sábado, 12 de julho de 2008

Revelações


De volta aos comentários e a lembrar aos distraídos que por cá também se edita BD, em português, e boa!
E não há fome que não dê em fartura... a BD Mania edita sem respirar quatro livros!! Quatro!! Ele foram dois TPB (Wanted e este Revelações) e dois excelentes HC (Astonishing X-Men, "Regresso" e "Perigo"). Estes livros, e não me perguntem porquê, foram distribuídos apenas para papelarias/tabacarias. Não sei se irão ter distribuição para livrarias e lojas especializadas também (se o editor Pedro Silva assim o entender, poderá "botar faladura" neste cantinho acerca desta dúvida).

Bom, em relação a Revelações (e desculpem ter saltado a lista das "Próximas Críticas", mas não resisti...) fiquei com uma relação de amor/ódio. E porquê? Porque adorei a história e depois o final... foi "estranho"! A estória de Jenkins tem ritmo, por vezes consegue surpreender o leitor com desenvolvimentos de que não se estava à espera e ... depois o final que me pareceu forçado para "caber" na estrutura normal de uma mini-série Norte-Americana, ou seja, seis comics (revistas)! Pena, pois eu penso que se fossem sete ou oito números Paul Jenkins poderia "estender" melhor o fim deste thriller!

A história conta como o detetive Charlie Northern (solteiro, fumador e apreciador de "teorias da conspiração") é envolvido numa trama dentro do próprio Vaticano! O primeiro Cardeal na linha de sucessão para ocupar o lugar do moribundo Papa, morre misteriosamente... aqui um amigo de infância de Charlie viaja para Londres, para se encontrar com o referido detetive. É o Cardeal Marcel Leclair que lhe pede ajuda para solucionar o misterioso suicídio/assasinato de um Cardeal, que mesmo depois de morto alguém tentou ainda esfaquear.

Aqui a trama ganha velocidade e adensa-se o mistério! Quem são os adoradores de Satã? Porquê matar um morto? Qual é o papel no meio disto tudo do Cardeal Toscianni? E a bela contabilista Lucille Pellicia, afinal quem é ela? E o 4º segredo de Fátima? Para responder a isto tudo deverão adquirir este livro num quiosque perto de si!

Agora uma palavra para a arte de um autor, de que eu na generalidade não gosto, Humberto Ramos! Decididamente não gosto da arte dele na Marvel, ou seja, no que toca a super-heróis. Agora neste tipo de registo surpreendeu-me positivamente, continua a não ser dos meus autores de eleição, mas aqui gostei! A cor está excelente, parabéns a Leonardo Olea. A pontuação podia ser melhor, não fosse o final...
Boas leituras!

PS: A linguagem usada neste livro, embora não tão forte como em Wanted, não é para leitores abaixo dos 15/16 anos! Minha opinião, claro. Está uma recomendação na contra-capa acerca deste assunto, assim como no livro Wanted (a recomendação está muito pequena, por isso não reparei...)

Softcover (TPB)
Criado por: Paul Jenkins e Humberto Ramos
Editado em 2008 por BD Mania (original pela Dark Horse)

22 comentários:

  1. Já cheguei à conclusão que o Ramos depende muito da arte-final e da coloração. Tanto sai bem como sai mal...

    ResponderEliminar
  2. Pfff pois eu não achei grande coisa, o tipo de desenho dos humanos é estranho, a história podia ser bem melhor, o fim é realmente apressado, e aquela coisa de, quem escreve, estar sempre a repetir certas palavras, quadradinho após quadradinho... grrrrr

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  3. Gostei da frase "para quê matar um morto"... ;)

    ResponderEliminar
  4. Aqui neste livro o Ramos não teve arte-finalista. O desenho foi logo colorido depois dos lápis.
    Bongop, não spoilaste um bocado? xD

    ResponderEliminar
  5. Crucios
    É bom, e poderia ser muito melhor! Mas é sempre uma boa compra.

    DC
    Acho que se ele não desenhar X-Men, já ficarei feliz! Gostei dele neste tipo de registo.

    Diabbinha
    O estilo do homem é aquele e não nada a fazer... concordo com o final apressado.

    Rafeiro
    É sempre uma experiência do outro mundo! LooL

    Celtic
    Acho que não spoilei :|
    (ou spoilei??)

    ResponderEliminar
  6. Não obstante a arte(?) de Humberto Ramos, comprei o livro porque achei que a história revelava algum potencial, afinal tratava-se de uma intriga no Vaticano que envolvia o 4º segredo de Fátima. E eu adoro teorias da conspiração! Confesso que o inicio e o desenvolvimento ainda me cativaram, mas a arte(?) do Ramos confusa nos grandes planos e a apresentar um Charlie Northern muito (demasiado) novo para os seus declarados 45 anos, aliado a um final de historia vago e confuso, foram suficientes para na minha opinião considerar que foste bastante generoso (com 8/10) na tua avaliação!

