quinta-feira, 19 de março de 2009

Batman: R.I.P.


E assim termina a "run" de Grant Morrison na série Batman. As estória de Grant Morrison começaram com "Batman and Son", seguido de "Batman: The Resurrection of Ra`s Al Ghul" e "Batman: The Black Glove". Termina envolto em mistério, será que Batman morreu mesmo ou está simplesmente fora de circulação e aproveitou para tirar férias? Sim, porque já toda a gente sabia a sua identidade secreta, Bruce Wayne, a localização da "Batcave", enfim, toda a vida pessoal do Morcego estava devastada! O melhor era desaparecer mesmo, resta saber se morto ou simplesmente desaparecido... bem... ouvi dizer que o rapaz "morreu" também noutra série da DC, Final Crisis! DC Comics, haja uma decisão! Batman é um dos pilares do universo DC, merece um fim coerente! De qualquer maneira a estadia de Morrisson em Batman era para cinco livros, e parece que em Junho este escritor vai voltar ao Morcego para o arco final.
As estórias de Grant Morrison têm quase sempre uma intriga um pouco alucinada, e esta não foge a isso. Batman está a ser encostado à parede por um esquema altamente sofisticado, urdido pelo Black Glove, onde Morrison volta às raízes de Batman para um desfecho quase angustiante. A narrativa tem algumas falhas, ficam muitas coisas por explicar, e por vezes as sequências são algo confusas de tão intrincadas!
Neste arco Batman é desmontado emocionalmente, e dilacerado fisicamente sem dó nem piedade. Dr. Hurt (Black Glove) é impiedoso... nem o mordomo escapa à sua crueldade. O seu grupo de vilões anda atrás não só de Batman, mas também de Robin e Nightwing. Batman tem de apelar a um seu outro "eu", Zur En Arrh, um Batman alternativo guardado no seu subconsciente para o caso de um ataque à mente do Batman "normal" ser bem sucedida. Claro que o Joker não podia faltar... foi-lhe oferecido pelo Black Glove o Robin, só para sua diversão. Mas o Joker não é subalterno de ninguém e acaba por atrapalhar os planos do vilão.
A arte é espetacular, Tony S. Daniel em alto nível! Tem momentos e páginas verdadeiramente de génio neste "thriller" psicológico!
É claro que eu não vou adiantar mais... isso tirava a piada toda

Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Grant Morrison, Tony Daniel, Lee Garbett e Trevor Scott
Editado em 2009 por DC Comics
Comprado no Amazon
Nota : 8,5 em 10

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Não li a review porque ainda não recebi o livro:P

    ResponderEliminar
  3. Pfff!!! Não acredito que o Batman morreu... isso ia dar cabo dos filmes. E esse é um filão que a DC não vai perder. :p

    Só acho que matar um personagem conhecido só para aumentar as vendas já começa a chatear nas grandes editoras americanas...

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. "Pfff!!! Não acredito que o Batman morreu... isso ia dar cabo dos filmes. E esse é um filão que a DC não vai perder. :p "

    O Personagem Batman não morreu quem morreu foi o Bruce Wayne em mais uma Crise,e vem ai a Batalha Pelo Manto aonde o Asa NoTURNA,o Robin e o Demien,o Hush e maos alguns vão andar a porradinha para ver quem vai ficar com o Manto.lolo

    ResponderEliminar
  5. O Personagem Batman não morreu quem morreu foi o Bruce Wayne

    Eu sei, mas referia-me exactamente a isso, nos filmes o Batman é o Bruce Wayne, não acredito que a DC vá no próximo filme colocar o Dick que aparenta ir ser o próximo a carregar o manto do morcego como Batman. ;)

    Ou seja qual for o escolhido. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  6. Estou contigo OCP: já chateia essa manobra de marketing gasta, usada e reutilizada. Bruce Wayne é o Batman, ponto final. Por mais voltas que lhe queiram dar, a identidade é resultante de graves perturbações sofridas em criança, mil vezes ao cubo exploradas e afirmadas.

    Se me disserem que o Capitão América pode ser um qualquer patriota para além do Steve Rogers, ainda vai (aliás, já foi explorado algumas vezes). Agora o Batman?! Deixem-se de merdas.

    Desculpa o vernáculo, Bongop. Mas estas larachadas só se resolviam com um berro, um punho na mesa e um indicador a apontar para a rua. Cambada de boiolas, esses gajos na DC.

    Se o óme foi de férias, então fosga-se, são bem merecidas. Ainda por cima, tem guita a gastar para as gozar à brava.

    ResponderEliminar
  7. Estou à espera que chegue na próxima semana pelo correio... tenho os 3 volumes anteriores que são mencionados no artigo, mas desiludiram-me um pouco, principalmente o Batman: The Resurrection of Ra`s Al Ghul. Como meteu outros títulos à mistura, a qualidade desceu bastante. O Batman and Son e o Black Glove têm altos e baixos... mas no global lêem-se bem.

