domingo, 24 de maio de 2009

Universal War One Vol.5: A Torre de Babel


Não é segredo para quem me conhece, que esta é a minha série preferida desde que comprei os três primeiros números de uma assentada, Universal War One ( UW1 ). Não tenho memória de uma estória sci-fi tão bem construída, com uma arte de tirar o fólego a acompanhar. A série chama-se Universal War One, e saiu da imaginação de Denis Bajram. No verão passado saiu "Universal War One Vol.4: O Dilúvio", que acabou com os leitores a torcerem-se por mais, agora, n`"A Torre de Babel" o final é bem pior... o leitor não se torce... retorce-se pelo próximo e último volume: O Patriarca!
Esta série está tão bem estruturada ao nível das ideias e criação de expectativa, que o leitor quase que fica com uma sensação de angústia por ter de esperar por mais um livro. E até parece mentira... como é que se consegue "enfiar" uma estória destas em apenas seis volumes? Bajram é grande! E a velocidade da estória também... ainda me lembro que tive de repetir logo de seguida a leitura dos três primeiros livros, para a sedimentação da quantidade de informação que estes três volumes contêm. Já editados:
- Génesis
- O Fruto do Conhecimento
- Caim e Abel
- O Dilúvio
- A Torre de Babel
Espero que "O Patriarca" saia lá para o fim do ano! Era justo para os fãs da série :)
O grupo de quatro elementos sobreviventes da esquadrilha Purgatory (Kate, Kalish, "Mário" e Williamson) foi "cuspido" para fora da nossa galáxia, ao tentar evitar o "disparo" da arma secreta das "Companhias Industriais de Colonização", CIC. Eles ficam numa situação muito dificil... um Space Shutlle muito velho quase sem água, comida e oxigénio! Mas têm no seu interior um génio: Kalish!
Mas a angústia destes heróis misturava-se da incerteza de morrerem no espaço com a incerteza de que o seu acto teria evitado ou não a destruição da Terra.
Kalish consegue a viagem espacio-temporal de retorno, mas com um problema... chegam com um avanço de trinta anos à estação orbital Alfa! A Terra estava destruída, as CIC no poder, o Liberalismo mudou para uma lógica de totalitarismo e para compor o "ramalhete", Milorad e Amina são os comandantes de uma estação orbital estruturada com base na ideologia Nazi! E já contei demais, mas garanto que tem muito mais do que aquilo que eu contei, aliás, o final é espectacular!
Boas leituras.

Hardcover
Criado por Denis Bajram
Editado em 2009 por Vitamina BD
Comprado no stand BD Mania da Feira do Livro de Lisboa
Nota : 11 em 10

17 comentários:

  1. É bem verdade o que escreves, de tal maneira que ainda não li o número 4 e o 5 (que comprei há uns dias). Vou esperar pelo 6 e depois vou reler os três primeiros, mais, obviamente, os 3 últimos.
    Concordo plenamente contigo quando escreves que estes álbuns foram do melhor que se tem publicado em FC em Portugal.

    No blog do Verbal, o Cori referiu que a VBD cancelou a edição do Regulador. Já sabias? Está mal! Se andavas a seguir a história, o terceiro número foi já publicado pela Heavy Metal em Março de 2007.

    ResponderEliminar
  2. O tipo tem cá uma pança, deve fartar-se de beber cerveja...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Refeiro
    deixa-te de tretas e compra a série! Tenho a certeza que gostarias bastante!

    ResponderEliminar
  5. Refem
    O Verbal, já respondeu nos comentários. Até me fizeste um calafrio ao dares como definitavamente "morta" a série de O Regulador!
    :D
    É apenas a politica de perdas mínimas da Vitamina BD. O que eu tenho a apontar sobre o assunto é que muito dificilmente será editado este terceiro volume do Regulador, pois só quando o volume dois tiver as vendas mínimas editarão o terceiro... ora, eu não vejo os albuns do Regulador à venda nas livrarias normais, logo será quase impossivel as vendas chegarem a esse patamar mínimo!

    ResponderEliminar
  6. Não o vi na feira-do-livro em destaque (também só lá fui uma vez!). Cheira-me a esturro! A verdade é que ninguém gosta de andar a trabalhar só para aquecer, por isso tá-se a ver...
    Tem que haver maior divulgação das séries. Olha...faz um post desta série, por exemplo; com os seguidores que tens, o mais certo é ajudares a vender mais uns tantos álbuns (depois pedes comissão :P )

    ResponderEliminar
  7. Já li a informação gentilmente fornecida pelo Pedro Silva da Vitamina BD e tinha razão quando escrevi que me cheirava a esturro. Afinal a série não foi cancelada e o Cori largou uma bujarda que ao menos serviu para por em pratos limpos algumas dúvidas que houvessem.
    De qualquer maneira podes fazer o post sobre o Regulador. Era bem!

    ResponderEliminar
  8. Refem
    Eu tenho um post muito antigo sobre O Regulador. Amanhâ ponho uma imagem e um link para redirecionar para esse post.
    Vou repetir... Adoro essa série!
    :D

    ResponderEliminar
  9. também eu, não prosseguir a serie considero uma grande falha. Sinceramente não dá para perceber se assim for

    ResponderEliminar
  10. Já li a série na sua totalidade

    http://www.bbde.org/viewtopic.php?f=161&t=13098

    ResponderEliminar
  11. pco69
    Das melhores séries de FC na BD que eu conheço.
    Ficção -Científica pura e dura, com momentos épicos!
    Um dia destes faço como tu, completo em francês uma meia dúzia de colecções que estão estupidamente penduradas!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu completei, Korrigans, Juan Solo, UW1 e como já tinha os primeiro 4 em francês, mandei vir os últimos 4 e fiquei com a série dos Metabarões completa em francês

    ResponderEliminar
  13. Essa nunca comprei :-)
    Sorte minha e azar do editor :-)

    ResponderEliminar
  14. pco69
    Eu comprei os 4 que estão publicados em português, e apesar de não haver tradução dos 2 últimos não estou nada arrependido.
    Neste caso vale mais ter 2 que nenhum! É uma grande obra!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Aguardo o 6º e último à 3 anos. Sinceramente acho que a Vitamina BD e o Pedro Silva agiram mal. Aliás muito mal ao deixar o seu público pendurado desta forma.

    Se alguma vez publicarem o 6º volume, claro que o comprarei, pois quero ver o final desta excelente série. Mas esse será o último livro que alguma vez comprarei da Vitamina BD.

    A Vitamina BD junta-se à Devir na lista de editoras que não merecem o meu dinheiro.

    ResponderEliminar
  16. Rui Esteves
    Estás como eu... vou comprar em Francês, assim como o Korrigans vol.4.
    Pelo menos as colecções completas...
    A Vitamina BD mentiu a toda a gente, acho que foram a pior editora (não a nível de títulos, mas sim de postura) até hoje em Portugal.
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]