quarta-feira, 5 de novembro de 2008

El Gaucho


É o segundo livro da parceria Pratt/Manara, o primeiro foi "Verão Índio ", e tal como este assenta em factos históricos.


Mais uma vez Manara demonstra a sua versatilidade, "pintando" com a sua arte um periodo conturbado da América Latina... o momento em que todos os povos deste continente lutam pela sua independência!

Estamos no século XIX, o século em que proliferam as Lojas Maçónicas, e em que as "dependências" americanas se separam e lutam contra as grandes Lojas Europeias. Este é um livro que fala de liberdade... liberdade ansiada pelos colonos, pelos escravos, pelos nobres e pelos locais! Nesta altura histórica os Ingleses tentam sublevar as populações coloniais e locais, para ferir a aliança Hispano-Francesa.

Servindo-se do seu incontestado poderio marítimo, tentam uma incursão pela foz do Rio da Prata e daí avançar pela Argentina. É aqui que o Tambor do 71º Batalhão de Infantaria Escocesa, Tom Brown já com mais de 100 anos, começa a contar as suas aventuras e desditas no continente Sul-Americano.

O Comodoro Sir Home Popham prepara a invasão, mantendo ao largo do Rio da Prata uma poderosa armada e desta armada vão sair os principais protagonistas desta história. O Tambor Tom Brown, ainda muito novo, perde-se de amores por uma das prostitutas, a jovem irlandesa Molly Malone bordo da nau Encounter. Aqui, a bordo desta embarcação, os oficiais divertiam-se fazendo dela um mini-bordel.

Tom, sabendo que a sua paixão, Molly Malone, se entregava sexualmente aos oficiais da marinha, apresenta-se como voluntário para ir a terra. Infelizmente para ele tem de ficar como penhor da boa vontade inglesa junto com um bando de possíveis aliados da causa Anglo-Saxónica.
Aqui começam as aventuras e desventuras, de seis elementos da Encounter: Mattew (o corcunda), Clagg, Molly mais duas amigas, e claro, Tom Brown!
Não se pode dizer que seja uma estória alegre, mas recomendo!

Existem boatos de que Milo Manara terá, pelo menos, a intenção de fazer a sequela desta história!
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Hugo Pratt e Milo Manara
Editado em 1995 pela Meribérica
Comprado na Bertrandt
Nota : 9,5 em 10

18 comentários:

  1. Ainda não comprei (tenho andado pobre) mas sem dúvida que vai ser um dos próximos FB a adquirir.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  2. É excelente, magnífico, belíssimo. Um dos poucos nota 10 na minha avaliação.

    ResponderEliminar
  3. Tenho-o há tanto tempo para ler...
    Um dia entro em reclusão para ler tudo...
    O Manara disse mesmo que queria fazer a sequela já que dispõe de material deixado pelo Pratt para uma continuação. Ele faleceu antes de poderem continuar. A ideia era até fazer a biografia lá da personagem.

    ResponderEliminar
  4. O título está com novo aspecto ou é impressao minha.

    Adorei a capa e a ... EL GAUCHA :-)

    ResponderEliminar
  5. Este conheço bem, tem uma história fantástica, e como sempre a sensualidade das mulheres desenhadas pelo Manara.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Seria realmente muito bem-vinda essa sequela. Mas, não será demasiada areia para a camioneta do Milo?! Mesmo com as notas do Pratt, a tarefa não será nada fácil. O Pratt era um bardo, enquanto que o Manara, embora muito talentoso, não lhe chegará aos calcanhares. Depois existirá toda a matéria legal para possibilitar tal coisa. Vê-lo editado em Português seria, também, uma grande sorte.
    Ainda falta editar na nossa língua tanta coisa do Pratt, que me surpreende! Um filão como o Pratt, assim descurado?! (Concerteza existirão razões). Vejamos: "Capitão Carmorant"; "Jesuit Joe"; "Cato Zulu"; "Koinsky"; "A Ilha do Tesouro"; "Memórias"; e alguns outros títulos dos Escorpiões do Deserto e personagens que desfilaram tanto nas aventuras desses como nas aventuras do Corto (Ex:"A Oeste do Éden"). Dou graças pelas minhas antigas edições da Casterman, Totem, Ebal, L&PM e de outras edições periódicas.
    Gostei muito desta "joint-venture", mais do "el Gaucho" do que do "Indian Summer" (que no meu entender falhou em captar as cores do Indian Summer Norte Americano; daí não ter trazido mais beleza à história, se bem que trágica). Gostaria muito de ter visto o Pratt a desenhá-la e a pintá-la a aguarela (isso sim, teria sido um verdadeiro espectáculo! Se bem que menos comercial, sem dúvida).

