sábado, 30 de agosto de 2008

Giuseppe Bergman


Esta é uma obra notável de Manara, e penso que por cá foram todos editados, excepto as "Aventuras Africanas". Esta é a obra onde Manara se revê, pois Giuseppe Bergmam na sua busca por aventura e por largar as correntes que o amarram ao mundo real, poderá ser considerado o seu alter-ego. De notar que a construção deste personagem, se baseia em viagens protagonizadas pelo próprio Manara um pouco por todo o mundo. Em Bergman, Manara põe todos os seus sonhos, desventuras, luta contra tudo o que está estabelecido, enfim... todos os seus conflitos e emoções da altura, por isso se torna uma série tão "verdadeira", inclusivamente cenas da sua vida real da altura são incluídas nesta série (intimação para ir ao Juiz de Lucca). Os primeiras capítulos são editados numa época conturbada ao nível das ideias e rompem com o que o "staus quo" daquilo que era aceitável, até na maneira de desenhar... estávamos na transição da década de 70 para a de 80!
Nos dois primeiros volumes, editados pela ASA (uma bela edição) e anteriormente na série "Clássicos da Banda Desenhada" do jornal Correio da Manhã, Manara começa a odisseia das "aventuras" de Giuseppe Bergman, num livro dificil de acompanhar, em que é feito um tributo a uma grande amizade: Hugo Pratt (HP na estória). Originalmente "HP e Giuseppe Bergman" foram editados pela Casterman como um único livro, sendo esta aventura dividida em dois pela Les Humanoïdes Associés. Isto sucedeu com os outros livros desta série... originalmente mais volumosos na Casterman, divididos por dois ou três volumes depois. Em português estão editados:
- HP e Giuseppe Bergman: O mestre de Veneza (ASA) (Correio da Manhã)
- HP e Giuseppe Bergman:O Caminho para Macondo (ASA) (Correio da Manhã)

- Giuseppe Bergman: As Aventuras Asiáticas (Correio da Manhã) (Edições 70)
- Rever as Estrelas ou: As Aventuras Urbanas de Giuseppe Bergman (Meribérica)
- Giuseppe Bergman: A Odisseia de Giuseppe Bergman (ASA)
Ou seja, falta apenas "Giuseppe Bergman: As Aventuras Africanas" para estarem todos editados por cá!
Algumas notas... "Giuseppe Bergman: As Aventuras Asiáticas" também foi editado pelas Edições 70 com o nome de " O Perfume de um Sonho", e a "Odisseia de Giuseppe Bergman" é o livro nº9 na numeração da ASA, ou seja, pela ASA estão editados o nº1, nº2 e nº9. Ao princípio achei estranho, mas agora percebi que a ASA segue a numeração da editora francesa "Les Humanoïdes Associés". Segundo esta numeração falta o nº8 ... ainda não editada pela chancela francesa.
Em relação à arte desta série, é toda a Preto & Branco excepto o nº9 (maravilhosamente colorido), mantendo a construção de quatro tiras por prancha, excepção aos desenhos de página inteira em todos estes livros e com nova excepção para o último e colorido nº9 (três tiras por prancha). Em relação ao estilo, varia um pouco mas eu quero salientar o maravilhoso pontilhado, abundante por quase toda a obra. Em relação aos personagens, será dos poucos títulos em que há um protagonista masculino e várias personagens secundárias femininas, umas mais proeminentes que outras, mas sempre atrás da aventura de Bergman.
Já escrevi muito... espero que a ASA edite o que há para editar desta série e ... boas leituras!

Hardcover / Softcover
Criado por: Milo Manara
Editado entre a década de 80 e 2006 por Edições 70, Correio da Manhã, Meribérica e ASA
Comprados na FNAC, Bulhosa e FIBDA
Nota média da série: 8,5 em 10

8 comentários:

  1. "Nos dois primeiros volumes, editados pela ASA (uma bela edição) e anteriormente na série "Clássicos da Banda Desenhada" do jornal Correio da Manhã,"

    Eu tenho essas ediçoes :)

    ResponderEliminar
  2. Então não é por acaso que eu considero esta serie a obra prima de Manara até agora? ;-)
    Embora eu goste das obras do Manara em geral (já leste a serie em que ele aborda os Borgia?), sempre achei que na sua grande maioria, muitos dos álbuns dele eram mais pretextos para desenhar mulheres nuas. Talvez seja porque em as aventuras de Giuseppe Bergman há um cunho mais pessoal que gosto mais desta obra.
    Excelente critica como sempre. :-D

    Abraço. :-)

    ResponderEliminar
  3. esse tal de manara parece ter uma arte boa...

    ResponderEliminar
  4. Muito boa review, com excelentes referências que muito ajudam os coleccionadores.
    Sabiam que o Giuseppe é a auto personificação do próprio Manara? Se tiverem oportunidade leiam umas revistas de viagens que foram publicada em Itália e França que davam pelo nome de "Corto Maltese" e "Corto", respectivamente...simplesmente maravilhosas.

    ResponderEliminar
  5. "Muito boa review, com excelentes referências que muito ajudam os coleccionadores."

    pois é o bongop é a minha referência primária no que toca a FB.

    fiquem bem

    ResponderEliminar
  6. Kitt
    tens quais edições? As da ASA, das Edições 70 ou do Correio da Manhã?

    OCP
    penso mais ou menos como tu... gosto mesmo disto, do Bórgia e do Homem de Papel, isto para além dos livros escritos por Hugo Pratt. O resto, embora tenha alguns outros bons livros, é tudo muito Clic... ou seja , para vender! Sim, porque o Manara também precisa de comer !
    LooL

    Crucios
    Não tem uma "arte boa", tem uma "boa arte"! eheheheh

    Refem
    Obrigado pelo elogio :)

    Radjack
    Obrigado também, mas há por aí quem perceba muito mais de FB que eu... e eu só faço críticas sobre livros que possuo, ou seja, há por aí muito livro sobre o qual eu nunca hei-de falar!
    :)

    ResponderEliminar
  7. A edição do Correio da Manhã.
    Foi a unica que arrisquei.

    ResponderEliminar
  8. A par do Homem de Papel, Bergman é o melhor de Manara. Só tenho a edição do Correio da Manhã e é muito bom. Faz-me lembrar em certa medida algumas viagens do Corto (e o próprio Pratt é uma personagem).

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]