segunda-feira, 2 de novembro de 2009

20º Amadora BD: Exposições


As exposições estão espalhadas pelos dois pisos do Fórum Luís de Camões, ficando no piso de entrada exposições relacionadas com os 20 anos deste festival (Almanaque), outra relativa aos autores portugueses do nosso tempo (Contemporaneidade Portuguesa), Colecção CNBDI com pranchas originais oferecidas por artistas a este centro e a exposição "20 anos de Concursos" (o nome diz tudo...). Agora, desculpem-me todos os intervenientes nestas exposições atrás mencionadas, mas aquela que eu mais gostei foi mesmo a do Rui Lacas. Vale mesmo a pena!
No piso inferior várias exposições de artistas nacionais e internacionais. Quase todas interessantes vou destacar duas porque me puseram de boca aberta, e outra pela negativa...
(Atenção, isto é tudo referente ao meu gosto, outros podem ter opinião inversa)
As duas que me chamaram mesmo a atenção foram a exposição de Emmanuel Lepage e a mostra de autores polacos, com o nome de Komiks!
Ambas me encheram o olho, Lepage já lhe conhecia o virtuosismo, os polacos pela enorme surpresa que a qualidade dos trabalhos expostos possuía. Penso que os autores polacos estarão presentes no último fim de semana... a não perder!
Pela negativa a exposição da bonecada em PVC do Asterix... deveria-se comemorar 50 anos da BD Asterix, ou seja, pinturas, pranchas, vinhetas e como acessório poderiam lá estar os bonequitos em PVC... estava à espera de bastante mais desta exposição. Fez-me lembrar a exposição "Star Wars" do ano passado, grandes expectativas acabam em grandes desilusões.
Ficam em baixo algumas fotos que eu tirei no Domingo (fim de semana passado) visto que no Sábado desse fim de semana esqueci-me da máquina fotográfica, e neste Domingo ficou sem bateria...
:s
As fotos são relativos ao piso inferior, visto que o piso da entrada já está retratado aqui.


Lepage









Colectivo de Autores Polacos











A exposição de Lepage foi das melhores que eu vi até hoje e é uma pena que por vezes a impressão em papel, por melhor que seja não consiga captar tudo o que está no original.
E pronto! Foram as duas exposições que me marcaram mais!

Não esquecer que ao vivo é muito melhor ;)

2 comentários:

  1. São pranchas excelentes! O Lepage conquistou-me com esta exposição e os polacos são a surpresa do festival. Resta esperar que os autores que vierem estejam à altura das expectativas criadas pela mostra "Komics"!

    ResponderEliminar
  2. Tiraste fotos precisamente a algumas pranchas que eu venerei do Lepage.

    Arrepia-me a arte dele, sem dúvida uma das melhores exposições que vi na Amadora desde há algum tempo.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]