segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O Guardiões de Maser


A Vitamina BD presenteou-nos no ano de 2003 com o primeiro volume de "Os Guardiões de Maser". Esta grande obra, que já vai no sétimo volume, está toda editada em português, faltando apenas dois volumes (ainda não foram feitos) para concluir esta saga. Como apontamento, esta série era para ficar pelo sexto volume, os três volumes seguintes são uma prequela da série.
Os títulos que saíram foram:
- A 2ª Lua
- A Ilha dos Anões
- O Olho do Mar
- A Torre de Ferro
- O Coração do Mundo
- A Aldeia Perdida
- A Jovem Rainha
A "A Jovem Rainha", mais os dois que hão-de sair, serão a tal prequela...
Em relação à estória, esta é para ler com cuidado para o leitor não se perder! Eu aconselho a ler duas vezes... a primeira com atenção à estória e na segunda a olhar bem para a espetacular arte de Massimiliano Frezzato! No sétimo volume a estória é de Frezzato mas a arte é do seu amigo Fabio Ruotolo, o que diga-se, não é a mesma coisa... À arte de Ruotolo falta-lhe a alma que Frezzato pôs nos seus desenhos e cores, embora não comprometa nada (tecnicamente bom). Eu não estou a dizer que "não presta", estou a dizer que lhe falta qualquer coisa. É claro que estou a falar em relação a esta série, não conheço mais trabalhos de Ruotolo. Mas não vale a pena estar a falar de Ruotolo, pois o coração da série tem um artista chamado Frezzato, que para além de ser um grande artista, conseguiu imaginar todo um mundo diferente do nosso com as suas regras, costumes, tecnologia... enfim, tudo o que é necessário para dar corpo e verosimilhança a uma ou várias civilizações diferentes, para isso socorre-se de textos explicativos nas primeiras páginas e de um conjunto fenomenal de sketch explicativos da fauna e flora, dos personagens, das raças, dos trajes, dos costumes, etc! Está muito bom!
Em relação ao fio da estória não posso contar muito, senão arrisco-me a "falar de mais", e depois não tem piada. Os humanos estão espalhados por pequenas ilhas isoladas e todos pensam que são os únicos sobreviventes do desastre ecológico, as calotes polares derreteram aumentando o volume oceânico, logo seguida de uma sangrenta guerra civil. Com o tempo perderam-se o saber e os conhecimentos tecnológicos. Habitantes de um dos poucos redutos da humanidade, tentam desde há muito descobrir o local onde se encontra a "Torre", sítio de grande poder, onde esperam encontrar os segredos há muito perdidos. Zherit primeiro, e depois a sua filha Erha partem na demanda da torre desaparecida. Zherit tem um problema... e tem de aterrar de emergência numa ilha deserta... deserta? Não! Nela habita um humano esquecido, mais o seu companheiro robot. Fango, assim se chama o sobrevivente, irá fazer a vida negra a Zherit devido à sua imbecilidade, embora sem o saber consiga resolver muitas situações dificeis...
Fico-me por aqui dizendo que esta série teve boas vendas, que inclusivamente teve direito a segunda edição, o que é caso raro no nosso mercado dos últimos anos.
Boa leitura

Hardcover
Criado por: Massimiliano Frezzato e Fabio Ruotolo (7º volume)
Editado entre 2003 e 2007 por Vitamina BD
Comprado na FNAC
Nota média da série: 9,5 em 10

22 comentários:

  1. Bom post (como sempre, pois está claro!).
    Foi uma série que me deixou um tanto ou quanto abismado pela arte e mesmo pelo intricado argumento. A arte deste autor é sui-géneris pelo facto de assentar na colagem. Ele desenha todos os elementos dos personagens e background, mas separadamente, i.e., os olhos são divididos em três: o branco, as pupilas e as iris e depois cóla-as uma nas outras, por sua vez cóla-as na cara do personagem. O mesmo para as mãos e respectivas unhas (em grande plano); ou nas roupas e respectivas camadas e acessórios. É um trabalho e tanto. Depois tudo é fotografado para ser aplicado o respectivo processo de impressão. Quem esteve na amadora aqui há uns anos, onde teve a arte original exposta, pôde ver o expectáculo.

    Também foi editado o Book da arte original do autor para esta saga.

    O último álbum acusa a falta do Frezzato e do seu estilo, mas a história agradece a prequela para melhor nos envolvermos no enredo principal.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, Frezzato ROCKS!!! :-D

    ResponderEliminar
  3. Uma das minhas próximas escolhas no mundo do FB

    ResponderEliminar
  4. Da melhor arte que já vi. Pena que o argumento, e sobretudo o texto, não esteja à altura. Lê-se cada volume em 10 ou 15 minutos.

    ResponderEliminar
  5. "Da melhor arte que já vi. Pena que o argumento, e sobretudo o texto, não esteja à altura. Lê-se cada volume em 10 ou 15 minutos."

    Pois é,e a prequela é fraquinha,bd muito cara para pouca parra.
    Mas podia ser pior podia ser a bd Shinka.

    ResponderEliminar
  6. Refem,
    Já tinha ouvido falar de algumas das técnicas de trabalho de Frezzato. Prova-se que resultam! Dão é mais trabalho...

    Celtic e Radjack
    Experimentem... mas tenho de vos dizer que tudo se desenlaça no vol.nº6

    Ocp
    Roka mesmo :)

    Requiem
    eu achei o mesmo ao principio, mas quando cheguei ao último volume e não percebi patavina daquilo, tive de ler tudo outra vez... a estória não é assim tão simples!

