sábado, 29 de março de 2008

Artesia : The Books of Doom


Artesia é o nome do primeiro volume e o nome da protagonista desta série de fantasia. The Books of Doom, assim são chamados estes livros, editados três até ao momento, levam-nos pelo caminho da magia, guerra, politica e intriga... tudo isto num ambiente medieval!
Artesia foge das Middlands enquanto criança, pois a sua mãe fora queimado por ser bruxa, e procura abrigo em Daradja, nas Highlands, onde estas tradições e saberes não eram proibidos. Aqui é feita concubina do Rei de Dara Dess, passando depois a sacerdotisa e por fim Capitã, comandante das forças militares do Rei e idolatrada por todos os seus soldados e oficiais! Agora caminha perigosamente por entre a inveja, caçadores de bruxas, exércitos invasores, temerosos Deuses, mitos e lendas...
Mark Smylie consegue fazer duas coisas muito importantes: fazer a sua estória destacar-se do mundo de Tolkien e conseguir que a sua heroína se descolasse da figura de Joana d`Arc. Este mundo tem muita bruxaria, fantasmas e Deuses (uns mais sanguinários que outros), mas não tem nada a ver com o Shire, Elfos ou Dragões... Artesia em contrapartida é tudo menos virgem... é pagã, gosta de uma boa orgia seguida de uma grande e sangrenta batalha! Decididamente não é Joana d`Arc!
Smylie queria que esta saga fosse contada em 22 volumes, um por cada carta do Tarot, mas penso que se conseguir acabar nos 8 volumes, de que fala posteriormente numa entrevista, será muito bom! À velocidade de trabalho dele (seis comics por volume) só daqui a trinta anos é que teria toda a série concluída! De qualquer maneira penso que não conseguiria prender o público durante tanto tempo...
Os dois primeiros volumes foram editados em formato comic (12 comics) pela editora alternativa Sirius, mas Smylie saiu e fundou a sua própria editora alternativa : Archaia Studio Press. Penso que esta necessidade teve a ver com liberdade artística, pois o seu terceiro trabalho é muito mais violento e com mais conteúdo sexual que os outros (cenas de sexo quase explicito)! Estes dois factores, violência e sexo, nunca são banalizados nem gratuitos nesta estória. Penso que servem quase de contraponto um ao outro.
A estória, até agora é excelente, Smylie faz rodar à volta de Artesia todo um ambiente medieval violento cheio de magia, mas tudo contado de maneira natural e muito pormenorizada. Está tudo bem fundido com o universo criado, e Smylie vai deixando pormenores deliciosos pelo caminho... é preciso atenção na leitura!
Em relação à arte, esta está estrondosamente bem adequada a todo o ambiente da estória! Os pormenores das armadura, das batalhas, das festas, da corte, das orgias, enfim ... grande desenho, grande pintura (aguarela), e a balonagem também está muito bem para um artista que faz tudo sozinho!
Estão editados:
- Artesia
- Artesia Afield
- Artesia Afire
O quarto tomo está em evolução e chama-se :
- Artesia Besieged

