domingo, 29 de março de 2009

Peter Pan

Esta série, iniciada pela Bertrand e continuada pela Booktree, põe a nú alguns dos problemas mais graves de difusão e continuação de séries no mercado português. Quando quis obter o tomo nº4 dirigi-me à livraria Bulhosa onde o encomendei, visto que os exemplares que lá se encontravam tinham sido vendidos recentemente.

Até aqui tudo normal, mas quando passados cinco dias me dizem que o livro está esgotado e eu entro numa Bertrand e me dizem o mesmo, na FNAC não consegui acrescentar nada de novo a esta situação; eu entro em contacto com a Booktree! Pergunto porque é que se os livros estão esgotados, não são editados os dois últimos números desta série... resposta: 

"Contrariamente ao que muitos leitores poderão julgar, os nossos livros, bem como os de muitas outras editoras que se dedicam/dedicavam habitualmente à edição de BD, não estão esgotados. Seria muito bom sinal se essas edições estivessem realmente esgotadas pois isso significaria que o mercado teria absorvido essas tiragens e haveria margem de manobra para a continuação dessas séries e até para novos lançamentos. O facto de nem sempre ser fácil encontrá-los disponíveis nas livrarias, prende-se com razões ligadas à distribuição (assegurada por outra empresa independente da editora) e/ou à própria política do ponto de venda (primazia e privilégio da novidade, conferindo um tempo de vida cada vez mais curto ao livro que é rapidamente devolvido ao fornecedor)."

Esta foi parte da resposta de Maria Yashmin Gonçalves, Booktree. Ou seja, como se pode comprar se os distribuidores não distribuem? E sim, é uma pena que os leitores portugueses não tenham sequer tentado descobrir uma das mais maravilhosas adaptações à Banda Desenhada, sim porque numa série de seis livros, dois foram premiados no maior festival de BD do mundo: Angoulême! Este reconhecimento premeia uma série de grande qualidade, pena que nós sejamos tão "curtos"... 

Esta série tem como autor Regis Loisel, que conhecemos neste blog com outra excelente série, Em Busca do Pássaro do Tempo , e contêm os seguintes livros: 

- Londres (Bertrand) 
- Opikanoba (Bertrand) 
- Tempestade (Booktree) 
- Mãos Sujas (Booktree) 
- Crochet (Vents d'Ouest) 
- Destins (Vents d'Ouest) 

Loisel diz, antes de iniciar a sua adapatação de Peter Pan, que é "Inspirado, muito livremente, em personagens de Sir James Matthew Barrie." 

Apesar disso Loisel recupera muito da original e censurada estória de Barrie. Este teve de a reescrever várias vezes até ser aceite, e Walt Disney ter feito dela uma excelente estória de crianças para crianças. Bem, se pensam que conhecem tudo de Peter Pan, limpem o vosso cérebro porque esta é a estória de Peter, criança Londrina na época Victoriana, tudo num ambiente tipo "Oliver Twist", com ruas porcas e muita prostituição . Peter é pobre, odiado pela mãe mas nem tudo é desgraça... tem um amigo, o senhor Kundal, que o ensina a ler e conta-lhe estórias maravilhosas, que Peter por sua vez partilha com os seus amigos orfãos da rua Londrina, estes que futuramente vão ser os Meninos Perdidos, o exército de Peter! Peter odeia os adultos, daí a sua dificuldade em aceitar o crescimento... prefere sonhar com grandes aventuras de piratas! 

Um dos grandes achados desta adaptação é a fada Sininho, Loisel acertou em cheio quando criou esta ciumenta e irascível fadinha. É Sininho quem leva Peter para a Terra do Nunca, onde encontra a sua futura némesis, o Capitão Gancho. É também aqui que conhece o seu melhor amigo, um fauno chamado Pan, que lhe apresenta todas as criaturas mágicas daquela ilha. Aconselho vivamente esta série, que tem a particularidade de explicar várias coisas da mitologia criada por Barrie, como por exemplo como o crocodilo engole o relógio, ou o porquê de Peter cortar a mão ao capitão pirata! O cenário é bem diferente da estória que toda a gente conhece, até "Jack, O Estripador" tem entrada na estória! Não é um livro para oferecer a crianças com menos de 14 anos... será incompreensível para estas. 

