sábado, 16 de agosto de 2008

Hägar, o "Horrendo": Vol.1


O personagem criado por Dik Browne saltou para as prateleiras das livrarias lusas pela mão do conhecido restaurador de BD, Manuel Caldas! Este é o responsável pela compilação das tiras que dão origem a este livro, compila as tiras de 1973, sendo o seu trabalho na recuperação, restauro e edição (até ao sexto volume) do Príncipe Valente, o seu trabalho mais conhecido. Aqui tenho de de dizer que o sétimo volume da série Príncipe Valente já não é dele, onde se nota uma quebra acentuada de qualidade na série! Para mais informações sobre esse assunto deixo aqui o link de uma "carta aberta" escrita por Manuel Caldas:
http://www.centralcomics.com/index.php?option=com_content&task=view&id=237&Itemid=5
Passando este "off-topic", Hägar é um Viking com uma família disfuncional (para uma família Viking, claro...), em que pelo seu ponto de vista, sofre nas mãos da mulher, tem um filho intelectual e uma filha que não casa com ninguém (para além de ser levemente feminista...)! Como é que ele supera isto? Com muitas invasões, pilhagens e humor!
Como em em qualquer livro de humor, neste caso tiras humorísticas, deve-se saber quando ler o livro... não vale a pena ler este tipo de humor quando se está mal-disposto! Por isso é um excelente livro para levar para férias, e pegar nele num momento de relaxe! Apreciem este Viking, a sua família e amigos... divirtam-se!
Boa leitura!



TPB
Criado por: Dik Browne
Editado em 2008 pela Librimpress, compilado por Manuel Caldas
Comprado Bulhosa
Nota : 7,5 em 10

12 comentários:

  1. Excelente e muito apropriada matéria pró Verão. ;-D
    Hagar é do tipo de leitura "leve" como tu dizes que gosto de ler. eheheheheheh....
    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  2. Sou mais de Zits, Garfield, Calvin e tudo do Quino (desde Mafalda até Às suas tiras cómicas).

    este é o meu quarteto fantástico dos cartoons

    ResponderEliminar
  3. Ocp
    É mesmo de Verão... ler, relaxar e mandar uma gargalhadizita de vez em quando...

    Radjack
    Tb gosto desses, embora Zits não conheça muito.

    ResponderEliminar
  4. Ola Bongop, estas histórias do Hagar não são algo monótonas?

    Abraço!

    By the way: grande vitoria sobre os tripeiros

    ResponderEliminar
  5. Grande Hagar, o Horrivel. Deixou muitas saudades o Dik, mas o filho dele tem feito um excelente trabalho.

    Só tenho pena que não haja mais qualidade no livro. Por 12,50 Euros deixa muito, mas muito mesmo, a desejar. Uma compilação destas mereceria um formato strip-comics e em hardcover (cartunado). Falta trabalho na procura de uma tipografia barata (Polónia) e com qualidade de impressão, para fazer desta obra um marco na história da edição de BD em Português a um bom preço. Por exemplo, o BC teve uma edição melhorzinha, pese o facto de ser uma strip-comic que perde muito (quase toda) da sua piada quando traduzida para qualquer língua (existem muitos trocadilhos que só funcionam na língua mãe); ao mesmo tempo muito do material que o seu criador usava era tipico da vida quotidiana do EUA (também foi uma edição que para ter uma qualidade aceitável sofreu no preço).

    O ZITS é muito bom mesmo e tem a particularidade de estar todo editado em Português (o delay entre o original e a edição traduzida é praticamente residual). Muitos sorrisos e algumas gargalhadas são garantidas.

    A série Baby Blues é outra best-seller que eu aconselho vivamente, em especial se tem ou quer ter filhos (leiam e veja onde se vão meter, é porque é mesmo assim!). Tambéméstá toda editada em Português e o delay é praticamente igual ao mencionado supra. Eu aconselho, no entanto, a que adquiram os livros originais (assim não perdem nenhuma tira - porque há algumas que são intraduzíveis) e não perdem nenhum trocadilho.

    ResponderEliminar
  6. Jota
    Isso depende do leitor! Se já leste e achaste monótono, então não compres... loool
    Eu tenho a opinião contrária, um humor bem fino, ao contrário da espada do Haggar que dá a ideia de ter um gume bem grosso!

    Gata
    Se atirares nele... ficas sem Haggar, depois acabam os livros...
    :P

    ResponderEliminar
  7. Refem
    Tens razão em relação ao preço, eu comentei com a minha mulher... exagerado... só comprei porque gosto mesmo do Haggar!

    ResponderEliminar
  8. J,
    o teu sentido de humor é igual ao dum tijolo!! Espera não, não é, parece-me ver ali um tijolo a sorrir... hihihihihi

    beijo d'enxofre

    Nota: sorry mariducho, mas tinha que responder ao J.

    ResponderEliminar
  9. Bom... elucidando aqui algumas questões, obviamente não leio BD, como tal não tenho opnião formada, apenas pus uma questão.

    Essa diabinha é muito intrometida, o assunto não é com ela, mas lá teve que invadir o teu blog e dar a sua colherada... ela tb deve ter carradas de conhecimento de BD. É SÓ RIR!

    ResponderEliminar
  10. O Hagar por 12.5 euros ñ acho nada caro. Tem mais páginas do que o Zits e uma tira a mais em cada página. Isto é, tem muito mais conteúdo. E o Zits é bom, mas o Hagar é melhor. E mais barato. Só o papel é que podia ser melhor. E está bem impresso, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]