    Kitt
    Possuis toda a série? É que para fazeres essa afirmação tens de játer lido todos os volume, inclusivé a prequela!
    Quanta a Sinkha, não te vou dizer se gosto ou não... digo-te apenas que deve ter vendo bem porque foi toda editada em português! Não ficou pelo nº1... e não precisou de rebaixas. Os Guardiões de Maser tiveram direito a uma 2ª edição.

    ResponderEliminar
  7. Os Iatlianos têm sido pródigos em experimentar com "novas" formas de BD, o Marco Patrito com a sua Sinkha conseguiu criar um novo universo que tem muitos seguidores e admiradores. Foi uma aposta ganha pela Vitamina. A novela gráfica digital e em 3D multimedia é uma excelente série. Gostos não se discutem, é verdade! Vejam o site do home, http://www.sinkha.com/home_e.htm, e percebam melhor a cena toda.

    Já agora, o que é que achas da ideia da BDMania para troca de comics?

    ResponderEliminar
  8. É lá! Os "latlianos"?! Que eles têm lata, eu sei que têm, mas o engano fica aqui desfeito: os Italianos, claro.

    ResponderEliminar
  9. "já ter lido todos os volume, inclusivé a prequela!"

    Eu ja a li toda e a comprar comprava o Decalogo,mais facilmente.llolol

    "Quanta a Sinkha, não te vou dizer se gosto ou não... digo-te apenas que deve ter vendo bem porque foi toda editada em português!"

    Tambem não gosto,alias quando saiu o 1 volume e pela falta de qualidade dele achei que ia ficar por ai,nessa nada se aproveita.

    ResponderEliminar
  10. Kitt
    Não confundas gosto com qualidade... diz : "- Não gosto!", isso eu respeito! Posso não concordar, mas respeito...

    ResponderEliminar
  11. Este já li na FNAC. Ruotollo soa assim um bocado para o amaricado, não achas? Abraço!

    ResponderEliminar
  12. "Não confundas gosto com qualidade... diz : "- Não gosto!", isso eu respeito! Posso não concordar, mas respeito.."

    Por acaso aqui tenho que discordar a historia é oca e os desenhos demasiado arteficiais e estaticos plasticos e aonde nem os nus se aproveitam parecem Barbies. :(
    Não é nada pessoal.

    ResponderEliminar
  13. Isso é a tua opinião, pelos vistos vendeu bem e sem as rebaixas que tu gostas, para além disso os livros são para ler em casa com atenção! Não são para ler à pressa na FNAC!
    E continuo sem te dizer se gosto ou não :D , mas eu posso dizer com substância se gosto ou não, pois estão na minha estante!

    ResponderEliminar
  14. "Isso é a tua opinião, pelos vistos vendeu bem e sem as rebaixas que tu gostas, para além disso os livros são para ler em casa com atenção! Não são para ler à pressa na FNAC!"

    E quem disse que eu li as pressas por estes nem 1.95 que dei pelos clicks eu pagava.
    E as vendas não querem dizer nada basta ver o top 10 americano,aonde o que não presta em 90% dos casos esta la no alto Spawns,Ultimates 3,Hulk Red,etc,etc
    La porque vende não implica qualidade,e isso a mim não m interessa nada de nada,não tenho açoes da editora,nem faço parte da claque.

    ResponderEliminar
  15. Mas quem te disse que eu gostava especialmente dessa série? Eu não fui! Não é o meu género, apenas comprei porque era diferente daquilo que costuma sair por aí!
    Em relação às vendas terás razão em parte, vender não é sinónimo de qualidade! Mas terás de concordar que foi aposta ganha pela editora em questão, pelos vistos muita gente gostou! Em relação ao Maser, não terás razão porque é de qualidade mesmo. Nunca descobrirás uma critica negativa a esta serie em lado nenhum !
    Tu é que gostas de por bandeiras na minha mão, só terei bandeira no dia em que me pagarem! Apenas constato factos, e os factos dizem que a referida editora está trabalhar bem, posso não gostar de tudo o que fazem, mas felizmente vão editando regularmente, com qualidade!
    Contra factos não há argumentos.
    Não... não fazem rebaixas de preço, azar de quem anda há procura disso... pelos vistos não precisam de fazer rebaixas para vender. Isto é mais um facto.

    ResponderEliminar
  16. "Em relação ao Maser, não terás razão porque é de qualidade mesmo. Nunca descobrirás uma critica negativa a esta serie em lado nenhum !"

    No Forum cc as series foram muito criticadas negativamente,mas foi antes de te inscreveres por la.

    ResponderEliminar
  17. Quem abriu o tópico para o nº7 (a Jovem Rainha) fui eu... e as opiniões sobre a série nesse tópico foram todas muito favoraveis! Sorry :D

    ResponderEliminar
  18. lolo,ate parece que o forum não existia antes,pena que ja tenha sido apagado.

    ResponderEliminar
  19. Lamento que a tua única critica desfavoravel tenha sido apagada... é que eu posso-te mostrar muitas favoraveis não apagadas e em sites da especialidade, ou seja sites de FB, e até em sites e revistas americanas. Sorry novamente... continuo a duvidar sequer que possuas a série, e se não a possuis terás de a ter lido à pressa... ahh emprestaram-te os sete livros!
    Kitt se quiseres eu dou-te a taça.

    ResponderEliminar
  20. lolo,não fui eu era outro user(s). :(
    Estavas la quando eu li,espera la não estavas,por isso eu que sei,se li a pressa ou não,e não me lembro de ter dito que li tudo num dia ou não :(
    Isso eu é que sei e não revelo.
    Podes ficar com a camisola da claque.

    ResponderEliminar
  21. Eu ofereço-te a caçadeira para atingires quem não faz baixa de preço !
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]