terça-feira, 14 de abril de 2009

Murena


Estamos em Roma, ano 54 DC, o ano do assassinato do Imperador Cláudio e da subida ao poder de Nero, seu filho adoptivo. Murena, série histórica conta-se entre as melhores adaptações desta época à Banda Desenhada. O rigor artístico do belga Philippe Delaby é extraordinário, o seu desenho demonstra muito estudo da época. Hesitante ainda no primeiro livro, tal como a colorista Béatrice Delpire, no segundo já mostra grande desenvoltura e segurança no seu traço, não sendo de estranhar a este melhoramento a mudança de colorista, que passou a ser André Benn.
Jean Dufaux, já falado neste blog com a série Rapaces, tem nesta época material de sobra para fazer uma estória, e faz! Com tanta intriga, corrupção, politiquice e sede de poder misturados com sangue e areia, Dufaux parte de todo este contexto histórico para uma estória com alguma ficção, mas contendo uma base verídica muito forte. Isto transmite muita solidez ao argumento, sendo que o personagem que dá o nome à série seja ficcional! Dufaux em vez do mais fácil, que seriam as legiões romanas e as suas grandes batalhas extramuros, foca-se dentro de Roma, com todo o seu jogo de poder. Adorei o trabalho dele ao fazer de Agripina um ser autênticamente monstruoso!
Em português estão editados dois volumes de um total de seis, são eles:
- A Púrpura e o Ouro (Asa)
- A Areia e o sangue (Asa)
- La Meilleure des Mères (Dargaud)
- Ceux qui vont Mourir... (Dargaud)
- La Déesse Noire (Dargaud)
- Le Sang des Bêtes (Dargaud)
Os quatro primeiros livros encerram o chamado "Ciclo da Mãe", do qual eu gostaria de ver desenvolvimentos este ano pela ASA.
Fazendo o "plot" destes dois livros editados em português, Cláudio está no poder casado com Agripina, tendo este facto como consequência a adopção de Nero por parte do Imperador. Cláudio tinha mais dois filhos de Messalina (sim, a célebre...), sendo um destes, Britânico, protagonista e vítima das intrigas neste dois primeiros tomos. Cláudio começa a afastar-se de Nero e a aproximar-se do seu filho de sangue, isto ao mesmo tempo que passa cada vez mais tempo com a sua amante secreta, Lolia, mãe de Murena. Este nunca aceitou muito bem ser filho bastardo de Cláudio, ignorando o mais possível o pai. Agripina sente que começa a perder terreno e toma as devidas precauções... manda assassinar Lolia e envenena Cláudio. Ao mesmo tempo, Nero, fazendo uso do seu poder, toma como sua uma escrava prostituta: Acté. Históricamente foi a personagem que sempre foi fiel a Nero, sendo ela a fazer o seu funeral.
Centrando-nos na estória de Murena, descubra de que modo Agripina maquina toda uma série de acontecimentos que levarão Nero ao poder, e de como ela espera ser o verdadeiro poder.
Fazendo a comparação com outra série de cariz histórico, Alix, eu acabo por gostar mais de Murena. É mais real, mais suja e não cabe dentro do estilo "linha clara" de que Alix faz parte e de que eu não gosto particularmente!
Esqueci de referir mais atrás que as capas são espantosas, e espero sinceramente que a ASA não se esqueça desta série de excelência.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por Jean Dufaux e Philippe Delaby
Editado entre 2004 e 2005 pela ASA
Comprado na Livraria Castil e na Bulhosa
Nota : 10 em 10

6 comentários:

  1. 10 em 10. Deve ser mesmo boa esta serie. ;)

    E tens razão quanto às capas, gostei da Medusa na capa que apresentas. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Porque é que no primeiro livro é hesitante, os desenhos estão tremidos, é?

    ResponderEliminar
  3. OCP
    Sim a série é mesmo boa, se puderes tenta obter!

    Rafeiro
    Hesitante porque não sabia onde por o lápis!
    :P

    ResponderEliminar
  4. Já conhecia de nome, mas não tinha esta noção da qualidade da série. Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Comprar, para quê?! Só se tiverem algum gosto por séries inacabadas. Todos para a Alliance Française, e é já.
    Nunca gostei de "bater" nos fraquinhos, mesmo quando merecem um bom puxão de orelhas. Mas nos musculados fanfarrões, sempre gostei de lhes dar uns "cascudos" nas orelhas. É o caso da ASA: um gigante editorial, fazendo parte de um avassalador grupo, que tem tipografia própria e parece que se esfalfam a trabalhar. É pena eu não sentir isso. Este ano vamos ter, imaginem... mais Lucky Luke, mais Astérix, e talvez algo para nos calarmos. Gostei de aplaudir o "Quatro?", fim da tetralogia do Monstro; também adorava aplaudir a continuação da Murena e outros (alguns, poucos), mas se recomeçarem agora, só daqui a dez anos é que apanharemos a edição Francesa.
    Já o Bórgia é a mesma história...tretas ou intenções mal estudadas! Gostava de engolir estas palavras, deveras que gostava.
    E o processo de insolvência da Meribérica?! Ainda decorre?!
    Vamos mas é a apresentar trabalho a sério, deixem-se de conversa fiada e de dar palmadinhas nas próprias costas. Tantos anos de experiência e é isto!
    Se a ASA (BD) fica indignada com estas palavras, temos pena. A soberba fica-lhe mal. A ASA, em vez de andar a arranjar desculpas, que seja frontal e pense que talvez, só talvez, não sejamos assim tão ignorantes quanto ao processo editorial e às verdadeiras capacidadas técnicas e tecnológicas de um editora da dimensão da ASA.
    Bongop, boa review. Também concordo com o 10 em 10. A ASA, pelos vistos, não.

    ResponderEliminar
  6. Forteifeio
    Acho uma série muito boa, de qualidade.
    É uma BD da qual eu acho que qualquer pessoa gosta.

    Refem
    Estou à espera que durante este ano haja surpresas da ASA. Hoje estou optimista! :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]