terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sambre


Sambre... obra de inegável qualidade em que o primeiro ciclo da série está todo editado em português. Infelizmente, a obra que abre o segundo ciclo da estória da família Sambre, não chegou a ser editado devido ao fecho prematuro da editora Witloof. Bom, também é verdade que Yslaire, o autor, há muito tempo que deixou esse segundo ciclo parado... apenas foi editado em francês o quinto título da série: "Maldito Seja o Fruto de Seu Ventre..."
Em relação aos primeiros quatro volumes, que se podem ler como se a estória acabasse no quarto, contam a estória de Bernard Sambre e Julie, ambos enredados numa grande teia de mentiras e intrigas conjugais de seus pais. Julie tinha a particularidade de ter os olhos de cor vermelha, dando azo a que a loucura do pai de Bernard culminasse nos escritos da "Guerra dos Olhos"... A acção passa-se em plena revolução Francesa, primeiro num clima rural, para depois a acção se movimentar na grande cidade, onde todo o clima revolucionário da época é retratado e representado com grande mestria por Yslaire. O autor dá um cunho bem vincado de romantismo, levado ao extremo pelos dois jovens protagonistas, tudo num ambiente onde predomina o vermelho e o negro, o amor e a dor, a loucura e o desencontro... enfim, uma estória triste, mas muito sólida, onde aliada ao grafismo de extrema beleza, tem páginas carregadas de emoção a que o leitor com um mínimo de sensibilidade não pode deixar de sentir! Quando isto acontece, estamos na presença de arte !
Os livros editados são:
- Olhos de Sangue...
- Eu sei que tu virás...
- Revolução, Revolução...
- Teremos Que Morrer Juntos?

Se no princípio comprei esta série pela belíssima arte a roçar o gótico, rápidamente fiquei rendido à intrincada estória da família Sambre, pena que o primeiro álbum não tenha a qualidade editorial dos outros três, e pena é também que o quinto volume não tenha sido editado e que Yslaire ainda não tenha continuado o segundo ciclo da estoria!

Hardcover
Criado por: Yslaire
Editado entre 1999 e 2003 por Witloof
Comprado na Bulhosa
Nota : 11 em 10

Tenho de dar uma informação... na minha escala de pontuação, embora eu diga "#" em 10, isto não implica que 10 seja a nota máxima! Não tenho tecto máximo para dar nota, de 10 (inclusivé) para cima são livros que eu acho que qualquer leitor deve ter ou seja , imprescindíveis. De 7 a 9 serão bons, a comprar consoante o gosto de cada um. 4 a 6 são maus livros, e abaixo disto, é de evitar...
Conta na minha nota o meu gosto pessoal, o desenho e cor, a estória e a edição.
Por norma não faço críticas a livros que não tenha lido ou que tenham nota inferior a 7, só em casos excepcionais...
Boas leituras
:)

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Grande Review Bongop.
    apenas tenho uma coisa a assinalar, quase nunca encontro os livros de FB que tu analisas aqui no blog.
    Ora aqui está um caso perfeito, com uma arte dessas o livro parece ser algo que mereça ser comprado, amanhão vou procura-lo, provávelmente não o vou encontrar,como faço então?
    A Bulhosa é uma livraria? manda coisas para o resto do país?

    fica bem

    ResponderEliminar
  3. Rad tenta na nova Bertrand da Boavista,fica em frente ao Brasilia e Cidade do Porto,a beira da paragem dos autocarros,é facil de ver.
    No mes passado tinha la alguns volumes da serie.

    ResponderEliminar
  4. Oi, Bongop!

    Eu fiquei deveras curiosa sobre essa série. Estou sempre passando aqui para ver o que está sendo lançado em Portugal e adjacências.
    Ah, falei com o Otoniel Oliveira (do Estúdio Casa Velha), desenhista da Encantarias e ele me disse que para conseguir a graphic novel basta que seja enviado um e-mail a ele: otoniel@oton.pro.br


    Um abraço,
    Milena

    ResponderEliminar
  5. obrigado pela sugestão Kitt.

    vou lá passar de certeza.

    ResponderEliminar
  6. Radjack
    A Bulhosa é uma cadeia de livrarias tipo Bertrandt, em relação aos livros eu não sei como é a FNAC aí no Porto... mas a FNAC de Cascais costuma ter estes livros! Mas nas Bertrandt tb costuma haver. Tu ainda não tens é olho para livros de FB ! LooL
    Ahh... atenção, o nº1, Olhos de Sangue, só foi editado em capa mole!

    Milena
    Acho que tentamos esse meio, mas ficou tudo parado... o rapaz que estava a tratar do assunto disse que não tinha recebido mais feedback do Otoniel, não sei o que se terá passado. Vou mandar mail para o Otoniel!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda acho que aumentar a escala seria uma opção...

    Quanto à capa, sacana do tipo, a jove a morrer e ele a meter-lhe a manápula na glândula mamária!

    ResponderEliminar
  8. Eu admito sou um noob em FB!

    mal de mim, como posso viver comigo mesmo??

    XD

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. PORQUÊ QUE OS MEUS COMENTS VÊM SEMPRE A DOBRAR?

    QUE É QUE EU FIZ DE MAL!!!

    ResponderEliminar
  11. Radjack
    Não precisas de gritar comigo :|
    Se fazes a dobrar, apagas!
    :P

    ResponderEliminar
  12. LOL

    Que ideia bongop!!! Não tava a gritar contigo tava a gritar com o computador, eu se que a culpa não é tua! XD


    quando não estou logado não dá para apagar os meus coments...

    fica bem

    ResponderEliminar
  13. Gostei da arte e da história. ;-)
    Este irei fazer tudo para comprar. eheheheh

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  14. Passo,não gostei dos desenhos.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]