    ResponderEliminar
  7. Eu não gosto dessa dupla (Paul Jenkins e Humberto Ramos) desde editaram aquele horrivel UMD da DeVIR.

    ResponderEliminar
  8. Verbal
    Concordo com quase tudo o que dizes... mas acho que Humberto Ramos não está mal (tirando a idade do protagonista... LooL) e Paul Jenkins fez quase uma muito boa estória (infelizmente perdeu-se no fim...). O meu oito pode parecer lisonjeiro para o livro (eu também não sou fan de Ramos), mas premiei um aspecto do livro que adorei: a cor! Achei o trabalho de Leonardo Olea muito bom! Por isso dei o oito... provavelmente mereceria um sete, mas eu aprecio muito o trabalho dos coloristas, e este achei excelente! Além disso já te deves ter apercebido que a minha nota máxima não é 10 (eheheheh)......

    Kitt
    Nem conheço esse livro.... LooL

    ResponderEliminar
  9. Já venho tarde, mas acabei agora de ler esta coisa. O desenho é, mais uma vez, infantil...mas isto já era esperado. A coloração computorizada dá uma aspecto mais negro e envolvente à trama e para mim é o único ponto positivo. A trama que se inicializa com um promissor desenrolar acaba por ser demasiado óbvia e "batida"...o 4º segredo de Fátima é "o diabo realmente existe e vem aí"?!!! Que coisa mais infantil e atentatória do dogma e mesmo da própria doutrina eclesiástica apostólica romana; isto é, então isso é algum segredo?! O que é que a Igreja tem pregado ao longo de 2000 anos?!. Raramente se consegue atingir níveis de satisfação e "acomplishment" em matéria tão complexas por tão cheias de interligações entre mitos, lendas e pura leitura analítica, teológica, taumaturga, dos escritos católicos com os seus ascendentes e contemporâneos textos ecoménicos. O último sucesso - quer se goste ou não - foi "O Código Da Vinci; lembro-me também de "Estigmata".

    A caracterização do personagem principal está muito mal atingida, quando o Jenkins lhe dá 45 anos e o Ramos desenha-o como se este tivesse 25. O Cardeal amigo do detective não usa as vestes correctas de alguém com a sua posição e tão pouco aparenta ter mais idade do que a de um Monsenhor muito bem sucedido na ascenção hierárquica da Santa Igreja...enfim, uma pleíade de desaforos e inconsistências, suportadas por uma arte que a acompanha bem...na palhaçada.

    Custa-me um bocado que a BDMania tenha optado por publicar este TPB, com tanta outra coisa realmente de qualidade que se faz por aí.

    ResponderEliminar
  10. Refem
    eheheh
    Eu não achei assim tão mau... como disse atrás, tirando as incongruências entre alguns aspectos narração/desenho, a estória desde que tenhamos a devida abstracção em relação ao tema até rola bem! O grande problema para mim foi o final... parece ter sido metido à pressão para acabar já ali! E como já disse: adorei a cor (mas isso já é o meu gosto pessoal a falar, e não, não sou católico... LooL)!

    ResponderEliminar
  11. hehehe! Depois de ter relido o meu comentário, também fiquei com a impressão que "este tipo deve ser algum beato!". Embora católico, não pratíco. Mas como sempre gostei de temas teológicos, sejam eles de que religião forem, devo de me ter tornado demasiado exigente quanto aos argumentos e "cross-references" utilizados.
    Os desaforos a que me refiro não são contra qualquer Igreja, mas sim para comigo e minha inteligência. Pouco me borrifo para aquilo que qualquer Igreja achará aviltrante para com os seus costumes, crenças e similares (eu gostei do Código DaVinci, embora também tenha alguma criticas menos favoráveis). Não concordo muito quanto à abstração do tema; não o considero assim tão abstracto, considerando a tinta que já correu sobre o assunto. Mas isso era uma conversa longa e arriscadamente obtusa, confesso pela parte que me tocaria.

    Da cor gostei imenso e a figura do Chifrudo nas página finais revela que o Ramos é de facto um bom desenhador. Na SDCC ele vai lançar as suas Fairy Tales e eu achei o preview fantástico.

    Com o sinal da cruz me despeço, meu filho. hehehehe!!!

    ResponderEliminar
  12. Refem
    Para mim tudo o que toca religião e matemáticas aplicadas, será necessário um grande grau de abstracção... Stigmata.... grande filme!

    ResponderEliminar
  13. É o Univero Marvel Deluxe 13 do H.A.

