
    A partir da nota "7,5" conta muito o meu gosto pessoal, e considero que a partir desta nota são livros a ler, dependendo do gosto de cada um...
    Lembro-me de teres dito num comentário mais antigo que estavas à espera desta crítica, e quando estava a dar a nota sorri porque pensei "o H. vai meter-se comigo"...
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Bongop
    Foi sem querer. Nem sabia até á dois dias que se "aportuguesou" a palavra francesa "decoupage". A Wikipedia define como "Decupagem- ordenação dos planos". Basicamente quando tens um guião tens de o encaixar na prancha de maneira a contar a historia o melhor possivel
    variando planos, enquadramentos, etc. è um termo que se utiliza mais no cinema.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Esse ainda não li... mas espero fazê-lo :)

    ResponderEliminar
  6. Blacksad 4. Excelente, excelente.

    Mais um que já tem lugar marcado na minha estante. Lol

    Boa critica, como sempre. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  7. O antropormorfismo não é fácil de agradar a leitores mais, digamos, maduros. A série Blacksad conseguiu agradar de forma surpreendente, pelos prémios que angariou, e não acredito que os textos tenham sido a principal razão para tamanho sucesso, pois também concordo que o estilo noir não é original, levando-nos sobremaneira a pensar, por excelente exemplo do Gio, em Marlow. Mas, o conjunto de toda a obra é, na minha perspectiva, excelente. folgo muito em saber que a ASA lhe dará a merecida continuidade. Parabéns.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito do Blacksad mas o seu a seu dono a ideia original é de Sokal com o seu inspector Canardo. De qualquer dos modos este irá para a prateleira :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Confesso que Black Sad não é uma das minhas bds favoritas. O que me fascina mais nela é de facto o desenho que é muito bom e as páginas de um dinamismo invulgar. Aliás, como se pode ver pelas imagens que colocaste. No entanto, depois da tua exposição, irei olhar para a série mais atentamente...

    ResponderEliminar
  10. A tristeza de vir a este blog e que me vi obrigado a encomendar todas as recomendações à wook.pt ou à FNAC online. Não encontro à mais de 2 meses na Fnac em Braga ou em outras livrarias livros novos de BD exceptuando as edições que têm uma capa à La Fnac.

    Ser de Barcelos tem destas coisas. Ou haverá um boa livraria que esta alma penada desconheça em Braga.

    ResponderEliminar
  11. Gio
    Obrigado, assim escuso de ir ao dicionário! (ihihihi)
    :D

    Crucios e OCP
    Uma boa série para se ter na prateleira para ler e reler!
    ;)

    Refem
    Sim, a ASA já me confirmou que irá editar o Vol.4!
    :)

    LBJ
    Não conheço o Inspector Canardo, mas não é raro serem feitas antropomorfizações, tanto na BD como na animação, sobretudo para crianças. Neste caso a dificuldade e a estória ser dirigida a adolescentes crescidos e adultos, mas esta dupla espanhola conseguiu um bom resultado!
    ;)

    João Amaral
    De facto a parte que eu mais gosto é aquela que referes: o desenho (e pintura) e o dinamismo que Guarnido impõe nas suas páginas.
    :)

    Paulo Brito
    É uma pena na verdade... por vezes nos grandes centros já é complicado obter algumas obras, portanto imagino em zonas não tão centrais!
    :(

    ResponderEliminar
  12. Bongop,

    Tu não conheces o Inspector Canardo? Fustiga-te homem! Que me lembre apenas saiu um album em Português, a série era brilhante e garanto-te que vais achar o Blacksad muito parecido, eu diria mesmo quase como uma homenagem...

    ResponderEliminar
  13. Uma excelente crítica para uma excelente série, a arte de Guarnido não é boa... é excelente!! É claro que aparecem meia dúzia de detractores a dizer que é um pouco infantil, só gostava de saber aonde?? É como dizer se filmares um filme a preto e branco, já é antigo!!

