terça-feira, 24 de março de 2009

Guardians of the Galaxy Vol.1: Legacy


Este grupo de heróis teve a sua primeira aparição em Marvel Super-Heroes nº 18, Janeiro de 1969. A partir daqui apareceram ao longo dos anos, esporadicamente, em várias revistas da Marvel. São originários de um universo temporal alternativo, Terra-691, ajudaram os Avengers e os Defenders em várias batalhas contra vilões cósmicos, Badoon e Korvac. Este grupo era composto por: Major Astro (Major Victory), Charlie-27, Martinex, Yondu, Starhawk, Nikki, Firelord, Replica, Talon e Yellowjacket (Rita DeMara). Tiveram no passado apenas uma compilação, Quest for the Shield, estando previsto para este ano outras duas compilações: Earth Shall Overcome e The Power of Starhawk.
Fazendo ligação para o universo “normal” da Marvel, Terra-616, e sendo sequela da mega saga Annihilation/Annihilation: Conquest, surge um novo grupo de heróis formado por Star-Lord, que tem como objectivo reparar os estragos causados no tecido espacial pelas duas invasões cósmicas, que foram tema nessas duas megas sagas. Estas duas mega sagas também já foram "faladas" neste blog, para ver clicar nos links:
- Annihilation
- Annihilation: Conquest Book 1 HC
- Annihilation: Conquest Book 2 HC
Star-Lord decide formar um grupo de heróis cósmicos para defesa da Galáxia, e decidido a prevenir qualquer crise antes de acontecer. Para isso “convence” os heróis de Annihilation Conquest a formar um grupo independente que não responda perante ninguém. Convida Adam Warlock, Drax the Destroyer, Gamora, Phyla-Vell (Quasar), Rocket Raccoon e Mantis (esta como suporte a toda a operação). Groot ainda não pode integrar o grupo visto que ainda se encontra minúsculo. O aliado de Star-Lord nas duas crises anteriores, Nova, recomenda que se sirvam da estação Knowhere como base de operações. Esta estação é chefiada por Cosmo, um cão super inteligente e com poderes mentais bastante fortes, tem um sistema de teletransporte que funciona para qualquer lado do universo, sendo que isto é utilíssimo para quem se quer transportar imediatamente para qualquer lado.
Não há nada como umas missões para o grupo começar a criar e cimentar laços entre componentes tão díspares, e logo na 2ª missão dão de caras com o Major Victory, em vida suspensa no meio de um bloco de gelo, e vejam lá, com um escudo igual ao do falecido Capitão América! Este é o único spoiler a que vocês têm direito :P
Depois disto temos o grupo em luta contra a Universal Church of Truth, e contra um estranho Starhawk que tenta eliminar o Major Victory (ambos pertencentes aos Guardians originais). É aqui que o grupo que ainda não tinha nome, descobre como se havia de chamar: Guardians of the Galaxy. Joe Quesada não podia deixar de meter a “colherada” e temos um pequeno “tie-in” com a “Secret Invasion”… e é nesta parte que o grupo se começa a desagregar, visto que quando se descobrem Skrulls infiltrados, começa-se a desconfiar de toda a gente! Mais não vou contar…
Dan Abnett continua a dar-se bem com estas crises cósmicas, e este livro está acima daquilo que eu estava à espera. Como apresentação muito bom, e foram lançadas sementes para uma excelente série… resta saber se vão ser bem aproveitadas! Paul Pelletier tem uma boa intervenção ao nível artístico, bem secundado pelo colorista Rick Magyar.
Não podia deixar de fazer menção aos excelentes “diálogos” entre o Rocket Raccoon e Cosmo :)
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Lanning, Abnett, Pelletier, Magyar e outros
Editado em 2009 pela Marvel Publications
Comprado em Book Depository
Nota : 9 em 10

12 comentários:

  1. Só comprei o primeiro ciclo de Anihilation (em espanhol), o Rocket Raccon tem muito protagonismo na série? Sou fã desta personagem e de seus criadores, Bill Mantlo e Keith Giffen.

    ResponderEliminar
  2. Tenho toda a saga de Annihilation e os 2 volumes do Nova. Gostei de todos eles, se bem que nos trades Annihilation existem algumas histórias para "encher". Este já está na minha mesa-de-cabeceira... é dos próximos a ser lido, e digo desde já, que criei algumas expectativas. Vamos ver...

    Aproveito para sugerir tudo, mas tudo o que puderem apanhar, do Jason Aaron. Até o Ghost Rider é bom...

    ResponderEliminar
  3. Ismael
    O Rocket Raccon só aparece em Annihilation Conquest, e é um personagem incontornável desta segunda fase de Annihilation. Nesta nova série, Guardians of the Galaxy, que surge directamente do fim de Annihilation Conquest, o Rocket Raccon é um elemento extremamente activo (e cómico). É dos meus preferidos!

    Dinis
    Eu também criei bastantes expectativas em relação a esta série. Estava à espera de mais, mas penso que o final deste livro vai dar caminho a uma boa série!

    ResponderEliminar
  4. Ouvi dizer que estás a pensar comprar um anexo para pôr lá essa pafernália de livros.

    Bom, eu tb não tenho muita moral para falar, sou pior que tu nalgumas coleções.

    Não há volta a dar, né?

    ResponderEliminar
  5. A primeira vez que li os Guardiões da Galáxia foi quando ajudaram os Vingadores contra o Korvac, e desde logo gostei do espírito da equipe...

    Já tinha ouvido falar desta nova encarnação dos personagens, e agora deixaste-me curioso em saber mais. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  6. Mas será que ninguém leu o clássico Annihillation?! Caramba pessoal, isto é tudo coisa velha com CGI novo. Confesso que o novo seja mais "lavadinho" e actual (passo a redundância), mas "been there, done that".

    ResponderEliminar
  7. Rocket Racoon é grande! Quando era puto, com 11 ou 12 anos, adorei o personagem, na melhor fase de sempre do Hulk (Hulk 23 ou 24 da Abril).

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Jota
    Eu não preciso de um anexo, preciso apenas de mais um conjunto de estantes!

    OCP
    Li muito pouco dos Guardians originais. Mas eles estão aqui!
    Acho que vai sair brevemente num Marvel Premiere Classic uma compilação deles. Acho que o Major Victory vai ficar nesta equipa...

    Gata
    Apenas diálogos de uma certa comicidade.

    Refem
    Não li a saga Annihilation original! Mas gostei muito desta.

    Gustavo
    Bem re-vindo! :P
    Já ninguém consegue passar sem a presença do Rocket Racoon! O bicho é excelente, e faz uma bela dupla com o Groot. No próximo volume desta série o Groot já está novamente do seu tamanho normal, acompanhando o Rocket Racoon normalmente como em Annihilation Conquest.

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me completamente disto queria lê-lo precisamente por causa do já mencionado Rocket Racoon :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Eu tinha isto em wishlist mas esqueci-me completamente de lhe dar seguimento, ou seja, de o adquirir... Adorei a 1ª fase de Annihilation, tendo só iniciado a 2ª sem lhe ter dado seguimento. Prioridades de leitura...
    Mas quero muito ler isto. Já está apontado para não falhar novamente a memória.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]