A nota dada por mim a esta série vai sofrer bastante com o "calcanhar de Aquiles" de Smylie... expressões faciais! As faces são muito parecidas, talvez por isso tanta diferença nos penteados! Penso que foi uma forma que ele usou para diferenciar melhor algumas personagens!
Falando dos livros, são boas edições de capa dura, acrescentando no seu interior e a dividir os capítulos, duas páginas com ilustrações ou textos. Individualmente, no primeiro livro é traçado o perfil psicológico de Artesia e dos personagens que a vão acompanhar durante a saga. É feita também a descrição, tanto do ambiente físico, como do ambiente histórico de onde decorre a acção. Artesia, no primeiro "Book of Doom", luta a favor da prevalência do Rei Branimir, contra os seus vizinhos. Fazendo alarde de toda a sua coragem e maestria no campo de batalha, sempre ajudada por três espiritos guerreiros mais os seus oficiais e soldados, o rei começa a temer a preponderância da sua concubina. Em conluio com guerreiros de uma religião oriunda das Middlands, manda Artesia para uma emboscada... esta faz aquilo a que está habituada e "dá cabo de tudo o que se lhe põe à frente", é no rescaldo desta batalha que ouve as notícias da invasão dos Thessid-Golan através das Middlands. As notícias são-lhe trazidas por seu irmão (que ela desconfia ser um espião). Aí equaciona seguir com um exército das Highlands para as Middlands, para ajudar a travar a invasão. Infelizmente para o Rei de Dara Dess, Branimir, ela sabe por intermédio de uma feiticeira , que as suas "irmãs" concubinas foram assassinadas por acólitos da religião de que o rei Branimir agora era aliado, e com conhecimento deste! A sua fúria de vingança leva-a a conquistar Dara Dess e decapita Branimir, além de lhe por uma maldição em cima...
Em Afield, Artesia ruma às Middlands comandando as forças conjuntas dos guerreiros postos à sua disposição pelos reis das Highlands, para ajudar a suster a invasão Thessida. Artesia é assombrada nos seus sonhos por fantasmas passados e futuros, por isso pondera sobre as escolhas que fez e sobre as que há-de fazer. Essêncialmente um livro de combate, com a maravilhosa arte de Smylie, que leva certos pormenores à exaustão... as tácticas, aos trajes de combate, as fortalezas... muito bom!
Em Afire, a guerra continua, mas agora e em maior quantidade, as guerras palacianas e a intriga política surgem para por à prova as qualidades da concubina, sacerdotisa, bruxa, comandante militar, usurpadora e agora também Raínha de Dara Dess!
Prémios e nomeações:
- Artesia Afire: Silver Award Winner for ForeWord Magazine’s Best Graphic Novel of 2004
- Artesia: ForeWord Magazine’s Gold Award Winner for Best Graphic Novel of 2003.
-Artesia, Artesia Afield, and Artesia Afire: Selected as Best Comics Entry at the 2004 DIY Book Festival.
- Artesia: Winner of Broken Frontier’s 2004 Paper Screen Gem for Fantasy (www.brokenfrontier.com)
- Artesia: Selected as a Comic Worth Reading by Joanna Draper Carlson’s www.comicsworthreading.com
- Artesia: Sequential Tart’s Read This or Die for July 1999; selected for Sequential Tart’s Recommended Reading Lists (Action/Adventure) (www.sequentialtart.com)
- Mark Smylie: Nominated for an Eisner Award for Talent Deserving of Wider Recognition 2001
- Mark Smylie: Nominated for the Russ Manning Award for Best Newcomer 1999
Para quem gosta do género (e para quem se queira iniciar) será uma grande leitura ! Este terceiro volume, Artesia Afire, é para mim o melhor dos três.


Hardcover
Criado por: Mark Smylie
Editado em 2007 (edições de capa dura) pela Archaia Studios Press
Nota : 9 em 10

7 comentários:

  1. Sabia muito pouco sobre esta série e fiquei convencido a comprar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não te arrependes Requiem! A estória está muito bem "fundamentada" e artisticamente colorida!
    (pena as faces...)

    ResponderEliminar
  3. É a loucura!!!
    Tenho tanto para aprender na BD...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou muito aficcionado em banda desenhada, mas aprecio uma boa obra de arte e considero que a banda desenhada é uma grande e excelente arte que deve ser valorizada.

    ResponderEliminar
  5. A arte é muito bonita pelos vistos. Pelos vistos os comics não se limitam aos rapazes voadores de collants.

    ResponderEliminar
  6. Gata,
    aprende , porque é uma arte muito variada e há sempre um género que nos faz vibrar!

    Rui,
    Bem vindo , aqui a um dos estaminés da 9ª Arte, faço o possivel por criar interesse e publicitar esta maravilhosa arte... a arte sequêncial!

    Celtic,
    claro que não ! Aliás o meu próximo post, posso adiantar, vai ser sobre "Iron Empires"... mais banda desenhada americana fora do mainstream dos super heróis, embora o seu autor tenha feito alguns trabalhos para a DC, em JLA!

    Jota,
    Amelhor imagem, para mim (daquelas que eu postei), é a última, e essa não é cover ... é mesmo interior!
    Já clicaste em cima para aumentar? É que está brutal mesmo!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]