Gostaria de contar mais, mas não seria justo estragar a surpresa de quem quiser adquirir estes livros. Espero que os distribuidores comecem a fazer o seu trabalho (a Booktree disse que ia mudar de empresa distribuidora), e que os portugueses não deixem passar ao lado esta excelente série de Banda Desenhada, sim em França é posta nos píncaros, tanto como estória, como artisticamente! É a obra-prima de Loisel e gostaria de a ver um dia toda editada em português! 

Boas leituras. 

 Hardcover 
Criado por: Régis Loisel 
Editado entre 1993 e 2002 pela Bertrand e Booktree 

11 comentários:

  1. 10 em 10. Subscrevo.

    A Booktree que se mexa, que, para mim, isso que se passa é incompetência da grossa. O facto da Bertrand ter abandonado o projecto é que me surpreendeu; afinal estes teriam todas as condições para fazer vingar este álbum.

    ResponderEliminar
  2. O meu afilhado é um Peter Pan. Está sempre a dizer que não quer ser crescido, porque os crescidos fazem guerras! Lá no fundo, acho que todos nós somos...

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Viva Bongop, estou a ver que o mundo imaginário de Barrie, continua a potenciar inspiradas adaptações. Eu, confesso que desconhecia esta edição de Loisel em português, talvez pelos problemas de distribuição que apontaste. Vou ver se encontro isto!

    Mas agora pior que a distribuição só mesmo a atitude passiva das editoras. O modo de funcionamento do mercado estrangula-as e elas mantém uma atitude de passiva de impotência. Vão longe assim vão...!

    A título de melhoria da informação disponibilizada, sugeria a indicação do ano de edição de cada álbum. Ficava grato! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Refem
    Sim, a Bertrand fez exactamente a esta série o mesmo que fez a todas as outras, deixou-as incompletas!
    Acho que a Bertrand pegou numa mão cheia de grandes séries e não acabou nenhuma. A única coisa de que eu gosto neste álbuns tão antigos desta editora, é a sua qualidade de edição. Para a altura estavam muito bons, tanto que ainda hoje se encontram usados quase novos! Depois desistiram de quase tudo...
    A Booktree teve a coragem de editar os dois livros seguintes de uma só vez, mas a coisa correu mal. Quase todas as séries editadas pela Booktree terminaram no seu nº1, o que foi uma pena. Penso que editaram demais em tão pouco tempo, e deram-se mal. Os outros livros da Booktree costumo ver a preços de saldo, o Peter Pan é excepção e por isso ainda tenho uma ténue esperança que editem os outros... esperança muito fraca...

    Gata
    Este Peter Pan conheceu o mundo dos adultos da pior maneira, e penso que muitas crianças por esse mundo fora se revêm nele. Não se querem tornar nos "monstros" adultos.

    Verbal
    Os dois primeiros volumes terás de os arranjar em alfarrabistas ou em leilões de usados. Os da Booktree podes pedir directo por mail na editora ou indo directo lá. A morada está no site. os anos de publicação são:
    - Londres (Bertrand) - 1993
    - Opikanoba (Bertrand) - 1994
    - Tempestade (Booktree) - 2002
    - Mãos Sujas (Booktree) - 2002
    É uma excelente série, mas seria melhor se tivesse completa... vou esperar que alguma editora inglesa decida editar a série para eu a completar!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Chega a ser revoltante o modo como as livrarias tratam os clientes. Mesmo sendo a banda desenhada o género literário que mais sofre com esta falta de atenção com a continuação das series, nos outros géneros o caso não é inédito. Fantasy, policiais ou FC...

    e mesmo os clássicos começam a sofrer. Não consegui comprar "Orgulho e preconceito", em nenhuma livraria do Porto. Mesmo pedindo para encomendar.
    Uma tristeza.