    ResponderEliminar
  7. Por acaso li este livro antes de ler o Verão Índio, mas gostei bastante de ambos. ;)
    Agora em relação a uma possível continuação deste livro sem o Pratt, acho que depende do quanto de material o Pratt deixou escrito porque se forem só alguns apontamentos acho que o Manara, embora bom no desenho como argumentista não chega aos calcanhares do Pratt...

    ResponderEliminar
  8. Radjack
    Existem grandes livros em português... não é só em inglês!

    Requiem
    É mesmo muito bom, não é?
    :)

    DC
    Lê mais e compra menos! LooL
    Assim não usufruis aquilo que compras...

    Jota
    Sempre conheci esta edição, a da Meribérica! Não estás a confundir com outro título?

    Rafeiro
    Aposto que o leste na FNAC às escondidas...
    :P

    Refem
    Eu gostei só um bocadinho mais do "Verão Índio" ! Questão de gosto...
    :D

    OCP
    Também acho que o Manara como argumentista não é nada por aí além... espero que na realidade o Pratt tenha deixado muito apontamento!

    ResponderEliminar
  9. Já tenho este e o Verão Índio para ler desde a feira do livro.
    Tenho de colocar a leitura em dia urgentemente :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. ???

    Essa resposta veio assim um bocado mal disparada acho eu... a que propósito é que agora disses-te isso?

    fica bem

    ResponderEliminar
  11. radjack, continuas sistematicamente a conjugar mal os verbos no pretérito perfeito. Não é "disses-te", mas sim "disseste"! Corrige lá esse vício, que é grave.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. "Existem grandes livros em português... não é só em inglês!"

    Radjack
    Ficaste zangado ??? LooL
    tava a brincar contigo, pois eu seu que o pessoal encomenda muito livros importados (eu também...), ólhó Kitt que até importa livros que têm edições melhores em português!
    Não leves a mal...

    ResponderEliminar
  13. Gostos são gostos.Tanto a UW 1 como a Sky Doll ja ca canta, :)

    ResponderEliminar
  14. Gostos são gostos.Tanto a UW 1 como a Sky Doll ja ca cantam :) e para quem gosta do HC é so ,encomendar no Mundo Fantasma.E depois vem ai os tpbs sc e falamos mais sobre quem tem "as melhores edições", :)

    "Lê mais e compra menos! LooL
    Assim não usufruis aquilo que compras.."

    Eu tenho o mesmo problema sempre que olho para a pilha de bds fico de queixo caído,é essa uma das razoes de ir acabar de vez com as So mensais importadas nos próximos meses.

    Ps:Bongo apaga a comentário acima por favor

    ResponderEliminar
  15. Marido marido marido... tu um dia destes metes-te em sarilhos com ttas compras... grrrrr (rosnando baixinho)

    cuspe cuspe

    ResponderEliminar
  16. Bongop: hei Bongop não fiquei nada chateado, só não estava a ver o que é que isso tinha a ver com a discussão...
    Para mim é sem problemas.

    Requiem: não posso fazer muito mais, se de vez em quando escapa não tenho culpa.

    ResponderEliminar
  17. Ainda só li o Verão Índio e gostei imenso. Só me falta mesmo este para completar a colecção Pratt/ Manara (:

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]