segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Zona 0


Ok... eu sei que não estava na lista, mas como não tinha falado deste primeiro lançamento da revista impulsionada pelo autor Fil, resolvi escrever uma palavritas sobre esta revista que tenta abanar a pasmaceira da BD feita por portugueses. Depois desta pequena introdução, peço desculpa pela tardia referência a esta empresa de muitos autores de BD portuguesa, sim, porque já fiz referência ao Zona Negra e a este primeiro lançamento... nikles!
Esta revista pretende dar a conhecer alguns dos jovens autores nacionais, mas ao invés de uma publicação com uma apresentação "fraquinha", tenta atingir alto nível como produto. O papel é excelente, as cores estão presentes no esplendor que cada autor quis dar-lhes, e o preço não é exagerado para a qualidade da publicação. É uma publicação amadora, mas alguns trabalhos já estão a um bom nível!
Neste primeiro número temos uma capa da autoria de Fil, Eduardo Monteiro na galeria de ilustração com três trabalhos, sendo o 4º também de Fil.Depois temos uma série de estórias curtas de Ana Oliveira (O que o amor nos faz), Man (In Utero), Manuel Morgado e Gustavo Carreira (25-12-1914), Rui Alex (Detalhe), António Agonia Sampaio (Aparência), Luis Lourenço Lopes (Oeste), Hugo Teixeira (WWMM - World War Machine Mind), André Oliveira e João Ataíde (A Terrível Sorte do Panda Ping-Pong nas Garras do Chim Pan Zé) e o final é da autoria de Fil (A Anomalia).
Algumas estórias são bastante melhores que outras, houve uma a que eu não percebi o sentido, mas no computo geral acho que a revista esteve bem! Como nota, penso que apesar da responsabilidade das estórias ser dos respectivos autores, alguém deveria fazer uma revista ao português usado... algumas dão os respectivos pontapés na gramática sem necessidade nenhuma. É também minha opinião, embora contrária à da maior parte das pessoas que gostam de BD, que a revista deveria ter sempre uma ou dois estórias com continuação. Dizem que é contraproducente, mas se quiserem editar trabalhos com mais qualidade ao nível do enredo, terão de existir estórias bem mais compridas que as apresentadas (embora a estória de Hugo Teixeira tenha continuação). Isto iria aumentar a consistência da revista, mas isto é só a minha opinião.
Ainda não tenho o Zona Negra, mas espero obtê-lo no Amadora BD e espero que os dois lançamentos agendados da revista Zona sejam um sucesso! São eles o Zona Fantástico e o Zona Gráfica.
Eu sei que este post está completamente fora de tempo, mas tinha de o fazer :)
Parabéns!

2 comentários:

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]