    Homem-Aranha
    Metamorfose
    ----------

    Publicação Original:

    Spectacular: Spider-Man #17-#18
    A: Paul Jenkins; D: Humberto Ramos; AF: Wayne Faucher; C: Studio F.
    Spectacular: Spider-Man #19-#20
    A: Paul Jenkins; D: Paco Medina; AF: Juan Vlasco; C: Studio F.
    ----------

    Resumo:
    Peter Parker – o espectacular Homem-Aranha – tem a sua vida transformada num caos com o aparecimento de Ana Soria, mais conhecida por A Rainha. A mutante exerce o pleno controlo sobre os genes de insecto dos humanos, inclusive o de Peter. Após o beijo fatal de Ana, o Homem-Aranha começa a transformar-se num monstro, naquilo que parece uma EVOLUÇÃO para algo terrificamente diferente.
    Uma equipa de heróis corre ao seu encalço, mas A Rainha tem um trunfo na mão, uma arma que devastará toda a vida humana num raio de mil quilómetros em redor de Nova Iorque…
    ----------

    Formato:
    Trade; Cor; 88p; € 11

    http://www.devir.pt/marvel/umd/umd_13.html

    ResponderEliminar
  14. Já sei Kitt, eu tenho esse livro!
    LooL
    É uma estória bastante rebuscada!

    ResponderEliminar
  15. E os respectivos H.A da Devir com o inicio da historia:


    Homem-Aranha 33
    Royal Flush (1 de 2)
    ----------

    Publicação Original:

    Marvel Knights 11
    A: Mark Millar; D: Terry Dodson AF: Rachel Dodson C: Ian Hannin
    Spectacular Spider-Man 16
    A : Paul Jenkins; D: Micheal Ryan.; C: Studio F.
    ----------

    Resumo:
    Cercado por 12 dos seus mais temíveis adversários, o Homem-Aranha e a Gata Negra têm de descobrir uma maneira de se conseguirem salvar. Nesta edição, em que o número de páginas regressa para as tradicionais 48, começa também uma nova saga que a vida de Peter ficar às avessas.
    ----------

    Formato:
    Comic Book; Cor; 48 pág., 2,99 euros

    http://www.devir.pt/marvel/homem_aranha/haranha_33.html

    Homem-Aranha 34
    Royal Flush (2 de 2)
    ----------

    Publicação Original:

    Marvel Knights 12
    A: Mark Millar; D: Terry Dodson AF: Rachel Dodson C: Ian Hannin
    Spectacular Spider-Man 17
    A : Paul Jenkins; D: Micheal Ryan.; C: Studio F.
    ----------

    Resumo:
    A Rainha quer usar o Homem-Aranha como parceiro de acasalamento. Mas será que o magnetismo animal de Peter resistirá a tamanha tentação? Não percas também o final de “Resistência Final” que marca o fim da saga do rapto da Tia May
    ----------

    Formato:
    Comic Book; Cor; 48 pág., 2,99 euros
    ---------

    http://www.devir.pt/marvel/homem_aranha/haranha_34.html

    No outo posto devia estar Universo Marvel Deluxe 13,e estas bds so não queimo metade essas revistas porque tem Marvel Knights de Mark Millar e
    Terry e Rachel Dodson,e toda a gente sabe que a panini não vai reeditar isso em tpbs,porque so sai o 1 e pouco vendeu.

    ResponderEliminar
  16. LooL
    Também tenho esses HA revista, tenho a colecção toda que saiu, mas em Royal Flush o desenho não é de Humberto Ramos!
    (tomara o Ramos desenhar assim...)

    ResponderEliminar
  17. Ando a ler "Rex Mundi", a BD que inspirou o Código DaVinci (sem dúvida, aliás o personagem principal da bd chama-se Sauniére).
    Até agora estou a gostar moderadamente, embora ainda só vá a meio do vol.2.

    Depois vou ler este Revelações.

    ResponderEliminar
  18. Acho que a página que postaste com a morte daquela senhora não é um bocado spoiler? Ou então sou eu que já não me lembro da história (já li aquilo há uns tempos).

    ResponderEliminar
  19. Gustavo
    Não és o primeiro a falar-me dessa série, quem me falou dela disse que tinha bons pormenores... mas isso foi a opinião de outrem! Eu só vi mesmo um pouco è há primeira vista pareceu bom, agora para um melhor juízo só lendo.

    Celtic
    ehehehe Acho que não spoilei! Mas se eu me justificar, de eu não ter spoilado (verbo spoilar), aí sim vou fazer spoiler!
    ehehehe Confusão LoooL

    ResponderEliminar
  20. Ah, Revelações... Temos um Humberto Ramos inspiradíssimo e o Paul Jenkins sensacional, como sempre. Porém, concordo com o Bongop, o final ficou a desejar.

    ResponderEliminar
  21. Muitos aqui não gostam do Ramos, mas eu achei que ficou muito bacana esse desenho caricato numa trama noir. Minha nota para o BD, é 8.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]