sábado, 31 de janeiro de 2009

Green Lantern: Secret Origin


E Geoff Johns dá-nos um descanso depois de Sinestro Corps War...
A arte neste livro pertence essêncialmente a Ivan Reis e Oclair Albert, o habitual Ethan Van Sciver está a trabalhar no próximo trabalho desta série.
Este é um recontar da origem do Lanterna Verde Hal Jordan, e porquê este recontar? Geoff Johns formou na sua cabeça uma estória fantástica, uma verdadeira odisseia cósmica. Para iniciar precisava do maior Green Lantern de sempre: Hal Jordan! Ora este para além de se ter transformado no vilão Parallax, num lampejo de herói dá a sua vida para reacender o Sol, na mini-série "The Final Night". Portanto Johns precisava de um reaparecimente que não parecesse muito estúpido, que fosse sólido dentro da mitologia dos Lanternas Verdes. Conseguiu-o com o muito bom "Rebirth", e a partir daqui começou a preparar nos livros seguintes ("No Fear", "The Revenge of the Green Lanterns" e "Wanted") um dos pontos altos da série: "The Sinestro Corps War", e para além disso como acompanhamento foi editado "Tales of the Sinestro Corps".
Como Johns gosta de estórias bem estruturadas teve de reescrever as origens do Lanterna Verde Hal Jordan, sem fazer uma estória diferente na sua essência. Infelizmente já vi isso acontecer com resultados bem negativos. Não foi o caso porque essêncialmente ele cria estória nos "buracos" da estória original, e serve-se deles para semear os próximos pontos altos, sendo o seguinte "The Rage of the Red Lanterns"! Este é um exemplo de como se deve fazer uma mega-saga, sem tie-ins, spin-offs e outras coisas do género... apenas existe uma outra série, mas que não é essêncial seguir (eu não sigo), The Green Lantern Corps, que vai complementando a série principal. Não vou fazer absolutamente nenhum comentário sobre a estória deste livro, apenas digo que é aqui explicada a possivel origem dos Red Lanterns e dos Black Lanterns (e talvez dos Orange Lanterns...). Pelo menos as pistas são semeadas!
Outras referências a este excelente série neste blog:
- Green Lantern, de Geoff Johns
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 1
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 2
Boas leituras (sou fanático desta série...)

Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Ivan Reis e Oclair Albert
Editado em 2008 por DC Comics
Comprado em Amazon
Nota : 9 em 10

11 comentários:

  1. Pelas paginas que apresentas, a arte está excepcional e pelo que contas a história não lhe fica atrás...
    Embora ainda não entenda bem essa história de lanternas arco-íris, confesso que agora fiquei curioso sobre o que pode ter sido alterado (acrescentado)na já clássica origem do maior Lanterna Verde de todos os tempos. ;)

    Dos que mencionas acima, ainda só li Rebirth e gostei. Vamos ver quando consigo colocar as mãos no resto. :D

    Abraço. :)

    Ah, já me esquecia, passei-te um selo/meme no meu blogue. ;)
    Espero que não te importes.

    ResponderEliminar
  2. Nem li a review com medo de spoilers (SANDMAN). A arte está muito boa e o livro no geral (já tive com ele nas mãos) também.

    fica bem

    ResponderEliminar
  3. Desculpa entrar aqui sem falar no Green Lantern mas era para dizer que deixei uma resposta ao comentário que fizeste acerca das 20.000 Léguas Submarinas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá N!
    Nunca me interessei muito por esses ''herois verdes'' mas quanto a arte,acho que está optima.

    Eu sei...sim,Esse foi o pretexto pra te dizer que tens actualizações (vezes 3) no Exsequor da uma olhadela :)

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Não consigo entrar na DC mainstream. Ainda comprei o primeiro número do Sinestro Corps War...não percebi um boi do que se passava. É pena, pois a arte é de facto excelente. Anda andei nos teus posts para ver se me orientava, mas embora a ajuda esteja lá, eu não consegui atingir a cena. É a tal história da "bagagem": no universo DC parei em 1990 (mais ou menos), por isso tudo é muito diferente.

    ResponderEliminar
  6. Desculpa Nuno, acho que manipulaste esta capa. O nome verdadeiro é Red Lantern, tens cá uma imaginação :-)

    ResponderEliminar
  7. Olá OCP
    Se tens o Rebirth, tens o primeiro que o mais dificil de encontrar!
    Aproveita os outros, mas se comprares... compra por ordem:
    - Rebirth
    - No Fear
    - The Revenge of the Green Lanterns
    - Wanted
    - Tales of the Sinestro Corps
    - The Sinestro Corps War Vol.1
    - The Sinestro Corps War Vol.2
    - Secret Origin
    - The Rage of the Red Lanterns (Julho 2009)

    Radjack
    Desta vez acho que não há spoilers, pois a origem do GL já é conhecida e as pistas para o novo fólego da saga não foram desvendadas!

    Mortimer
    Eu também te deixei mensagem lá no teu "estaminé"!

    Eduardo
    Já vi, e estão lá algumas pranchas bem conseguidas.

    Refem
    Consegues apanhar esta saga cósmica da DC se começares pelo Rebirth! E depois e só seguires os titulos que estão na resposta ao OCP. Para mim este é de longe o melhor título da DC desde que começou. Deixa qualquer "Crise" a um canto, tem é de se ler por ordem, pois o autor vai deixando pistas pelos livros todos, se começares logo num dos pontos altos (o que foi o teu caso), não vais perceber patavina...

    Jota
    Nem te respondo... LoL

    ResponderEliminar
  8. Tenho estado a perder uma boa saga pelo que estou a ver... :( nunca fui grande fã do Green Lantern mas gostei bastante do Hal Jordan. Acho que vou consultar o meu fundo de maneio e vou investir :p Um abr para ti Bongop

    ResponderEliminar
  9. :) gostei da tua crítica e descrição ;)! Continua!!

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida o melhor título da DC dos últimos anos. Agora com a companhia do Superman, também do Geoff Johns (e do Gary Frank). A saga com a Legion of Super-Heroes é das melhores histórias do Superman dos últimos tempos.

    E concordo, para entrar no universo Green Lantern, neste caso pelo menos, não é necessário ter a tal bagagem de todo o universo DC. Ainda para mais toda esta saga é "self contained"... daí as críticas terem sido tão boas. No entanto, aconselho também a leitura do Green Lantern Corps que acompanha os não menos grandiosos Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner. E em termos de qualidade não fica muito atrás do título principal, inicialmente escrito pelo Dave Gibbons e depois pelo Peter Tomasi.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]