segunda-feira, 7 de abril de 2008

Castaka : Dayal, O Primeiro Antepassado


Depois da série "A Casta dos Metabarões", editada quase toda entre nós pela Meribérica, a Vitamina BD editou o primeiro tomo da prequela com o nome de "Castaka". Esta editora, em princípio, vai editar também a referida Casta dos Metabarões completa!
O livro começa com o pai de Othon, que é o personagem principal do vol.1 da série "A Casta dos Metabarões", a desafiar o jovem para o nosso conhecido duelo pai/filho, tradicional entre os Metabarões. Contrariamente ao costume é o pai a vencer o duelo de morte, mas quebra as regras não o matando... as regras têm sempre uma excepção, diz o pai!
Então conta a Othon a estória da sua família desde a sua génese! Vamos ficar a saber os primórdios desta família, a Castaka!
Alejandro Jodorowsky, com Moebius (Jean Giraud), iniciou o seu apelidado "Jodoverso" com a excelente série "O Incal", que está completa em Português (6 volumes da Meribérica). Com o sucesso obtido surge a prequela "Antes do Incal", com Zoran Janjetov, seguido da tentativa de sequela "Depois do Incal", que penso ter sido abandonada ou posta em lista de espera... Durante esta confusão de Incal, Jodorowsky pega num dos personagens mais carismáticos da série "O Incal", o mercenário Metabarão! Com Juan Giménez cria a série atrás referida,"A Casta dos Metabarões"! O sucesso da série foi enorme, talvez por isso venha agora mais uma prequela, para o já enorme "Jodoverso"! Falando de "Jodoverso", esqueci de mencionar um outro livro em que os personagens também surgem do Incal, "Os Tecnopapas", também com Zoran Janjetov.
A "Castaka"tem arte de Das Pastoras, que ao princípio me foi um bocado difícil de acostumar, pois estava com o traço de Jiménez na cabeça, relativamente a Metabarões. A arte de Das Pastoras é boa, e a estória tem todas as condições para dar uma óptima prequela! Pelo menos começou bem (eu não costumo gostar de prequelas...), vamos ficar á espera do segundo tomo !

P.S.: Tenho de referir que existe um erro de tradução, que provoca alguma confusão. Na página 10 as cores dos clãs estão invertidas: no texto diz que os Amakura são bandeira vermelha e os Castaka bandeira branca, quando é exactamente o contrário!

Hardcover
Criado por: Alejandro Jodorowsky e Das Pastoras
Editado em 2008 pela Vitamina BD
Comprado em Bulhosa
Nota : 8,5 em 10

18 comentários:

  1. É verdade, a Vitamina editou, em simultâneo com o título original, este volume. Podemos contar com a Vitamina para ver os próximos. O mesmo não podia dizer da extinta Meribérica, que era prolífica em deixar por terminadas as séries que começava. A ASA vai pelo mesmo caminho; cada vez merece mais o meu desprezo quanto aos níveis de confiança, infelizmente; são já demais os títulos que não vêem continuação.

    Novamente a ASA: depende do plano editorial destes (que é sempre uma profunda incógnita para o desprezível cliente) a edição da série "Os Metabarões" pela Vitamina BD, mas em formato comic. A edição Norte Americana pela Humanoids Publishing também não viu o fim, tendo ficado no número 16 (ou 17?!), não tendo publicado a história do Sem Nome.

    Referiu o Tecnopapas: Excelente! Excelente! 8 Tomos de um grafismo impressionante e uma saga de referência no universo Incal. Ao contrário da saga dos Metabarões, contada por um Dróide a outro em tom um tanto ou quanto pateta para a saga que é, a saga dos Tecnopapas é de uma adulta seriedade que nos absorve de forma inexorável. Um must-read, indeed!

    Neste primeiro tomo, retratado neste post, creio que houve alguma confusão na tradução (eu não li o original!) quanto à distinção da facção vermelha e branca, logo nas primeiras páginas. Ou fui eu que não li bem?!

    ResponderEliminar
  2. "prequela"...gostei do palavrão!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Também reparei nessa confusão entre a cor das bandeiras, logo no início do livro... um erro grave, por demasiado flagrante.
    Gostei tanto da "Casta dos Metabarões" que foi a série que, há uns 10 anos, me trouxe de volta ao mundo da bd, depois de uma pausa de meia-dúzia de anos.
    Quanto a este Castaka, fiquei desapontado com os diálogos, que achei demasiado pobres...
    Já a arte de Das Pastoras agradou-me bastante, embora o Jimenez seja inigualável.

    ResponderEliminar
  4. Vocês têm razão, e eu esqueci de referir no post... há uma "gaffe" de tradução loga da primeira vez que o autor refere as cores das duas famílias, o Branco e o Vermelho estão trocados no texto!
    Vou acrescentar isto ao post, pois eu também fiquei um pouco baralhado, e tive de voltar atrás para confirmar o engano do tradutor!
    Quanto à ASA, sou um felizardo... tenho apenas sete séries penduradas! Pelo menos cinco delas gostava de ver acabadas...

    Gata, prequela - antes, sequela - depois! Toda a gente fala de sequelas, mas existem muitas prequelas ! LOOL

    ResponderEliminar
  5. Sim! Mas eles são simpáticos e dão um raminho de hortelã para cheirar enquanto fazemos a visita...

