domingo, 21 de setembro de 2008

Em Busca do Pássaro do Tempo - 1º Ciclo


Serge Le Tendre e Régis Loisel transportam-nos para um mundo de aventura e magia nesta saga, "Em Busca do Pássaro do Tempo". Esta história tem um ciclo inicial de quatro livros editados em português, sendo edições já bastante antigas (década de 90). Infelizmente pertencem a uma série editada pela Meribérica chamada "Histórias Fantásticas", série esta que tem uma qualidade gráfica deprimente nalguns livros, nos quais estão incluídos os dois exemplares de Druuna ...

Quando eu falo em 1º ciclo estou a falar destes quatro livros:
- O Búzio de Ramor
- O templo do Esquecimento
- O Mestre
- O Ovo das Trevas

Foi editado, também em português, "O Amigo Javin" que é o álbum inicial do 2º ciclo desta história, sendo editado em França o segundo deste ciclo posterior, Le Grimoire des Dieux, o ano passado! Seria interessante alguma editora pegar neste 2ºciclo...

Voltando aos quatro livros objectos desta crítica, posso garantir que os poderão ler como se fosse uma história finita! Não terão de comprar o "O Amigo Javin" para perceber a história na totalidade.
Esta foca-se na demanda pelo Pássaro do Tempo, ou do Ovo das Trevas, como preferirem, em que Mara, Princesa Feiticeira de um dos povos de Akbar, incumbe Bragon, antigo e nobre cavaleiro na busca de alguns objectos místicos. Para o convencer usa a bela Pélisse, fazendo o nobre cavaleiro acreditar que seria sua filha, pois Bragon tinha sido um antigo amante de Mara...

A este grupo junta-se um jovem, que fica "hipnotizado" pelo trazeiro de Pélisse, e passa a ser constituinte do grupo, mas disfarçado. Juntar-se-ão mais dois elementos ao grupo no último livro, mas, como se costuma dizer: as histórias são melhor lidas que contadas... como tal, poderão ainda adquirir estes antigos exemplares nos leilões do Miau ou na BD Portugal, que ainda se encontram com facilidade e a preços decentes.

A história de Serge Le Tendre é sólida, bonita e com um final que talvez se esperasse, mas não daquela maneira... ou seja, um final não muito esperado.
Régis Loisel é o verdadeiro prejudicado por esta edição da Meribérica, pois já referi, a qualidade de impressão e acerto de cores deixa muito a desejar... mas pronto, em grande parte da história deixa fluir bem a sua arte e poderemos admirar a qualidade do pormenor do seu traço e quando possivel, da cor também !

De notar que a obra mais "falada" deste autor é Peter Pan, estando editados cá quatro dos seis constituintes desta bela série. Talvez um dia ela seja objecto de crítica neste blogue, se alguma editora resolver editar os dois que faltam...

Para finalizar devo dizer que dentro do género "fantasia heróica", esta série é imprescindível! Todos os lugares, mitos e personagens são muito sólidos e cativantes. É uma excelente leitura, embora a edição não acompanhe, e isso vai-se reflectir na nota final, pois uma parte da minha apreciação é feita sobre a qualidade editorial do produto... só por isso não terá um redondo "10"!
Boas leituras!

Hardcover/Softcover
Criado por: Régis Loisel e Serge Le Tendre
Editado entre 1990 e 1998 pela Meribérica
Nota : 9 em 10

15 comentários:

  1. Ora aqui está um género que gosto de ler: fantasia heróica. ;-)
    Acho que vou seguir o teu conselho e dar uma passada na BD Portugal, pois embora possua muitos álbuns da Meribérica, na altura em que estes saíram, eu já havia posto essa editora um pouco de parte devido em parte à má distribuição por aqui e em parte porque a qualidade já estava em queda. :-(

    Boa critica como sempre. :-)

    ResponderEliminar
  2. Agora a sério Nuno...o que é que queres por esses albuns franco-belga?? =_=

    ResponderEliminar
  3. Comprei-os todos há 3 ou 4 meses, em saldos da Bertrand, por 1 euro cada.
    Confesso que a sua leitura anda emperrada, pela falta de qualidade das edições (apesar de ir melhorando ligeiramente de livro para livro).