    A notícia do lançamento do nº4, ainda por cima com edição portuguesa, já me fez ganhar o dia... já está na minha lista :).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Bongop,

    Aceito a tua resposta e compreendo que tenhas outros gostos.

    Eu sou mesmo doido pelo Blacksad. Parece que os autores sabiam tudo o que eu gosto numa BD quando criaram Blacksad.

    Eu sei que aquilo que vou dizer talvez possa parecer discurso da treta pois deves estar farto de ler isto noutros comentários, mas a verdade é que te quero mesmo felicitar por teres este blog.
    Venho cá sempre espreitar e já me fizeste conhcer BD's de que gostei.

    Um grande abraço.

    Gostava de te convidar a analisares a série "Walking Dead". Não sei se gostas e certamente não terá nada a ver com Blacksad mas devido à sua importância no género, talvez mereça que lhe faças uma análise.

    Deixo ainda uma dúvida no ar:
    Sei que já analisaste - e bem - a série Sambre mas deixa-me perguntar-te: afinal quantos livros existem? E quantos são em português? Eu apenas tenho a versão I, II, III e IV. No outro dia vi um livro que não possuo na Fnac em francês - creio eu - e não percebi se era o volume V ou não. Sabes alguma coisa sobre isto?

    Obrigado e um abraço!

    ResponderEliminar
  15. LBJ
    Não fustigo nada! Detesto dor!
    LoL
    :D
    Vou investigar o Canardo.
    :)

    Luca
    Blacksad é tudo menos infantil...
    :D
    Andas distraído... já tinha num post anterior dito que a dupla espanhola iria fazer sair o nº4 este ano, e noutro post a informação que a ASA o ia editar em português!
    ;)

    H.
    Obrigado pelo elogio!
    :)
    Walking Dead é uma série que à partida não irei comprar. Fiz uma opção tempos atrás entre Walking Dead e o os Marvel Zombies, na altura escolhi Marvel Zombies! Não sei se foi a melhor opção, mas neste momento acho que optaria por Walking Dead...
    Em relação ao Sambre tens todos os que sairam em português. Não chegou a sair o nº5, e deve ser esse que viste: Maudit soit le fruit de ses entrailles...
    Se não foi esse que viste, podes ter-te deparado com uma série "spin-of" que entretanto começou a sair: La guerre des Sambre. Esta já conta com três livros editados!
    Dá a ideia que ele abandonou a série principal para se dedicar a esta...
    :)

    ResponderEliminar
  16. Também eu me arrependi em me ter visto livre do Walking Dead Vol.1 Deluxe Edition (a troco de uma pipa de massa, diga-se!); agora sinto saudades de acompanhar a série. Saiu recentemente um volume com cerca de mil páginas que condensa uma série de TPBs, mas ainda não vi nenhum, por isso não sei nada sobre a qualidade do mesmo, alguém sabe?

    ResponderEliminar
  17. Afinal a ASA já se mexeu,e vem mais uma co-edição.

    ResponderEliminar
  18. Refem
    Não te queixes... já o tiveste!
    :D

    Manuel Frederico
    A ASA já se andava a mexer, agora está confirmado!
    :)

    ResponderEliminar
  19. Uma boa série sem duvidas, Ainda li apenas o 1.º volume mas valeu a pena. Tenho de dar uma olhada nos seguintes.

    ResponderEliminar
  20. Ontem, num impulso, lembrei-me de ler o Blacksad que já tinha adquirido à algum tempo mas que ainda não tinha lido. Que série excelente. Desenho fantástico em expressividade e texto ao nivel do melhor policial negro (noir)de Phillip Marlowe. Li o primeiro. Fui jantar. Acabei rápidamente e li os dois seguintes. Estou ansioso para chegar a casa e despachar o quarto hoje.

    ResponderEliminar
  21. Sam
    Dá uma "olhada" nos restantes... vale a pena
    ;)

    pco69
    Só agora!?
    Tsss tsss...
    :D
    Tenho critica ao 4º volume também aqui no blog...
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]