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. "P.S.: Tenho de referir que existe um erro de tradução, que provoca alguma confusão. Na página 10 as cores dos clãs estão invertidas: no texto diz que os Amakura são bandeira vermelha e os Castaka bandeira branca, quando é exactamente o contrário!"

    LOLO,depois quando os chamados de tradutores ha pessoal que reclama.Ainda por cima traduzem mal isto,numa bd nada barata. :(
    Mas o que eu quero saber de quem leu a serie principal,é se esta prequela é obrigatoria na leitura,ou se da para ler a serie,porque isto cheira-me $$$$$$$,tanto da editora original como da tuga?????

    "Sim! Mas eles são simpáticos e dão um raminho de hortelã para cheirar enquanto fazemos a visita..."

    Não percebi???

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  7. O Depois do Incal foi cancelado após a saída de Moebius da série. Em seu lugar será publicado o Incal Final, com arte de José Ladronn, um magnífico desenhador mexicano que já trabalhou nos comics americanos.

    Há um preview de 4 páginas desta série na revista Casemate deste mês, que pode ser encontrada à venda em livrarias como a Tema.

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  8. Grim, podes ler a serie principal sem comprar esta. Esta é mais um bom complemento da serie principal (quer dizer... eu espero que seja bom), mas não é obrigatório comprar se não quiseres. É um pouco como a prequela de "Os guadiões de Maser", só que para já esta prequela demonstra ser muito melhor que a d´Os Guardiões de Maser, e tem condições para dar uma magnifífica série. A ver vamos...

    "Sim! Mas eles são simpáticos e dão um raminho de hortelã para cheirar enquanto fazemos a visita..."

    Não percebi???"
    Pois não deves ter percebido ! LOLO
    isto tem a ver com um comment noutro blog ;-)

    ResponderEliminar
  9. Pedro Bouça, desculpa a pergunta... mas és o Pedro que costuma entrar com o perfil de Andreia, ou és mais um Pedro ?
    É que agora surge um Pedro com perfil de Pedro, e era só para saber se é o mesmo :-D

    ResponderEliminar
  10. Andreia é a minha esposa e eu apoderei-me do mail dela. O meu nome é Pedro Veiga Grilo. Vou começar a assinar Pedro VG; assim será mais fácil distinguir a malta. Também comecei um blog...não posso ver nada, eu sei! :D... Claro que não tem a personalidade do teu, mas é um pequeno esforço para partilhar o que eu gosto, o que li e o que estou a ler. Chama-se Reféns da BD. Aceitam-se e agradecem-se comentários, críticas, sugestões, etc. Posso dizer que me inspiraste a tal; o teu blog já serviu para adquirir alguns livros que eu não sabia existirem. Espero que não te importes com este tratamento na segunda pessoa!

    Abraço,

    Pedro VG.

    ResponderEliminar
  11. Com isto não respondi à tua pergunta e ainda por cima usurpei (peço desculpas por tal) o destinatário da pergunta: não sou o Pedro Bouça (Hunter),

    Abraço,

    Pedro VG.

    ResponderEliminar
  12. Sou o Hunter do Fórum Central Comics. Não tenho laivos transsexuais!

    Hunter (Pedro Bouça)

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro Bouça (Hunter), talvez fosse melhor medir bem as palavras...se o fez na brincadeira, tudo bem, pois eu até tenho um bom sentido de humor. Mas não me conhecendo de lado algum, não lhe fica bem essas insinuações.

    Abraço,

    Pedro VG.

    ResponderEliminar
  14. "Também comecei um blog...Chama-se Reféns da BD"
    Então qual é o endereço do blog? :-)

    "Quanto à ASA, sou um felizardo... tenho apenas sete séries penduradas! Pelo menos cinco delas gostava de ver acabadas..."
    Enganei-me... são nove... havia algumas há tanto tempo de "molho" que me esqueci deles !

    ResponderEliminar
  15. Não quis deixar o URL assim à má fila LOL! Muito obrigado pelo interesse e abébia, aqui vai:

    http://refensdabd.blogspot.com/

    A ASA, a ASA... já desisti de esperar por eles: o Valerian 19 já cá mora; a série Murena é a próxima; depois virão as outras 7 ou 8.

    Abraço,

    Pedro VG.

    PS: Mudei de perfil, para evitar que me chamem de travesti outra vez :)

    ResponderEliminar
  16. Acertaste em cheio Pedro VG ! A série Murena é uma das que estão paradas pela ASA, Valérian ainda não a considero parada, pois o nº 20 saiu há pouco tempo... mas podiam ter editado o nº 19 e o nº 0! O nº 0 (zero) era muito interessante, a sua edição !

    ResponderEliminar
  17. Sera que podiam mesmo,como se viu no caso Click da GQ???
    Sera isso valido para todas as series,ou sera que os editores da Merberica e actualmente na ASA,pensam que nos leitores e consumidores somos burros,é que muito mudou desde as decadas de 80 e 90.

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  18. Grim, eu sou fan de Valérian, por isso dou vivas à ASA por ter adquirido os direitos que pertenceram à Meribérica! Agora não percebi o porquê da edição do 20, quando ainda tinham o 19 para editar.
    O número zero é um número recente, em que os autores decidiram dar a conhecer a aventura inicial onde Valerian conhece Laureline, na Idade Média Terrestre!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]