    Mas pelo li noutros sítios, é necessário ler o Final Crisis para se perceber tudo o que se passa com o Batman... não fosse escrito tb pelo Grant Morrison. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  8. Radjack
    Podes ler, acho que não falei em spolers, pelo menos daqueles que estragam a a leitura...

    OCP
    Por aquilo que se vê apenas neste livro, deixam uma porta aberta, ou seja, não se vê o corpo do Batman... agora como infelizmente isto também é transportado para a "Final Crisis", que eu não li, não sei o que pensar... se calhar vou ter que ler a crise final (que não tenho)...

    Kitt
    Não há mais ninguém que possa vestir esse manto! O Batman e o Bruce Wayne são inseparáveis!

    Refem
    Concordo contigo e com o segundo comentário do OCP! Talvez ela tenha ido mesmo de férias! Afinal, já toda a gente sabia que Bruce Wayne era o Batman! O Grant Morrison colocou o personagem numa situação delicada, mesmo que não tenha morrido, a sua recuperação vai dar trabalho. A não ser que façam uma cena tipo "One More Day" do Spider-Man...

    Dinis
    Embora a "run" do Morrison tenha altos a baixos, consegue ser uma boa estória, mas infelizmnte, e como tu dizes, espalharam partes importantes deste "plot" por outros títulos da DC! Detesto quando fazem isso...

    ResponderEliminar
  9. É fácil, se quando ele voltar estiver moreno, é porque esteve de férias. Se não voltar, é porque morreu mesmo. Mania de complicar, pá...

    ResponderEliminar
  10. "Não há mais ninguém que possa vestir esse manto! O Batman e o Bruce Wayne são inseparáveis!"

    Ainda é trauma por causa da QUEDA DO MORCEGO E DO BATZAREL,E BATWING depois disso na saga PRODIGAL SON???

    "É fácil, se quando ele voltar estiver moreno, é porque esteve de férias. Se não voltar, é porque morreu mesmo. Mania de complicar, pá..."

    A pré-historia era mais quente e perigosa ele vai descansar por la.lololo

    ResponderEliminar
  11. A mim chateia-me mais nestas americanadas é a mania de revelarem as identidades secretas dos super-heróis. O resultado no Homem-Aranha foi um desastre e o resultado neste Batman desastre é. Depois como consequência temos as “supostas mortes” das personagens que mais tarde ou mas cedo à boleia do milagre da ressurreição voltam sempre á vida. Talvez o problema seja mesmo este: a falta de renovação das personagens, porque às tantas com tantas mexidas nas linhas temporais, com tantos volte-faces, para trás e a frente, já pouco há para inventar a não ser disparates e absurdos!

    Aquando da “Queda do Morcego” não me incomodou nada ver um Batman bastante mais agressivo sem problemas de consciência em lidar com os criminosos. Se o Bruce Wayne morreu enterrem-no, e aproveitem para renovar. Agora não voltem atrás e não me inventem (mais) um acordo com o Diabo!!!!

    Na cultura bedefila franco-belga felizmente que o tema é tratado de forma mais séria e veja-se o exemplo de Buddy Longway.

    ResponderEliminar
  12. Buddy Longway, aqui está uma bela BD. Infelizmente não é devidamente considerada pelo considerado "traço infantil" do seu autor.

    O Luís Má sorte é outra série que acompanha o envelhecimento natural dos seus personagens.

    ResponderEliminar
  13. Rafeiro
    Pois, mas nos EUA eles gostam de complicar...

    Jota
    Este mano impõe muito respeito!
    :D

    Verbal
    Eu tou de acordo, mas mesmo na altura que Azrael tomou conta do lugar de Batman toda a gente esperava pela volta do "verdadeiro" Batman!

    Refem
    Nas séries Franco-Belga normalmente os heróis envelhecem naturalmente... são muitos os casos, e acho que assim tornam os personagens muito mais humanos, se assim se pode dizer!

    ResponderEliminar
  14. Mas o batman não morre :P

    Eu ando a ler uns livros antigos onde se fala de algumas destas coisas que o Morrison usou como o Batman de Zen Uhr Lha (não sei de cor) e esses comics antigos são bem secantes lol

    Mas depois passo para o R.I.P que comecei a ler quando saiu mas não terminei.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. eu tenho dois personagens favoritos, um é o Capitão América e o outro é o Batman, ja mataram o capitão e agora querem matar o batman, vou deixar de ler hq.

    ResponderEliminar
  16. sinto saudades das história independentes dos personagens, hoje em dia somos obrigados a comprar uma revista da marvel que vem 4 histórias diferentes de 4 herois diferentes, as histórias uma porcaria, só pra aumentar o preço das revistas.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo
    Por favor identifique-se! Aqui ninguém morde!
    :)

    Não deixes de HQ, decerto Batman vai estar de férias, com toda a gente a pensar que ele está morto!
    para além disso HQ não se resume a dois heróis, eu também tenho as minhas favoritas... quando acabam, procuro outras!

    Thor
    Faz como eu! deixei de comprar revistas, agora só compro as compilações!
    Bem vindo!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]