    ResponderEliminar
  6. Concordo em não ser uma obra para menos de 14 anos, ainda mais porque a Sininho tem cá uma tranca que cuidado, não deve é ser grande coisa para a aerodinâmica de voo!

    ResponderEliminar
  7. É um caso de incompetência da Booktree.
    A VitaminaBD é que poderia acabar a série ...
    Quem quiser comprar os 2 tomos da Booktree, pode tentar contactar a Sodilivros. Comprei os meus à Sodilivros na feira do livro de Lisboa.

    ResponderEliminar
  8. Marcelina
    Só os livros da moda são profusamente distribuídos... apenas esses, nem importa se são lidos ou vão só fazer lombada nas prateleira de pseúdo leitores.
    Em relação à BD eu tenho uma ideia... será que as nossas editoras não se conseguiam unir para criar uma empresa distribuidora só deles? Se calhar até ficava mais barato... a dividir por todos e com a garantia de que os livros seriam MESMO distribuídos.

    Bem vinda ao Leituras de BD :)

    Rafeiro
    As fadas não precisam de aerodinâmica!
    :P

    Cori
    Penso que os direitos em português da continuam a ser da Booktree! Logo invalida a hipotética edição por parte de outra editora.

    Bem vindo ao Leituras de BD :)

    ResponderEliminar
  9. Os direitos são da Booktree, mas se aparecer alguém, será um negócio fácil.
    A Booktree não quer os direitos do Peter Pan para nada.
    O problema é que não há editora que queira começar uma colecção com a edição do número 5.
    No caso da "Casta" a VitaminaBD preferiu reeditar a colecção completa.
    Quem tem continuado algumas colecções da Meriberica é a Asa.
    Mas não conhecem a qualidade da série Peter Pan e colecções "penduradas" já têm muitas.

    ResponderEliminar
  10. Esta foi mais uma das séries em português que comecei a comprar e ficou pelo caminho. Fui esperando pelo 3º número, esperando, esperando... e desisti.
    Foi mais uma achega para o meu desinteresse pelas edições portuguesas de séries, que raramente passam dos 1ºs números.
    Não há edições continuadas porque os leitores não compram ou os leitores não compram porque nunca sabem se a série vai continuar a ser publicada? Eu estou no 2º caso e pessoalmente não lamento muito porque não tenho dificuldade em ler os originais mas é mau que em Portugal que não haja mais interesse pela BD a não ser pelos mesmos nomes de há 40 ou 50 anos (e mesmo assim não passam de 3 ou 4). Como é que se resolve isto? Não sei, não sou editor. Não posso dizer que não faria o mesmo mas como leitor lamento imenso esta situação.

    A propósito de editor, o "Manuel Ferreira" da 1-Shot até que teve coragem em lançar a revista, não? ;)

    ResponderEliminar
  11. Cori
    penso que tens razão... começar pelo nº5 era suicídio! Penso que se não for a Booktree a editar, dificilmente outra editora pegará na série.

    Filipe
    Do Peter Pan saíram quatro! 1 e 2 pela Bertrand, 3 e 4 pela Booktree.
    Penso que o povo potuguês tambem é muito culpado nesta situação. Ontem no Oeiras parque quase não havia espaço para um indivíduo almoçar, naquele enorme espaço... a livraria Bulhosa estava vazia!
    As prioridades mudaram desde meado da década de 90, para puior claro! Agora conta a aparência e o mostrar que estamos cheios de dinheiro, quando não temos um chavo... e a pior espécie é aquela que compra livros para ter uma lombada bonita na sala apenas para mostrar às visitas!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]