terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Valérian e Laureline : A Ordem das Pedras



Após um curto periodo de silêncio, volto para mais um review e desta vez de um livro em língua portuguesa. É o número 20 desta já longa série e é a volta destes dois herois que já andavam há muito tempo desaparecidos das estantes das nossas livrarias! Vieram pela mão da editora ASA, após o falecimento da Meribérica, só não percebo o porquê da edição do nº 20, quando a série tinha ficado no nº 18 pela Meribérica! Espero que editem o 19 (embora já esteja habituado a estes atropelos editoriais) quanto antes!
Em relação à estória propriamente dita, está dentro da qualidade a que estes dois autores nos habituram e nem com vinte números se nota quebra de imaginação ou cansaço. Embora eu não saiba o que se passou no nº 19, Valérian e Laureline, continuam a sua demanda pelo restauro da Terra (de Galaxity, tempo de Valérian visto que Laureline é oriunda da Idade Média) que desapareceu numa das suas missões espacio-temporais, e do qual eles se sentem culpados. Os nossos dois heróis seguem incógnitos a bordo de uma nave de exploração, onde vão percorrer uma zona do espaço denominada "Grande Nada". Aqui encontram vários dos seus inimigos, criados ao longo da série, e tambem umas estranhas e misteriosas "Pedras", os Wolochs, que se mostram inimigas de tudo quanto é vivo...
Espero que a ASA mantenha esta série de grande qualidade (e edite o nº 19), visto que o nosso panorama bedéfilo em português anda tão fraquinho ... Já agora, existe também o "nº 0", que é onde Valérian e Laureline se conhecem, seria também interessante a sua edição!

Hardcover
Criado por: Mézières e Christin
Editado em 2007 por ASA Editores
Comprado Central Comics - € 11,25
Nota : 8 em 10

9 comentários:

  1. "visto que o nosso panorama bedéfilo em português anda tão fraquinho "...

    As vezes não te percebo Nuno ????
    Fazes esse comentario mas quando eu digo o mesmo da bdmania parece que "vestes as camisola",eu penso o mesmo dessa editora/Chancela,que em relação a ultima de comics so tem a vantagem de editar as minis completas.

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Olá Grim, eu não visto a camisola de ninguem, só a minha e da minha familia :-P
    Tás a misturar coisas, eu nunca disse que o nosso panorama não era fraquinho, o que eu disse no forum foi que eu preferia que editassem menos, mas que aquilo que editassem fosse continuado (não deixar series a meio etc...) e de preferência não fossem à falência :-) , isto no caso de editoras que só editam BD !
    No caso da ASA isso não se põe da mesma maneira, porque a ASA pode "esperar" pelo resultado de vendas mais lentas, eles vão buscar um lucro imenso aos livros escolares !
    Agora que temos de mimar as nossas poucas editoras especializadas temos, embora possamos não concordar com alguns aspectos editoriais !
    Conseguiste perceber agora o meu ponto de vista ?
    É que as nossas editoras especializadas andam sempre "com a corda bem esticada", e tambem temos de pensar nisso, pois já nos basta uma Devir e uma Meribérica!

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da nova imagem do título.
    5estrelas

    ResponderEliminar
  4. mas que aquilo que editassem fosse continuado (não deixar series a meio etc...) e de preferência não fossem à falência :-) , isto no caso de editoras que só editam BD !
    No caso da ASA isso não se põe da mesma maneira, porque a ASA pode "esperar" pelo resultado de vendas mais lentas, eles vão buscar um lucro imenso aos livros escolares !
    "Agora que temos de mimar as nossas poucas editoras especializadas temos, embora possamos não concordar com alguns aspectos editoriais !
    Conseguiste perceber agora o meu ponto de vista ?
    É que as nossas editoras especializadas andam sempre "com a corda bem esticada", e tambem temos de pensar nisso, pois já nos basta uma Devir e uma Meribérica!"

    O Tipico 2 pesos e 1 medidas,no que toca a asa.lolo
    Sim,a Asa tem uma grafica e o seu maior negocio são os livros escolares da mesma maneira que a Devir de jogos rpg,que era a sua principal fonte de rendimentos,e que a bdmania e qualquer outra loja de comics tem a sua fonte nos importados sejam eles comics/nacionais/brasucas/manga/toys/dvds/fb e jogos rpg.
    Não me parece que so porque editam algumas bds em Portugues,vao passar a encomendar menos produtos importados.
    E é exatamente por e para evitar novas devires ou meribericas que chamei a atenção para a entrevistam,eles apenas editaram o minimo proposto pela devir ha 2 anos 6 bds e tem a agravante de ter uma pessima distribuição,que esta a vista de todos,e não não os vou "mimar".comprando tudo o que editam.Ja fiz isso uma vez,mas actualmente nem pensar nisso.Estou farto.

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  5. A distribuição é péssima, eu sei... mas vão melhorar, penso que é a Bertrandt Distribuidora que vai começar a fazer circular os livros deles !
    Ahh... não queiras comparar o negócio livreiro da ASA com os importados ou ljas de especialidade ! Vão milhares de Euros de diferença :-P

    ResponderEliminar
  6. Quando eu digo "mimar" não é comprar tudo quanto editam, eu pelo menos não faço isso ! O que eu quero dizer é não "mandar abaixo", só porque não nos agradou uma qualquer edição !

    ResponderEliminar
  7. Isso ja depende da edição,para edição,como a da EleKtra,que se for editada aqui so vai ser por ser uma "edição luxuosa",porque se fosse um bd historica como Batman:Son of the Demon,editada pela dc em comic recentemente ja não interessa nada.

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  8. "Isso ja depende da edição,para edição..."
    __________________________________

    Exactamente Grim , há umas que nos agradam outras nem por isso !
    ;-)

    ResponderEliminar
  9. Este não conheço, tenho de ir à FNAC le... comprar! Tenho de ir à FNAC comprar, agora ia lá ler sem comprar! Era o que mais faltava!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]