domingo, 3 de agosto de 2008

Murmúrios das Profundezas: O Livro


Este livro foi lançado nos VI Troféus Central Comics , sendo a sua apresentação um dos bons momentos do evento.
Este livro nasceu no Fórum do Portal Central Comics , onde oito utilizadores se juntaram, "tipo desafio", para fazer um livro de Banda Desenhada. Acreditaram no sonho e levaram o desafio até ao fim, aí a BD nacional ficou com a mais valia de ter um livro, que segundo consta vendeu muito bem, e com o sucesso deste, projectos para outros! Os artistas envolvidos são Diogo Campos, Diogo Carvalho, Flávio Gonçalves, Luís Belerique, Phermad,
Ricardo Reis, Rui Ramos e Vanessa Bettencourt. Criaram seis estórias curtas, a cores num papel de qualidade bastante boa, somando 68 páginas a totalidade deste livro. Oferece ainda alguns sketch preparatórios na construção de alguns personagens.
As estórias são inspiradas no universo e mitologia de Howard Phillips Lovecraft , mais conhecido por H.P.Lovecraft, ou seja, de terror, com estranhas criaturas e pessoas ainda mais estranhas!
Claro que os parâmetros de avaliação deste livro não podem ser iguais aos da grande maioria dos livros que eu apresentei aqui neste blog, visto que não têm toda uma indústria livreira a dar apoio, nem são profissionais a full-time na Banda Desenhada. É de registar positivamente, o que estes artistas conseguiram fazer "com nada"... apenas se tinham a eles, e conseguiram um livro com um mínimo de qualidade (pelo menos a lombada não se descola, como acontece nalgumas boas editoras...), diferente da normalidade da BD portuguesa (preto e branco)! Espero que este lançamento sirva de exemplo para outros artistas, ainda dentro do "casulo", para se lançarem para a frente! Está a correr tão bem para o pessoal dos "Murmúrios" que já têm um novo projecto a correr: Voyager! Parabéns e façam a segunda edição, embora eu saiba que distribuir é o mais dificil...
Para informações detalhadas, encomendas e locais de venda têm o seguinte link:
Murmúrios das Profundezas
Sem estar a desfazer nos outros, gostei muito da arte da Vanessa Bettencourt e o conto que eu mais gostei foi o "Conflito de Titãs" de Flávio Gonçalves. No geral está tudo muito agradavel, apenas se deveria corrigir a "escuridão" de algumas pranchas e aproveitar melhor as margens! Mais uma vez parabéns a todos, toda a gente espera 2ª edição para o FIBDA.

Softcover (TPB)
Criado por: Diogo Campos, Diogo Carvalho, Flávio Gonçalves, Luís Belerique, Phermad,
Ricardo Reis, Rui Ramos, Vanessa Bettencourt
Editado em 2008 por R'lyeh Dreams
Comprado na Central Comics (VI TCC, Casa da Animação do Porto)
Nota: 7,5 em 10

9 comentários:

  1. primeiro a comentar!

    Gostei muito deste livro, quando o mundo fantasma abrir os seus escritores e desenhistas cão çá, e espero conseguir com que eles assinem o meu!

    fica bem bongop

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por teres gostado caro Bongop.

    Agradeço-te em nome da equipa,

    Rui Ramos

    ResponderEliminar
  3. Boa crítica.
    E muito encorajadora para os autores.
    Os críticos e o público também pode desempenhar um papel muito importante na consolidação deste tipo de movimentos.

    ResponderEliminar
  4. Bongop agradeço a divulgação.
    Fica atento aos novos projectos.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Finalmente o Murmúrios começa a ter os primeiros comentários.
    Espero ter o meu em breve.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nuno Amado

    Aquela nossa conversa acerca das muito variadas formas com que se pode apresentar um fanzine, inclusive com aspecto gráfico de bom nível, ao invés da tua noção de que um verdadeiro fanzine teria de ser algo simples, quase artesanal (daí que tenhas considerado, aquando da avaliação do júri da Amadora, que o meu Efeméride já não era um fanzine) é agora posto em causa, com a classificação do portal Central Comics, que põe nos píncaros o fanzine (é assim que o classificam) "Murmúrios das Profundezas". (apesar de lhe chamarem livro, só porque o fanzine se apresenta com lombada, se calhar...
    Uma vez insurgiste-te com o facto de eu falar, no meu blogue, dos "fanzines, esses desconhecidos". Como vês, até mesmo no seio do nicho do pessoal que anda bastante envolvido na BD, há algum desconhecimento do fenómeno fanzinístico (e também algum preconceito contra os fanzines).

    Já agora, aproveito para te dizer que fui convidado (mais uma vez)para o júri do Festival BD da Amadora, e não aceitei porque lhes disse que queria participar ao troféu do melhor fanzine com o meu Efeméride, e não queria que houvesse confusões se vencesse o prémio e estivesse o meu nome incluído no júri.

    ResponderEliminar
  7. Ah, ainda outra coisa.
    Na altura da edição do "Murmúrios das Profundezas" não falei nele no meu blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com porque me apercebi que os editores falavam em revista, em projecto, enfim, tudo menos fanzine...

    ResponderEliminar
  8. Geraldes Lino
    Olha... podemos ter uma conversa civilizada sem meter-mos o Portal CC à conversa. Estou a borrifar-me completamente o que eles consideram livro ou fanzine. Para efeitos de prémio TCC esta publicação foi considerada fanzine. E eu concordo, visto que pelas regras para ser considerado "livro" teria de ter ISBN, DP, distribuição Nacional, etc...
    Eu não me insurgi contra fanzines nunca. Os fanzines são necessários! O que eu me insurjo é com o pessoal que até pode voar um pouco mais alto e fica-se pela situação confortável dos fanzines em vez de lutar pela publicação de um livro a nível nacional! É apenas isto Geraldes Lino. Eu respeito um bom fanzine, mas também te digo que a maioria não tem ponta por onde se pegue (o que é natural também).
    Claro que o teu excelente "Efeméride" é um fanzine, agora eu tenho direito de dizer e de achar, e é apenas uma visão MUITO pessoal que não os acho Fanzines, mas sim livros! Porque o são. Mas isto é uma visão muito pessoal do assunto e eu sei perfeitamente aquilo que distingue "legalmente" um fanzine de um livro. Mas isso não quer dizer que na minha cabeça eu não faça outro tipo de distinções (que eu gosto de partilhar)!
    Também posso dizer-te agora que o meu voto (fui júri) foi exactamente para o "Efeméride"!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]