quarta-feira, 22 de julho de 2009

Freakangels Vol.1 Limited Edition


Freakangels é um "Free Webcomic", em que todos os interessados podem acompanhar a evolução da estória aqui neste link: Freakangels !
Freakangels é escrito por Warren Ellis (Planetary, Authority, Transmetropolitan, etc) e desenhado por Paul Duffield, pode-se considerar este o primeiro grande trabalho de sucesso de Duffield. Ellis anunciou este seu projecto em 2007, e o sucesso e aceitação deste "Steampunk Webcomic" foi tão grande, que acabou por ser editado em papel para minha satisfação (detesto ler no PC...)!
O sucesso vem porque porque os diálogos de W.Ellis são dos melhores que eu li nos últimos tempos, consegue iniciar uma frase com um pensamento profundo e acabá-la na maior das vulgaridades. Esta dualidade de Ellis está patente em quase todas as suas grandes obras. O sucesso desta série advém também da excelente arte por parte de Paul Duffield. A sua arte acompanha a escrita de Ellis dando forma ao cenário pós-apocalíptico, tipo "Steampunk", conseguindo nas personagens principais dar um ar diferente... eles são branco pálido (mesmo a de etnia negra) com olhos violeta, mas acho que a melhor caracterização está na dualidade de serem jovens, e ao mesmo tempo terem uma expressão "velha", doente (aquele branco pálido é próprio das pessoas doentes). Penso que era mesmo isto que Ellis queria para os seus personagens. Para além disso, Paul Duffield consegue fundir as suas influências Manga com o desenho mais tradicional norte-americano, aproveitando o melhor dos dois "mundos".
A estória fala-nos de um mundo inundado pelas águas oceânicas, ou seja, um pós-apocalipse provocado por um grupo de 12 jovens, todos da mesma idade, que um dia decidiram que a Terra tal como estava e evoluía não era um bom mundo para se viver. Todos têm poderes particulares, sendo que o único poder comum a todos é a telepatia. Alguns destes jovens, de alguma maneira, sentem-se culpados pelo cataclismo que assolou a Terra, e tentam minimizar os prejuízos desse evento, pelo menos na população de Whitechapel, a sua zona protegida. Aqui protegem a população local de salteadores e tentam com as suas inventivas mentes produzir alimentos frescos, maquinaria tendo sempre um elemento, Jack, à procura de bens úteis que estejam perdidos no fundo das águas. Estes jovens têm uma regra básica, apesar de o poderem fazer, não podem manipular a mente de outras pessoas (a não ser que a sua vida esteja em causa). Foi essa regra que Mark infringiu para proveito próprio, sendo castigado com a morte! Mas este jovem, que nunca aparece graficamente neste primeiro livro, afinal não morreu e para além de controlo mental sobre outras pessoas de fora de Whitechapel, programa-as para irem assassinar os seus "irmãos". É assim que o livro começa, é assim que Alice procura os restantes Freakangels, que para ela são culpados da morte dos seus irmãos.
Bom, podem sempre experimentar esta leitura no PC, clicando no link lá mais acima, eu pessoalmente gostei muito, mas aconselho sempre o livro!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por: Warren Ellis e Paul Duffield
Editado em 2008 por Avatar Press
Comprado no Book Depository
Nota : 9 em 10

15 comentários:

  1. Boas. Excelente crítica (como sempre!); permite-me só discordar do teu "aquele branco pálido é próprio das pessoas doentes".Eu gosto particularmente de mulheres branquinhas, e acho o tom marmóreo um 'must', além de desde a idade média ser conotado com a "nobreza" (gente que não fazia nada, basicamente... e muito menos fora-de-portas). E em Whitechapel o sol não brilha assim tanto, quando a temperatura chega aos 19º vai tudo em fato de banho para os jardins!
    No estilo do desenho, acho que temos de dar os parbéns ao Duffield, porque preso a uma divisão vertical de meio por meio, para ser legível no ecran (para onde foi pensada)conseguiu fazer um bom trabalho.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A.Bastos
    Quando eu falo naquele branco, é porque é um branco diferente. Os outros habitantes de Whitechapel também são brancos (próprio de quem vive naquelas latitudes), mas têm uma tonalidade um pouco diferente diferente. Aquele branco de pele vem no mesmo "pacote" dos olhos violetas.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente critica como sempre. :D

    Já andava a pensar quando irias dar a tua opinião sobre esta serie. ;)

    ResponderEliminar
  4. Só o facto de ser escrito por Warren já é um sinónimo de qualidade, mas ainda não tive oportunidade de ler esta história. Pelos desenhos que apresentas a arte parece óptima, tenho que encontrar este livro para averiguar.
    Só pela tua critica fiquei cheio de vontade de ler o livro :)

    Um abraço.

    P.S.- O tom crepúsculo está na moda, por isso viva a pele pálida!!

    ResponderEliminar
  5. Bela resenha. Concordo inteiramente
    quando diz que Ellis é muito bom de diálogo. Ainda tou para lêr uma obra autoral do Ellis que não goste.Esse Freakangels me deixou salivando.

    ResponderEliminar
  6. Branquinhas como a neve...hmmmm!
    Bongop, para ti :P

    ResponderEliminar
  7. Refém
    Só o compro quando aparecer o HC!

    ResponderEliminar
  8. Já apareceu há bastante tempo (desde Beja); também existe HC autografado pelos dois autores.

    ResponderEliminar
  9. Este volume que compraste é o assinado, Bongop?

    Boa compra, vais ficar viciado em mais uma série. Aconselho-te também a comprares o Aetheric Mechanics do próprio Ellis.

    P.S.: Já recebi o Transmetropolitan e os volumes já são uma bocadinho mais compostos (já estão mais grossos). Ainda assim o papel continua uma merd*, mas aguenta-se.

    ResponderEliminar
  10. Refém
    Sim, mas ainda não estava eu preço que eu queria :p

    Celtic
    Não, esse não é o assinado. Na altura tava "dificil" de encontrar um assinado em conta...

    A Vertigo e o papel, o papel e a Vertigo... duas coisas que não se dão bem...
    :D

    ResponderEliminar
  11. Também esperei para comprar o livro em vez de ler no PC apesar de ao ser desenhado ter sido pensado no formato pois lê-se bastante bem no PC. Mas claro que não se compara ao prazer de o ter nas mãos.

    Eu também gostei já o li há bastante tempo mas tinha ficado coma ideia que todos eles tinham os mesmo poderes. E também não acho que tenham um ar doente :P

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Que Lindo! Quadrinho maravilhoso! Obrigada por comentá-lo, Nuno. Eu fico aqui, mais uma vez, com água na boca.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]