    ResponderEliminar
  4. Qual o problema com a edição?

    A cena do Peter Pan é tramada ainda estive com eles na mão na feira do livro, já leste algum?

    ResponderEliminar
  5. Verdade, livros muitos bons de ler, mas as cores... uiiii estão a vêr como fica uma nota, quando por engano vai dentro de um bolso para a máquina de lavar?? É igual :(

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Crucios,

    Quanto dás?? hihihihi Conheço um sítio onde posso surripiá-los facilmente...

    ResponderEliminar
  7. n era só esta serie...é tb as outras que foram analisadas

    ResponderEliminar
  8. Crucios,

    Tu não te acanhes, tenho um sítio que posso assaltar, e é bué de fixe, tem TODOS os livros que aqui foram analisados (acho que há ou 2 excepções, mas pronto)...

    Tens propostas?? hehehehehe

    ResponderEliminar
  9. OCP, looT e Gustavo
    Realmente a edição está uma merda!
    Há que dizê-lo.........
    Cores mal "calibradas" e inclusivé nalgumas pranchas o desenho tá "desfocado"! Mas a estória está muito boa, e continua a ser , mesmo assim , um livro a comprar (está barato) .
    Quanto ao desenho... nós fazemos de conta que as cores estão certas :P (coitado do Loisel... se visse isto dáva-lhe um treco...)

    looT
    Não li nenhum Peter Pan, mas gostava de ler! Mas como não sei se alguém editará os dois últimos da série... ficam para depois !

    Crucios... temos de falar no MSN sobre isso!

    Diabba
    Atreve-te...

    ResponderEliminar
  10. Estes álbuns realmente estão um bocado avacalhados; mas creio que não poderemos atribuir culpas à Meribérica, pois tenho um deles em Francês (edição de bolso) e está igual. A história é muito engraçada e está muito bem estruturada. Poderemos encontrar paralelismos com outras aventuras de outros actores (os personagens, ou casting de, poderá encontrar alguns paralelismos com as do Frezzatto, por exemplo).

    O marasmo em que caiu Peter PAn é realmente uma quase tragédia. Provavelmente a melhor adaptação de sempre do personagem, ao estilo de Dickens. É, para mim, a maior lacuna na BD editada em Portugal. Existe uma edição de luxo slip-cased que é um pequeno tesouro.

    Marzi é uma muito jovem heroina que já conta com alguns álbuns publicados, entre eles: Petite Carpe; Sur la Terre comme au ciel e Rezystor. Este aqui mencionado pelo amigo Porfirio(1984-1987, La Pologne...) tem uma capa muito interessante e bem conseguida(tem uma fotografia do famigerado Jaruzelski) e é um registo histórico e bastante sensível pelos olhos de uma menina. Não é propriamente o meu género de BD, mas não deixa de ser interessante, de facto (a BD ao serviço da História: faz falta em Portugal, embora existam muitos álbuns de autores Portugueses sobre História menos recente). Talvez "Persépolis" (que teve uma mais mediática apresentação)esteja na mesma onda.
    Nota: Não são baratos!

    ResponderEliminar
  11. PS: Esqueci-me de escrever "Este aqui mencionado(...)reúne os três anteriores e tem uma capa(...)"

    ResponderEliminar
  12. O OVO DAS TREVAS !!!

    Mais um livro que tenho de adquirir para decifrar este título, bem sugestivo.

    ResponderEliminar
  13. Refém,
    um livro com capa?? perderam a cabeça!! hihihihihihi

    ResponderEliminar
  14. E truxas...vai buscar Refém! Não se pode vacilar, nhica-se!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]